UNODC Brasil promove treinamento em identificação de madeira para servidores do IPAAM, em colaboração com o LPF/SFB

Manaus, 8 de março – Com o objetivo de contribuir para a resposta das instituições brasileiras aos crimes florestais, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) Brasil promoveu um treinamento em identificação de madeira para 20 servidores do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), em Manaus-AM, em colaboração com o Laboratório de Produtos Florestais do Serviço Florestal Brasileiro (LPF/SFB).

A formação, promovida no âmbito do projeto CRIMFLO – Fortalecimento da Resposta do Sistema de Justiça Criminal aos Crimes Florestais, foi realizada, de 5 a 8 de março, e capacitou os participantes para a fiscalização e identificação de cargas de madeira de espécies de comercialização restrita.

Atividades como esta desempenham um papel crucial na capacitação de agentes de segurança pública e fiscais ambientais, fornecendo-lhes as habilidades e conhecimentos necessários para enfrentar de forma eficaz o desmatamento ilegal e os crimes ambientais correlatos. Ao investir em treinamento e desenvolvimento de competências, as autoridades podem ampliar o alcance e a eficácia de suas operações de fiscalização, fortalecendo, assim, seu impacto na preservação dos recursos naturais e na promoção de práticas de manejo florestal sustentável.

Nesse contexto, os participantes receberam uma introdução abrangente à anatomia da madeira, explorando conceitos tanto de macroscopia quanto de microscopia. Os servidores puderam desenvolver habilidades para identificar diversas espécies, comparando as características anatômicas de amostras específicas com amostras de referência.

 Além disso, o treinamento envolveu exercícios práticos de identificação, aprimorando a aplicação prática do conhecimento adquirido. Os servidores também foram familiarizados com o uso e perspectivas da técnica de identificação baseada na espectroscopia no infravermelho próximo (NIR) em conjunto com a quimiometria.

A turma que concluiu o treinamento, nesta sexta-feira, é a primeira de cinco, que totalizarão 100 profissionais capacitados em técnicas de identificação de madeira ao longo de 2024. No início de abril, servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (SEMAS-PA) participarão do treinamento em Belém-PA, e oficiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) se reunirão, em Ji-Paraná-RO, para uma edição do treinamento seguida de uma operação de fiscalização real, em que os participantes poderão colocar em prática os conhecimentos adquiridos. No segundo semestre, haverá mais duas edições voltadas a servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Belém-PA e Cuiabá-MT.

Sobre o CRIMFLO

O CRIMFLO tem como objetivo apoiar a prevenção e o combate ao desmatamento ilegal e ao tráfico de madeira no Brasil, desde a cena do crime até o tribunal. Para isso, o projeto colabora estreitamente com as instituições de meio ambiente, segurança pública e do sistema de justiça nas esferas federal e estadual, com foco no Pará e Amazonas.

O projeto é implementado no âmbito do Programa Global sobre Crimes que Afetam o Meio Ambiente (GPCAE) do UNODC, com o apoio do Escritório Internacional Antidrogas e de Aplicação da Lei (INL) do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

Para saber mais sobre o trabalho do UNODC na temática de crimes que afetam o meio ambiente, acesse aqui, e para as publicações do UNODC na temática, acesse aqui.

 

 

     

 

Aprenda mais: http://www.agenda2030.com.br/  

Todas as notícias