Prevenção ao Crime e Justiça Criminal: ações

"Segurança com Cidadania: prevenindo a violência e fortalecendo a cidadania, com foco em crianças, adolescentes e jovens de comunidades vulneráveis brasileiras"

O UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime) e outras cinco agências da ONU no Brasil - PNUD ( Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), UNICEF ( Fundo das Nações Unidas para a Infância), UNESCO ( Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), OIT ( Organização Internacional do Trabalho) e UN-Habitat ( Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos) - se juntaram ao Ministério da Justiça e a outros órgãos do Governo Federal no programa "Segurança com Cidadania: prevenindo a violência e fortalecendo a cidadania, com foco em crianças, adolescentes e jovens de comunidades vulneráveis brasileiras" para realizar ações dirigidas à redução da violência que afeta crianças, jovens e adolescentes.

Essa parceria é financiada pelo Fundo para Alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e reconhece a prevenção do crime como elemento fundamental para o alcance desses Objetivos, considerando que, para os países em desenvolvimento, a redução da pobreza e o desenvolvimento sustentável devem ser construídos sobre os valores fundamentais, um dos quais a liberdade do medo de violência.

Entre as atividades de prevenção à violência entre jovens previstas no Programa Conjunto, está a implementação do Mérito Juvenil, um programa internacional, lançado em 1956, presente em 132 países, do qual 7 milhões de jovens do mundo inteiro já participaram.

No âmbito do Programa Conjunto das Nações Unidas, o Mérito Juvenil, financiado pelo UNODC, começou a ser implementado nos dias 16 e 17 de novembro. Para marcar o início das atividades, representantes do UNODC e do Mérito Juvenil visitaram Contagem, Lauro de Freitas e Vitória e formalizaram a parceria com as organizações não-governamentais que vão implementar o Mérito junto aos jovens. A visita também marcou o início do processo de escolha de líderes locais, que deve ser feita pela própria comunidade. A expectativa é que mais de 2 mil jovens sejam envolvidos nas três cidades.

O Mérito Juvenil será implementado pela Fundação AVSI em Contagem, pela Associação de Desenvolvimento Sócio Educativo e Cultural da Bahia - ADESC em Lauro de Freitas, na Bahia, e pelo Centro Brasileiro de Desenvolvimento - CEBRADES, em Vitória, no Espírito Santo.

Parceiro do UNODC desde 2009, o Mérito Juvenil do  International Award é um programa de autodesenvolvimento, que busca reduzir a violência que afeta jovens entre 14 a 25 anos, por meio do cumprimento voluntário de regras, da auto-regulação do comportamento e da promoção de mecanismos de controle social.

A principal inovação do método do Mérito Juvenil é que não há uma regra única para participar. O desafio é definido por cada participante, que estabelece suas próprias metas e acompanha o seu progresso. Em cada situação, o participante compete consigo mesmo e desafia seus próprios limites.

Ao longo do programa, os jovens tem a oportunidade de participar de diversas atividades dentro dos quatro principais eixos do Mérito Juvenil

  1. serviço de voluntariado
  2. empreender uma jornada de aventuras
  3. a descoberta e desenvolvimento de competências pessoais e
  4. promover esporte e atividade física.

 

Informação Relacionada

Blog do Mérito Juvenil

Documento do Programa Conjunto "Segurança com Cidadania"


Notícias relacionadas

Nações Unidas apresentam Programa Conjunto "Segurança com Cidadania" em Seminário Internacional

Três organizações vão executar o programa Mérito Juvenil da International Award Association no Brasil

ONU e Ministério da Justiça lançam edital para ações na área de segurança cidadã