Ação Global para Integridade Empresarial - Siemens

O projeto é uma parceria entre o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a Siemens Integrity Initiative of Siemens AG e busca promover soluções inovadoras e sustentáveis para prevenir e combater a corrupção, por meio do fortalecimento do arcabouço jurídico, da cooperação público-privada e da integridade no setor privado nos seguintes países: Arábia Saudita, Brasil, Colômbia, Egito, Etiópia, Malásia e Uzbequistão. O projeto será implementado de julho de 2021 a junho de 2024.

No Brasil, o UNODC e a Siemens contam com o apoio dos seguintes parceiros: órgãos anticorrupção do setor público, como o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), associações do setor público, pequenas e médias empresas, setor acadêmico e sociedade civil.

Para o setor privado, o projeto busca ajudar as empresas a desenvolverem suas próprias respostas contra a corrupção por meio de diretrizes práticas, treinamentos e orientações.

Para o setor público, o projeto visa a reforçar o conhecimento governamental sobre o arcabouço jurídico e as práticas recomendadas para combater a corrupção em parceria com agentes privados. Para a sociedade civil, a organização de workshops e treinamentos para promover o envolvimento coletivo em iniciativas anticorrupção. Para o setor acadêmico, o projeto planeja incentivar a adoção de materiais educativos sobre corrupção e integridade em cursos universitários. No Brasil, essas iniciativas ocorrem em quatro esferas diferentes: regulamentação do Lobby, licitações, pequenas e médias empresas e comunicação.

Por meio das recomendações norteadoras da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (UNCAC), o projeto define prioridades com base em planos e programas nacionais, como o Plano Anticorrupção (2020) da Controladoria-Geral da União (CGU). A UNCAC fornece uma estrutura abrangente e multidisciplinar para prevenir e combater a corrupção por meio do avanço das reformas legislativas, do aumento da inteligência governamental da estrutura legal e do aprimoramento da comunicação entre esses quatro setores: setor público, setor privado, sociedade civil e setor acadêmico.