Este módulo é um recurso para professores 

 

Exercícios

 

Esta seção contém sugestões para exercícios educacionais em sala de aula e pré-aula, enquanto uma tarefa pós-classe para avaliar a compreensão do Módulo por parte do aluno é sugerida em uma seção separada.

Os exercícios nesta seção são mais apropriados para aulas de até 50 alunos, onde os alunos podem ser facilmente organizados em pequenos grupos nos quais discutem casos ou realizam atividades antes que os representantes do grupo forneçam feedback para toda a classe. Embora seja possível ter a mesma pequena estrutura de grupo em turmas grandes compostas por algumas centenas de alunos, é mais desafiador e o palestrante pode querer adaptar técnicas de facilitação para garantir tempo suficiente para discussões em grupo, bem como fornecer feedback para toda a classe. A maneira mais fácil de lidar com a exigência de discussões em pequenos grupos em uma grande classe é pedir aos alunos que discutam os problemas com os quatro ou cinco alunos sentados mais próximos a eles. Dadas as limitações de tempo, nem todos os grupos serão capazes de fornecer feedback em cada exercício. Recomenda-se que o palestrante faça seleções aleatórias e tente garantir que todos os grupos obtenham a oportunidade de fornecer feedback pelo menos uma vez durante a sessão. Se o tempo permitir, o palestrante pode facilitar uma discussão em plenário após cada grupo ter dado feedback.

Todos os exercícios desta seção são apropriados tanto para estudantes de pós-graduação quanto de graduação. No entanto, como o conhecimento prévio e a exposição dos alunos a essas questões variam amplamente, as decisões sobre a adequação dos exercícios devem ser baseadas em seu contexto educacional e social. O palestrante é incentivado a relacionar e conectar cada exercício às  questões-chave  do Módulo.

Recomenda-se que os professores comecem a construir um ambiente propício e simpático no início da aula e antes de realizar o primeiro exercício. Isso pode ser feito quebrando o gelo de forma solidária, examinando respeitosamente as posições iniciais dos alunos sobre a corrupção e demonstrando interesse genuíno em suas perspectivas. Uma vez que os alunos venham a ver o professor como respeitoso, genuinamente interessado em suas  abordagens ao material, e consistente no no controle  de quaisquer comentários maliciosos  ou não-solidários por parte dos membros da classe, esse ambiente seguro permitirá um aprendizado e desenvolvimento eficazes.

Exercício 1: Por que os líderes corruptos são reeleitos?

Antes de virem para a aula, peça aos alunos que pesquisem possíveis explicações sobre porque os eleitores (re)elegem líderes corruptos. Em sala de aula, divida-os em grupos e peça-lhes que discutam dentro de seu grupo as explicações que identificaram, incluindo se - e se sim como- as razões que identificaram se aplicam em seu próprio país. Posteriormente, peça a um representante de cada grupo que apresente à classe os resultados de sua discussão em grupo.  

Orientações para o palestrante

 Para orientar a pesquisa pré-aula dos alunos, o professor pode pedir que eles respondam às seguintes perguntas:

  • Por que líderes corruptos são reeleitos?
  • Votar em um partido político que você não endossaria, vale a pena apenas para se livrar de um regime corrupto existente? Se sim, por quê / por que não?
  • Você já reelegeu um político corrupto? Forneça razões para sua resposta.
  • Quais são as principais razões pelas quais os eleitores elegem líderes corruptos?
  • Importa que um político seja corrupto se eles "fizerem o trabalho"? Forneça razões para sua resposta.
  • Por que os partidos/candidatos éticos da oposição não podem ser eleitos mesmo em um regime corrupto? 

Durante as discussões em pequenos grupos, se os alunos estiverem "bloqueados ", o palestrante poderia estimular a discussão oferecendo algumas das seguintes explicações para a ignorância ou perdão dos eleitores (discutidos na seção Questões-Chave):

Hipótese de inconsistência: os cidadãos nem sempre são consistentes em seus padrões de voto em diferentes níveis de eleições

Hipótese de informação:  os eleitores apoiam políticos corruptos quando eles não têm informações sobre o envolvimento de um candidato em corrupção sobre o qual eles poderiam ter agido na cabine de votação 

Hipótese partidos-candidatos:  diferenciação entre partidos e candidatos; os eleitores não apenas consideram as habilidades e desempenhos individuais dos candidatos, mas que o partido para o qual eles estão concorrendo pode ser mais importante para sua decisão de voto (lealdade partidária) 

Hipótese de troca (“trade-off”):  os eleitores esperam que os benefícios (in)diretos das ações de um político sejam maiores do que os custos associados à corrupção e outras atividades ilegais; os cidadãos votariam em um político corrupto, mas competente, em vez de um político honesto, mas incompetente; percebem uma "troca" entre reformas anticorrupção e outros objetivos desejáveis, como aumentar o bem-estar local ou atrair investimentos locais 

Hipótese de lealdade:  os eleitores de direita são mais leais e fiéis do que os eleitores de esquerda (por exemplo, na Espanha, França, Hungria)

Tempo total: 45-60 minutos 

Exercício 2: Debater o financiamento público para partidos políticos

Neste exercício, os estudantes têm que analisar as diferentes formas de financiamento político-partidário, debater seus prós e contras, e convencer o público que é a forma mais preferível de financiar partidos políticos no contexto de seu próprio país. Este exercício ajudará os alunos a desenvolver um pensamento crítico sobre a questão do financiamento partidário. 

Orientações para o palestrante

 A classe deve ser dividida em dois grupos: A e B. Enquanto o grupo A encontra argumentos para que os partidos políticos devem receber financiamento público, o grupo B fórmula argumentos contra essa posição. Os argumentos de ambos os grupos devem referir-se ao papel e às funções dos partidos políticos em relação às questões de corrupção. Ambos os grupos têm 15 minutos para se preparar, e depois têm 20 minutos para discutir os prós e contras do financiamento público para os partidos políticos. No restante do tempo, ambos os grupos também devem discutir e avaliar a alternativa de financiamento partidário por meio de doações privadas.

Se o tempo permitir, o professor pode dividir a classe em três grupos. Enquanto os grupos A e B debatem sobre as diferentes formas de financiamento político-partidário, os estudantes do grupo C desempenham o papel de legisladores que têm que decidir qual alternativa aplicar em seu país com base nos argumentos apresentados pelos outros dois grupos.

O palestrante facilita o debate fazendo a seguinte pergunta:

  • Os partidos recebem financiamento público no país?
  • Quais são as vantagens do financiamento político-partidário através do financiamento público?
  • O país deve mudar suas regras para o financiamento político-partidário? Por quê?
  • Quais são as formas alternativas de financiamento político-partidário?
  • Eles são melhores do que receber financiamento público? Por quê?
  • Empresas privadas e fundações estrangeiras devem ser autorizadas a doar dinheiro a partidos políticos?
  • Quais são os riscos de abuso em cada uma das alternativas apresentadas pelos grupos?

Tempo total: 50 minutos 

Exercício 3: Estabelecer um “partido anticorrupção"

Peça aos estudantes que discutam e decidam como estabelecer um partido anticorrupção em um regime democrático e/ou autoritário.

Orientações para o palestrante

 O conferencista divide a classe em grupos (o número do grupo depende do tamanho da classe e do tempo disponível). Em seguida, cada grupo desenvolverá um conceito para um partido anticorrupção.

O palestrante pede a cada grupo para:

  • discutir a ideologia de seu partido
  • definir os objetivos e objetivos de seu partido
  • sugerem estratégias de como conter a corrupção em seu país
  • discutir a organização do partido e estruturas de financiamento
  • esboço de como seu partido é uma alternativa viável para os partidos opositores 

Todos os grupos apresentam seus conceitos para um novo partido anticorrupção perante a classe e determinam qual "partido" ganha mais votos da classe como um todo.

Tempo total: 50 minutos 

 

Seguinte: Exemplo de estrutura de aula
Regressar ao início