PRF apreende o equivalente a 7 caminhões de madeira ilegal e carvão em Rondônia, em operação realizada após treinamento promovido pelo UNODC 

Fotos: Setor de Enfrentamento aos Crimes Ambientais (SECAM) da PRF

Fotos: Setor de Enfrentamento aos Crimes Ambientais (SECAM) da PRF

Ji-Paraná-RO, 12 de abril de 2024  –  A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu o equivalente a 7 caminhões de madeira ilegal e carvão durante o III Nivelamento em Identificação Macroscópica de Espécies de Madeira (NIMEM), realizado em Ji-Paraná-RO. A atividade de fiscalização, que teve início em 7 de abril e foi concluída na quarta-feira (10), foi realizada logo após um treinamento para 20 servidores da PRF em identificação anatômica de madeiras, promovido pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na formação e o apoio do Escritório Internacional Antidrogas e de Aplicação da Lei (INL) do Departamento de Estado dos EUA..

O objetivo do treinamento foi fortalecer a fiscalização do transporte de produtos florestais, a fim de identificar cargas ilegais e fraudes documentais envolvendo espécies de madeira protegidas pela legislação ambiental.

A realização da operação, em seguida, permitiu que os servidores consolidassem os conhecimentos adquiridos em condições reais de fiscalização. Durante a operação, foram registradas 23 ocorrências de crimes ambientais, com 136 veículos fiscalizados e 27 pessoas detidas.

Foram apreendidos 135 m³ de madeira ilegal, 6.173 unidade de produtos madeireiros acabados e 18 m³ de carvão. A madeira e os caminhões apreendidos foram transferidos para a custódia da Polícia Civil, que continuará a investigação dos casos.

Treinamento 

O curso que antecedeu a operação foi realizado entree 5 de abril, também em Ji-Paraná. A atividade contemplou servidores da PRF de Rondônia, Pará, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Também participaram representantes do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJ-RO) e do Ministério Público de Rondônia (MP-RO).

Alexander Walsh, Coordenador da Unidade de Prevenção a Crimes Ambientais do UNODC Brasil, destacou a importância da atividade e do trabalho conjunto interinstitucional. “Treinamentos como esse são essenciais para aprimorar as habilidades e conhecimentos dos agentes de segurança em campo, fortalecendo os esforços para a preservação dos recursos naturais e tornando as operações de fiscalização ainda mais eficientes, como ficou claro com os resultados alcançados”, salientou.

O PRF Edivaldo Machado destacou que a atuação da instituição na defesa do meio ambiente está inserida em seu mapa estratégico para 2023-2028. “Com essas capacitações, os policiais rodoviários federais tornam-se aptos para constatar as fraudes relacionadas às divergências de espécie, isto é, quando as espécies declaradas/autorizadas no documento florestal não condizem com as espécies, de fato, transportadas”, explicou.

De acordo com Edevar Sovete, analista ambiental do Ibama e um dos instrutores, a participação da instituição no treinamento contribuiu para aproximar os órgãos envolvidos nas atividades de fiscalização. “É uma oportunidade de trocar experiência e fortalecer o combate aos ilícitos ambientais”, afirmou.

Durante a formação, os participantes puderam aprender mais sobre diversos aspectos da fiscalização da cadeia produtiva de produtos florestais. Foram abordados temas como nomenclatura, anatomia vegetal, características macroscópicas, confecção de laudos e espécies ameaçadas de extinção e/ou protegidas pela legislação. Os participantes também realizaram exercícios práticos para a identificação de madeiras comerciais, que serviram como preparação para a operação.

A turma da PRF que concluiu o treinamento na sexta-feira é a terceira de cinco turmas previstas no âmbito do projeto CRIMFLO – Fortalecimento da Resposta do Sistema de Justiça a Crimes Florestais, uma iniciativa do Programa Global sobre Crimes que Afetam o Meio Ambiente (GPCAE) do UNODC.

Ao todo, 100 profissionais serão capacitados em técnicas de identificação de madeira ao longo de 2024. Servidores do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (SEMAS-PA) também já participaram do treinamento, e no segundo semestre, haverá mais duas edições voltadas a servidores do Ibama.

 

 

 

Saiba mais: http://www.agenda2030.com.br/

Todas as notícias