Este módulo é um recurso para professores 

 

Exemplo de estrutura de aula

 

Previamente à aula

Designe a leitura do artigo do UNODC sobre Análise Comparativa dos Instrumentos Globais sobre Armas de Fogo e Armas Convencionais: Sinergias para Implementação e do Guia para os Processamento de Armas Pequenas das Nações Unidas: Atualização de 2016, ambos da seção Leitura essencial. Peça aos estudantes que reflitam sobre se os enquadramentos legais internacionais abordam o foco do problema e o que, na opinião deles, estaria faltando.

Primeira sessão

Ensine sobre os instrumentos internacionais e familiarize os estudantes com os enquadramentos legais nacionais para combater a manufatura e transferência ilícita de armas de fogo e esboce as origens do direito internacional.

Segunda sessão

Realize o Exercício 1. Ensine sobre as semelhanças e diferenças entre os instrumentos globais e instrumentos-chave internacionais e regionais. Realize o Exercício 2 em pequenos grupos e aprofunde a discussão sobre as lacunas existentes nos instrumentos.

Terceira sessão

Ensine sobre os instrumentos regionais e ressalte como eles se ligam aos instrumentos globais. Destaque exemplos de quando instrumentos regionais se diferenciam ou vão além dos instrumentos globais. Discuta as implicações para os Estados-parte para ambos os casos. Realize o Exercício 3 em pequenos grupos. Faça uma avaliação dos estudantes.

 
Seguinte: Leitura Essencial
Regressar ao início