Sobre o UNODC


Download Flyer (PT)

O UNODC, com sede em Viena, na Áustria, está presente em todas as regiões do mundo por meio de seus programas globais, conta com 2.500 funcionários e uma rede de escritórios de campo em 80 países. 

Presente no Brasil desde 1991, o UNODC tem mais de 60 funcionários (6 internacionais e 56 nacionais) trabalhando em várias regiões, com um escritório em Brasília e dois outros escritórios em Manaus e Santarém

Sempre apoiado em evidências científicas, o UNODC trabalha diretamente com governos, ministérios, forças de segurança, sistemas de justiça, de saúde e penitenciário nas esferas federal, estadual e municipal e conta com uma equipe técnica e operacional de cerca de 90 profissionais no Brasil, especializados nas áreas programáticas do Escritório.  

Sobre o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) Brasil

O UNODC baseia seu trabalho nas três convenções internacionais de controle de drogas, nas convenções contra o crime organizado transnacional e contra a corrupção e nos instrumentos internacionais contra o terrorismo. 

O objetivo do UNODC é de tornar o mundo mais seguro contra a droga, o crime organizado, a corrupção e o terrorismo, combatendo essas ameaças para alcançar saúde, segurança e justiça para todos e promovendo a paz e o bem-estar sustentável. 

O UNODC oferece assistência técnica aos Estados-membros nas áreas de saúde, justiça criminal e segurança pública, incluindo controle e prevenção do uso de drogas, enfrentamento ao crime organizado transnacional, tráfico ilícito de drogas, de seres humanos e de armas, reforma penitenciária, corrupção e lavagem de dinheiro, gestão e recuperação de ativos, além da prevenção ao HIV entre usuários de drogas e pessoas em privação de liberdade. 

Convenções das Nações Unidas

O UNODC, como guardião das seguintes convenções ratificadas pelo Brasil, tem o mandato de apoiar os países em sua implementação:

  • Convenção da ONU contra o Crime Organizado Transnacional (Convenção de Palermo/UNTOC) e seus protocolos sobre o Tráfico de Pessoas; o contrabando de Migrantes; e o Tráfico Ilícito de Armas de Fogo
  • Convenção da ONU contra a Corrupção (UNCAC)
  • Convenções da ONU sobre Drogas (1961, 1971, 1988)
  • Convenções da ONU sobre Terrorismo ( 1963, 1970, 1971, 1973, 1979, 1980, 1988, 1991, 1997, 1999, 2005, 2010, 2014)
  • Regras Mínimas das Nações Unidas para o Tratamento de Presos (Regras de Mandela)

Pilares do nosso trabalho

Trabalho normativo, para ajudar na ratificação e na implementação dos tratados internacionais, e no desenvolvimento das legislações nacionais sobre drogas, criminalidade e terrorismo.

Pesquisa e análise, para enriquecer o conhecimento e ampliar a compreensão dos problemas relacionados às drogas e à criminalidade e estabelecer políticas e estratégias com base em evidências.

Assistência técnica, por meio de cooperação internacional, capacitando os Estados-membros para oferecer respostas eficazes em questões relacionadas às drogas, ao crime organizado e ao terrorismo.

 

O UNODC trabalha em parceria com o governo brasileiro em diferentes áreas:

  • Tráfico de drogas e crime organizado transnacional, de acordo com a UNTOC
  • Tráfico de pessoas e contrabando de migrantes
  • Prevenção ao crime e construção de sistemas de justiça criminal eficazes
  • Reforma do sistema penitenciário, de acordo com as Regras de Mandela, de Bangkok e de Tokyo
  • Combate à corrupção, de acordo com a UNCAC
  • Lavagem de dinheiro, gestão e recuperação de ativos 
  • Prevenção do uso de drogas e promoção de serviços de tratamento, de proteção social e de reabilitação

O UNODC e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

O UNODC está comprometido em apoiar os Estados-membros na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável que reconhece que o estado de direito, os sistemas de segurança e justiça eficazes e humanos, a promoção da saúde e a prevenção ao uso de drogas, fazem parte do desenvolvimento sustentável. 

Nossos projetos no Brasil

Centro de Estudos sobre Drogas e Desenvolvimento Social Comunitário (Cdesc)

Elaborar estudos e análises baseadas em evidências numa abordagem multidimensional da questão das drogas, buscando fomentar alternativas sociais, econômicas e ambientais que promovam o desenvolvimento sustentável de comunidades afetadas pelo tráfico de drogas, em áreas urbanas e rurais.

 

Apoio à Implantação do Sistema Nacional de Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas (Sinap)

Apoiar a Senad na institucionalização do Sistema Nacional de Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas (Sinap) através uma plataforma informativa para o público e de acesso a informações e ferramentas de prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas.

               

Prison Cooperation (PRIS-COOP)

Promover o uso de práticas inovadoras e interagenciais para aprimorar a gestão do sistema prisional com foco nos desafios gerados pelo crime organizado nas prisões e incentivar a cooperação com Paraguai, Peru e Colômbia.

   

Track for Tip (T4T)

Aprimorar a resposta da justiça criminal ao tráfico de pessoas nos fluxos migratórios de oito países da América do Sul e Caribe (Aruba, Brasil, Colômbia, Curaçau, Equador, Peru, República Dominicana e Trinidad e Tobago), bem como aprimorar dados estatísticos na área de tráfico de pessoas, em especial de venezuelanos.

  

Programa de Controle de Contêineres (CCP)

Prestar assistência especializada para minimizar o tráfico ilícito de drogas e outros bens ilícitos em contêineres marítimos em mais de 70 Estados-membros.

     

CRIMJUST

Combater o tráfico de drogas e o crime organizado ao longo das rotas na América Latina, África e Europa, promovendo a cooperação regional nos países República Dominicana, Panamá, Argentina, Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, México, Peru, Paraguai, Uruguai, Honduras, Guatemala, Costa Rica e El Salvador.

  

AIRCOP

Reforçar a a cooperação entre aeroportos internacionais em mais de
30 Estados-membros para detectar e interceptar drogas e outros bens ilícitos.

  

TAPAJÓS - Projeto de Prevalência para Redução do Tráfico de Pessoas e Trabalho Forçado no Estado do Pará, Brasil

Promover estudos baseados em evidências sobre a prevalência do tráfico de pessoas
e trabalho escravo e sobre mobilidade interestadual e perfil sócio-etnográfico das vítimas (Maranhão - Pará).

 
      

Programa de Crimes Florestais e Mercado Ilícito de Madeira (LEAP) 

Compartilhar conhecimento e construir redes globais para combater o comércio ilícito de madeira e crimes no Sul da Ásia
e na América Latina (Peru, Equador, Brasil, Colômbia, Indonésia, Papua-Nova Guiné, Vietnã, Laos, Tailândia e Camboja).


       

Cooperação regional para enfrentar os crimes ambientais (ECOS)

Prestar assistência técnica para os sistemas de justiça criminal na detecção, interceptação, investigação e repressão de crimes que afetam o meio ambiente nos países Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana,México,Peru,Paraguaie Suriname.

 

Fortalecimento da Resposta do Sistema de Justiça Criminal aos Crimes Florestais (CRIMFLO)

Melhorar a coordenação nacional interagências e transfronteiriça e promover melhores práticas para juízes e promotores de justiça, em nível estadual e federal, através de manuais e cursos especializados.

 

Global Maritime Crime Programme (GMCP)

Fortalecer a capacidade interagências do Brasil e a cooperação transfronteiriça no tráfico de drogas em rios e portos, em cooperação com os países vizinhos.

Apoio Técnico à Implantação e ao Monitoramento do “Programa de Prevenção ao Crime e à Violência de Pernambuco”

Elaborar matriz de indicadores para monitoramento de políticas de prevenção social ao crime, à violência e às drogas e pesquisar serviços de tratamento voltados às pessoas com problemas associados ao uso prejudicial de álcool e/ou outras drogas.

 

Embaixadores da Juventude

Reduzir a criminalidade entre jovens através da participação cidadã e contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Global Action for Business Integrity

Desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis para prevenir e combater a corrupção, favorecendo o diálogo público- privado de acordo com a UNCAC em sete países (Arábia Saudita, Brasil, Colômbia, Egito, Etiópia, Malásia, Uzbequistão).

 

Nossos principais doadores