UNODC Brasil retoma treinamentos sobre inteligência penitenciária em parceria com SENAPPEN em 2024

Foto: Comunicação Social da SENAPPEN

Foto: Comunicação Social da SENAPPEN

Realizado entre os dias 26 e 28 de março, em Vitória-ES, o treinamento em segurança orgânica em parceria com a Secretaria de Justiça do Espírito Santo (SEJUS/ES) marcou a retomada das ações de formação desenvolvidas no âmbito da parceria entre o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), através de sua Diretoria de Inteligência Penitenciária.

Durante os três dias de treinamento, 40 policiais penais e representes da Justiça Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros Militar do estado foram capacitados, marcando o compromisso das instituições envolvidas com o fortalecimento das suas áreas de inteligências, com o aprofundamento em temas como segurança pessoal e patrimonial, proteção de dados e sistemas informatizados, além da importância do desenvolvimento de planos de segurança.

Nesse sentido, o Secretário de Estado da Justiça do Espírito Santo, Rafael Pacheco, destacou a importância da atividade. “Essas competências são essenciais para garantir que nossos policiais penais estejam preparados para identificar, mitigar e responder às ameaças possíveis ao sistema prisional. O intuito é prevenir ameaças, criar um ambiente ainda mais seguro e preparado para qualquer situação de crise”, explicou.

A atividade ocorreu por meio de um esforço conjunto entre o projeto PRIS-COOP, implementado pelo UNODC, e a SENAPPEN. Ao longo de 2023 essa parceria permitiu a capacitação de mais de

435 policiais penais e outros representantes de mais de 40 instituições nacionais, em uma série de treinamentos voltados à disseminação de conhecimentos de inteligência, destacando-se a capacitação dos próprios treinadores no tema, possibilitando a disseminação dos aprendizados adquiridos.

Projeto PRIS-COOP – O treinamento foi realizado como parte do projeto PRIS-COOP do UNODC, com o apoio do Bureau of International Narcotics and Law Enforcement Affairs (INL), do Departamento de Estado dos Estados Unidos. A iniciativa promove a disseminação e a adoção de práticas inovadoras e interinstitucionais para fortalecer a gestão penitenciária e o enfrentamento ao crime organizado no Brasil e no Paraguai, em consonância com os padrões mínimos internacionais.

Convenções da ONU – A capacitação promovida pelo UNODC se relaciona a seu papel como guardião da Convenção Internacional contra o Crime Organizado Transnacional (UNTOC), e das Regras Mínimas das Nações Unidas para o Tratamento de Presos, as Regras de Mandela e de Bangkok.

Para mais informações sobre o trabalho do UNODC em temas de reforma prisional, acesse aqui.

Para saber mais sobre o trabalho do UNODC na temática do crime organizado, acesse aqui.

 

 

 

Saiba mais: http://www.agenda2030.com.br/

Todas as notícias