Enfrentamento à violência de gênero

Seminário Internacional Respostas à Violência de GêneroConsiderando sua abrangência regional, em 2011, o UNODC concluiu um projeto de fortalecimento das instituições de segurança pública e da sociedade civil para combater a violência de gênero na Argentina, no Brasil, no Chile, no Paraguai e no Uruguai.

O projeto teve como objetivo melhorar a capacidade dos países de oferecer apoio às vítimas da violência de gênero. Para isso, o UNODC procurou aumentar o nível de conhecimento e consciência entre funcionários do governo e a sociedade civil sobre questões relacionadas à violência contra a mulher. Mais ainda, realizaou um amplo estudo sobre as respostas e mecanismos para o enfrentamento da violência de gênero nos cinco países do Cone Sul.

Em julho de 2011, o UNODC apresentou o diagnóstico "Respostas à Violência Baseada em Gênero no Cone Sul: Avanços, Desafios e Experiências Regionais", durante seminário Internacional realizado em Assunção, no Paraguai. A publicação reuniu as principais conclusões dos diagnósticos nacionais, realizados também no ambito do projeto Fortalecimento das Delegacias da Mulher e da Sociedade Civil para Combater a Violência de Gênero em Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

Acesse o diagnóstico Respostas à Violência Baseada em Gênero no Cone Sul: Avanços, Desafios e Experiências Regionais (PDF em português ou espanhol )

Acesse o diagnóstico do Chile - Guia de Assistência Integrada Violência de Gênero em Contexto Doméstico (PDF espanhol )

 

Informação Relacionada