Sobre o UNODC


Download Flyer (PT)

O UNODC, com sede em Viena, na Áustria, está presente em todas as regiões do mundo por meio de seus programas globais, conta com 2.500 funcionários e uma rede de escritórios de campo em 80 países. 

O UNODC está presente no Brasil desde 1991 onde possui um Escritório de Ligação e Parceria, em Brasilia, DF, e funcionários em todas as 27 Unidades da Federação. 

Sempre apoiado em evidências científicas, o UNODC trabalha diretamente com governos, ministérios, forças de segurança, sistemas de justiça, de saúde e penitenciário nas esferas federal, estadual e municipal e conta com uma equipe técnica e operacional de cerca de 50 profissionais no Brasil, especializados nas áreas programáticas do Escritório. 

Sobre o Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil

O UNODC baseia seu trabalho nas três convenções internacionais de controle de drogas, nas convenções contra o crime organizado transnacional e contra a corrupção e nos instrumentos internacionais contra o terrorismo. 

O objetivo do UNODC é de tornar o mundo mais seguro contra a droga, o crime organizado, a corrupção e o terrorismo, combatendo essas ameaças para alcançar saúde, segurança e justiça para todos e promovendo a paz e o bem-estar sustentável. 

O UNODC oferece assistência técnica aos Estados-membros nas áreas de saúde, justiça criminal e segurança pública, incluindo controle e prevenção do uso de drogas, enfrentamento ao crime organizado transnacional, tráfico ilícito de drogas, de seres humanos e de armas, reforma penitenciária, corrupção e lavagem de dinheiro, gestão e recuperação de ativos, além da prevenção ao HIV entre usuários de drogas e pessoas em privação de liberdade. 

Convenções das Nações Unidas

O UNODC, como guardião das seguintes convenções ratificadas pelo Brasil, tem o mandato de apoiar os países em sua implementação:

  • Convenção da ONU contra o Crime Organizado Transnacional (Convenção de Palermo/UNTOC) e seus protocolos sobre o Tráfico de Pessoas; o contrabando de Migrantes; e o Tráfico Ilícito de Armas de Fogo
  • Convenção da ONU contra a Corrupção (UNCAC)
  • Convenções da ONU sobre Drogas (1961, 1971, 1988)
  • Convenções da ONU sobre Terrorismo ( 1963, 1970, 1971, 1973, 1979, 1980, 1988, 1991, 1997, 1999, 2005, 2010, 2014)
  • Regras Mínimas das Nações Unidas para o Tratamento de Presos (Regras de Mandela)

Pilares do nosso trabalho

Trabalho normativo, para ajudar na ratificação e na implementação dos tratados internacionais, e no desenvolvimento das legislações nacionais sobre drogas, criminalidade e terrorismo.

Pesquisa e análise, para enriquecer o conhecimento e ampliar a compreensão dos problemas relacionados às drogas e à criminalidade e estabelecer políticas e estratégias com base em evidências.

Assistência técnica, por meio de cooperação internacional, capacitando os Estados-membros para oferecer respostas eficazes em questões relacionadas às drogas, ao crime organizado e ao terrorismo.

 

O UNODC trabalha em parceria com o governo brasileiro em diferentes áreas:

  • Tráfico de drogas e crime organizado transnacional, de acordo com a UNTOC
  • Tráfico de pessoas e contrabando de migrantes
  • Prevenção ao crime e construção de sistemas de justiça criminal eficazes
  • Reforma do sistema penitenciário, de acordo com as Regras de Mandela, de Bangkok e de Tokyo
  • Combate à corrupção, de acordo com a UNCAC
  • Lavagem de dinheiro, gestão e recuperação de ativos 
  • Prevenção do uso de drogas e promoção de serviços de tratamento, de proteção social e de reabilitação

O UNODC e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

O UNODC está comprometido em apoiar os Estados-membros na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável que reconhece que o estado de direito, os sistemas de segurança e justiça eficazes e humanos, a promoção da saúde e a prevenção ao uso de drogas, fazem parte do desenvolvimento sustentável. 

Nossos projetos no Brasil

Fazendo Justiça é implementado nacionalmente em parceria com o Conselho Nacional  de Justiça (CNJ) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) nas 27  Unidades da Federação. é implementado nacionalmente em parceria com o Conselho Nacional  de Justiça (CNJ) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) nas 27  Unidades da Federação.
Vamos Nessa promove a prática esportiva como ferramenta para prevenir o crime no  âmbito do Programa para a Promoção da Declaração de Doha.
Embaixadores da Juventude reduz a criminalidade e a violência por meio de jovens líderes  multiplicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em parceria com a  Caixa Seguradora e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo  (SMDHC).
Educação para a Justiça disponibiliza ferramentas educacionais para os níveis primário,  secundário e universitário sobre Estado de direito, no âmbito do Programa para a Promoção  da Declaração de Doha.
Programa de Oportunidades e Direitos implementa o Índice de Compliance da Atividade  Policial (ICAP), no Estado do Rio Grande do Sul, em parceria com o Banco Interamericano  de Desenvolvimento (BID).
Paraná Seguro implementa o ICAP no Estado do Paraná, em parceria com o BID.
Track for Tip aprimora a resposta da justiça criminal ao tráfico de pessoas e atua nos níveis  regional e local para identificar, prevenir e processar casos.
Container Control Programme presta assistência especializada para minimizar o tráfico  ilícito de drogas e desmatamento ilegal em contêineres marítimos.
Projeto de Comunicação Aeroportuária reforça as capacidades de aeroportos internacionais  para detectar e interceptar drogas e outros bens ilícitos em parceria com a Organização  Internacional de Polícia Criminal (Interpol) e a Organização Mundial de Aduanas (OMA).
  Programa Global CRIMJUST combate o tráfico de drogas e o crime organizado ao longo  das rotas na América Latina, África e Europa, promovendo a cooperação regional.
  Centro de Excelência para a Redução da Oferta de Drogas Ilícitas instrumentaliza a SENAD/ MJSP na elaboração de estudos e análises sobre tendências e ameaças representadas  pelos diferentes tipos de tráficos de ilícitos e crime organizado transnacional.
  Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas de Pernambuco apoia a  produção de subsídios técnicos para fortalecer a estratégia estadual integrada na prevenção das violências e no tratamento de transtornos associados ao uso de drogas, com base em  evidências e nas melhores práticas internacionais.
  Programa de Combate ao Crime Organizado fortalece a cooperação entre Brasil e Paraguai  para enfrentar o crime organizado no sistema penitenciário, e na região amazônica, melhora  a resposta ao tráfico de drogas e ao crime transnacional.
  Programa anticorrupção (COVID-19) garante respostas à COVID-19, por meio de programas transnacionais sobre transparência e integridade em compras públicas, proteção a  denunciantes e mecanismos de supervisão na África do Sul, na América do Sul e no Sudeste Asiático.

 

Nossos principais doadores