Este módulo é um recurso para professores 

 

Materiais de ensino adicionais

 

Esta seção inclui links para ferramentas pedagógicas interessantes, como slides em PowerPoint e material em vídeo, que podem ajudar o palestrante a lecionar os tópicos inseridos no Módulo. Os palestrantes podem adaptar os slides e os outros recursos às suas necessidades.

Apresentação em PowerPoint

 

Websites

 

Material em vídeo

  • Brinquedos de Menina vs brinquedos de menino: o experimento (Girl toys vs boy toys: the experiment) (2017). BBC Stories.
  • Administração e Direitos Humanos das Mulheres: Mulheres Migrantes Trabalhadoras (Business and Women's Human Rights: Women Migrant Workers) (2015). International Women's Rights Action Watch Asia Pacific. *Este video observa os fatores que levam as mulheres a migrar para outros países em busca de emprego; empregos aos quais as mulheres migrantes são limitadas; discriminações sofridas antes, durante e depois da migração; falta de proteção nos setores informais e como a recomendação Geral da CEDAW  No. 26 é relevante para discutir o assunto.
  • Sexismo Diário (Everyday sexism) (2014). TEDx Mulheres de Covent Garden. *Bates discute a inspiração para lançar seu premiado projeto Sexismo Diário e as respostas que ela recebeu.   
  • Sexismo Diário (Everyday sexism) (2014). TEDx Oxford. *Bates confronta as  realidades do sexismo diário nas universidades do Reino Unido. Citando relatos de testemunhas oculares, ela conta histórias chocantes de mulheres que foram obrigadas a participar de “corridas despidas” como partes de ritos de iniciação; sistema de pontuação por dormir com calouros (especialmente as virgens); e e calouros sendo forçados a assistir pornografia.  
  • Entendendo meu Privilégio (Understanding My Privilege) (2016). TEDx Mulheres de Pasadena. * Chanceler Universitária, Susan E. Borrego, reflete sobre a sua vida como menor emancipada e disseca o diálogo carregado de emoção sobre as relações raciais nos Estados Unidos. Esta narradora usa os seus poderosos relatos em primeira pessoa "Privilégio Branco" e "Vidas Negras Importam", para enfatizar a responsabilidade que cada um de nós deve trazer para a mudança.
  • Conectar uma Rede para o Bem Global” (Wiring a Web for Global Good) (2009). *O antigo Primeiro Ministro do Reino Unido Gordon Brown discute como a tecnologia pode nos ajudar a enfrentar os grandes problemas da pobreza e mudanças climáticas, segurança e terrorismo e direitos humanos e desenvolvimento.
  • O que é Privilégio? (2015). Buzzfeed.
  • Visão Implícita – como nos afeta e como devemmos prosseguir (2014). TEDx Flour City.
  • Sempre#ComoUmaGarota (Always#LikeaGirl) (2014). Combater e sensibilizar para o impacto negativo que a expressão "como uma rapariga" tem na confiança das raparigas e das mulheres jovens.
  • O poder do privilégio (The power of privilege) (2014). TEDxRVAWomen.Tiffany dirigiu iniciativas de desenvolvimento organizacional, de marketing e de divulgação para comunidades, por mais de 10 anos. Ela fundou a TMI Consultoria, a primeira Corporação Certificada pelo Benefício da Diversidade e Inclusão. A TMI Consultoria criou e facilitou uma série muito bem sucedida de workshops de cooperação de engajamento cívico nos estados Unidos e na União Européia, para o Fundo German Marshal,l bem como uma série de diálogos bipartidários sobre raça e democracia para a Liderança Congregacional.   
  • Porque a igualdade de Gênero é boa para todos — Inclusive para os Homens (Why Gender Equality is Good for Everyone — Men Included)(2015). TedWomen.*Kimmel enfatiza que “o privilégio é invisível para aqueles que o têm.”.
  • Como Estudar Sistemas de Privilégio pode Fortalecer a Compaixão (How Studying Privilege Systems Can Strengthen Compassion) (2012). TEDx Timberlane Schools.
  • Como Audições às Cegas Evitam a Cegueira de Gênero (How Blind Auditions Prevent Gender Blindness) (2017). Media Partners.
  • Beleza Feminina: Um Construto Social? (Feminine Beauty: A Social Construct?) Este vídeo doYouTube vídeo discute o argumento lançado por Simone de Beauvoir de que a resistência a estereótipos masculinos de beleza pode significar uma maior igualdade
  • O episódio do Bom Samaritano (The Good Samaritan episode(1998). Seinfeld. O episódio selecionado explora um cenário de fantasia, no qual, sem que os personagens saibam, afirmam que o estado que estão visitando impôs uma conduta restritiva legal sobre transeuntes, para que resgatem quem precise (neste caso, envolvendo um roubo de veículo).
  • A criança afogada (The drowning child) (2011). The Carnegie Council.
  • Os Desafios do Cuidado Médico emu ma Democracia do Cuidado (The Challenges of Medical Care in a Caring Democracy) (2013). *Tronto aponta 4 elementos da EoC: vigilância, responsabilidade, competência e responsividade.
 
Seguinte: Guia para desenvolver uma disciplina autônoma
Regressar ao início