Campanha contra a corrupção

A corrupção é uma preocupação global, pois ocorre tanto em países ricos quanto pobres, afetando principalmente as pessoas mais pobres.

Governos, o setor privado, organizações não governamentais, a mídia e cidadãos no mundo inteiro estão unindo forças para lutar contra este crime. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) estão à frente destes esforços.

Em 2013, o UNODC e o PNUD organizaram uma competição para jovens criarem uma campanha de conscientização sobre os efeitos corrosivos da corrupção sobre o desenvolvimento, reconhecendo o papel fundamental dos jovens de hoje de conduzir uma agenda para um futuro construído sobre bases sólidas e honestas. Entre as centenas de propostas recebidas de todos os cantos do mundo, o vencedor foi um estudante de Ruanda chamado Loic Christian Muhunde, de 24 anos. Com o tema Zero Corrupção - 100% Desenvolvimento, a mensagem de Loic é simples, mas universal, reforçando a ideia de que o desenvolvimento só pode prosperar quando a sociedade combater as causas fundamentais da corrupção.

Acesse o site da campanha (em inglês ou espanhol).

Faça sua parte contra a corrupção

Frequentemente, as pessoas pensam que a corrupção é "apenas um modo de vida", mas toda sociedade, setor e individuo se beneficiariam de dizer "NÃO" a este crime. Seguem abaixo algumas formas de dizer "NÃO" à corrupção:

•    Ratificar e decretar a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção. Países que combatem a corrupção de forma efetiva são muito mais legítimos aos olhos de seus cidadãos, criando estabilidade e confiança.
•    Conhecer as exigências feitas pela Convenção ao Governo e servidores. Erradicar a corrupção favorece o desenvolvimento social e econômico.
•    Educar o público sobre a importância de o Governo ser livre da corrupção. Uma justiça de fato justa e igualitária para todos é crucial para a estabilidade e o crescimento.Além disso, ajuda a combater o crime de forma efetiva.
•    Sensibilizar o público, a mídia e os Governos sobre os custos da corrupção para serviços essenciais como a saúde e a educação. Toda a sociedade se beneficia de serviços básicos em pleno funcionamento.
•    Ensinar os jovens sobre o que é um comportamento ético, o que é e de que forma combater a corrupção e encorajá-los a exigir o  direito à educação. Assegurar que as gerações futuras tenham a expectativa de um país livre da corrupção é uma das formas mais eficazes de garantir um futuro melhor.
•    Denunciar casos de corrupção. Criar um ambiente propício para garantir o Estado de Direito.
•    Recusar-se a participar em atividades que não sejam lícitas e transparentes. Ampliar os  investimentos internos e externos. Todo mundo está mais disposto a investir em países onde os fundos não são desviados para os bolsos dos corruptos.
•    Promover a estabilidade econômica, reforçando práticas de tolerância-zero contra a corrupção. Uma comunidade empresarial aberta e transparente é a pedra fundamental de uma democracia sólida.

Você pode se unir ao UNODC e ao PNUD nessa campanha ao:

  • Organizar atividades na sua comunidade para marcar o dia 9 de dezembro
  • Usar a logo da campanha "Zero Corrupção - 100% Desenvolvimento" em publicações e em eventos

Siga a campanha internacional de combate à corrupção nos seguintes websites:

www.anticorruptionday.org

www.facebook.com/unodc