O Programa Jovem de Expressão foi criado em 2007 pelo Grupo Caixa Seguros com o objetivo de promover a saúde de jovens brasileiros, entre 18 e 29 anos de idade, bem como reduzir sua exposição à violência. Implementado nas cidades de Ceilândia, pela Central Única das Favelas - CUFA-DF, e em Sobradinho II, pelo Grupo Cultural Azulim, o Programa Jovem de Expressão tem como base uma tecnologia própria, validada pela Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), que inclui atividades de arte, cultura, comunicação e terapia comunitária.

A tecnologia do Jovem de Expressão tem como base dois elementos: o Expressão Jovem, que estimula a participação dos jovens em oficinas culturais e de comunicação comunitária, construídas com base no empreendedorismo; e o Fala Jovem, um espaço onde os jovens, os pais e outras pessoas expostas à violência debatem receios, preocupações e propostas para uma convivência social melhor.

O Jovem de Expressão foi reconhecido pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) como uma boa-prática na prevenção à violência entre jovens e, desde agosto de 2010, o Programa vem sendo coordenado pelo UNODC, responsável pela gestão das diversas atividades promovidas pelo programa, além da inclusão de componentes de prevenção à violência, ao HIV-Aids e ao abuso de drogas.

Em 2011, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) se tornou parceira do Programa Jovem de Expressão.

O Jovem de Expressão é também um exemplo bem-sucedido de parceria o setor privado, a sociedade civil e o Sistema Nações Unidas.

Saiba mais sobre a tecnologia social do Jovem de Expressão

Veja as notícias do Jovem de Expressão

Visite a Galeria de fotos do Jovem de Expressão