UNODC realiza série de diálogos globais sobre educação para a justiça

Brasília, 26 de novembro de 2020 - Entre os dias 1 e 4 de dezembro, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) realiza a Série de Diálogos Globais – Educação para a Justiça (E4J), com sessões em português. O evento online é gratuito e as inscrições podem ser feitas até 29 de novembro.

O evento é realizado depois do sucesso da Conferência Internacional de Alto Nível da iniciativa Educação para a Justiça (E4J), ocorrida em 2019, e inspirado pela vasta gama de abordagens inovadoras de todo o mundo para garantir que a aprendizagem não seja encerrada mesmo em períodos como o da pandemia de COVID-19.

Ao longo de quatro dias, serão realizadas mais de 30 discussões sobre os tópicos de educação para o Estado de Direito, vozes da juventude e o papel das escolas e instituições de ensino superior na contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular o ODS 16. As discussões se concentrarão nos níveis de educação primária, secundária e terciária, com ênfase especial em como a comunidade educacional internacional precisa responder aos crescentes desafios que a educação está enfrentando atualmente.

As discussões interativas também proporcionarão um caminho para discutir o futuro da educação sobre questões relacionadas à justiça, ao Estado de Direito, às ODS e à coesão social, a partir da perspectiva de líderes globais na área da educação, numerosos parceiros internacionais e distintos, educadores e acadêmicos que cooperam com o E4J, assim como representantes da juventude e outros beneficiários.

As inscrições para o evento e a lista completa de sessões podem ser acessadas neste link. Haverá emissão de certificado para as pessoas participantes.

Três sessões serão conduzidas em português. No dia 2 dezembro (10h, horário de Brasília), a sessão “Diálogos Globais sobre Justiça, Direitos Humanos e Sustentabilidade no Ensino Superior” reúne profissionais da educação e pesquisadores para analisar os temas sob a perspectiva de instituições de ensino superior de língua portuguesa.

No dia 3 de dezembro (12h, horário de Brasília), a sessão “MUNs, Prevenção do Crime e Educação para a Cidadania Global: Percursos educativos para reforçar o conhecimento sobre o Estado de Direito entre jovens” convida tomadores de decisão, professores, estudantes e organizadores de Modelos das Nações Unidas (MUN) de Brasil, Portugal, Guiné-Bissau e Argentina a debater o papel desta prática pedagógica na formação de lideranças jovens capazes de prevenir a criminalidade em suas comunidades.

Já a sessão “Educação para Justiça nos Países de Língua portuguesa: Desafios e Perspectivas” traz autoridades da Educação, ativistas, artistas e profissionais da educação para refletirem sobre como países de língua portuguesa podem avançar suas práticas de promoção da justiça através da educação formal, não-formal e informal.

Educação para a Justiça - A iniciativa E4J faz parte do Programa Global do UNODC para a Implementação da Declaração de Doha e tem o objetivo de prevenir a criminalidade e fortalecer uma cultura de respeito ao estado de direito, por meio de atividades educacionais desenvolvidas para os níveis fundamental, médio e superior de educação.

 

 

*****

 

Para saber mais:  http://www.agenda2030.com.br/

  Todas as histórias