Este módulo é um recurso para professores 

 

Diretrizes para desenvolver um curso autônomo

 

Este módulo fornece um esboço para uma aula de três horas, mas há potencial para desenvolver estes temas em um curso autônomo. O alcance e a estrutura do curso serão determinados pelas necessidades específicas de cada contexto, mas se sugere uma estrutura baseada, em parte, nas Leituras Essenciais e nos materiais apresentados no Módulo. Uma versão mais extensa deste módulo permitiria uma exploração mais aprofundada das questões levantadas, além de lidar com outras questões relevantes. Existe também o potencial de combinar o material de outros módulos da Série de Módulos sobre Integridade e Ética E4J, como o Módulo 8 (Ética Comportamental). A extensão do módulo para um curso autônomo, também pode incluir um componente de aprendizado experimental, envolvendo a comunidade, no qual os alunos tenham a oportunidade de participar de atividades que promovam a reflexão sobre os temas discutidos no curso.

Sessão

Tema 

Breve descrição

1

O porquê deste curso

Com base na abordagem subjacente à vida ética descrita nas três primeiras seções deste módulo. Uma coisa que precisa ser enfatizada é como as características básicas que nos beneficiam podem nos enganar, salvo se assumirmos a responsabilidade pela forma de condução das nossas vidas. A idéia de assumir a responsabilidade deve ser explorada. O curso pode ser uma oportunidade de reflexão para os alunos analisarem até que ponto são capazes de se responsabilizarem por suas vidas. Assista Why "Scout Mindset" is Crucial to Good Judgment. Este curso incentiva os alunos a desenvolver uma mentalidade de escoteiro

atch.

2

Deixa de ver o que está à sua frente

Baseado na ilusão do Monkey Business e na experiência do bom samaritano.

3

Dissonância cognitiva e confirmação de preconceito

Essas duas peculiaridades da nossa psicologia são responsáveis por uma grande variedade de falhas morais, além de desempenhar papéis extremamente importantes em nossas vidas. Explore como a racionalização, que também desempenha o papel importante de nos proteger da dor causada pela dissonância, pode nos enganar. Leia Mistakes Were Made, But Not By Me.

4

Conformidade: o experimento de Asch

Reencene o ensaio/a experiência e use o recurso de vídeo sobre o ensaio para iniciar uma conversa.

5

Obediência: a experiência/o ensaio de Milgram

Use o vídeo do ensaio de Milgram para iniciar uma discussão sobre o poder da obediência.

6

Experiência na prisão de Stanford

Assista ao vídeo fornecido acima e, se possível, ao filme The Stanford Prison Experiment também listado acima.

7

Desonestidade

Use o vídeo fornecido no Exercício 6 e o documentário (Dis)honesty: The Truth about Lies. Também utilize como base para discussão, a leitura de The (Honest) Truth about Dishonesty.

8

Colorismo e jogar como uma garota: explorando o preconceito autodirigido

Comece pedindo às pessoas que resolvam o seguinte “enigma”: pai e filho sofreram um acidente de carro. O pai morre no local e o filho é levado às pressas para o hospital. No hospital, o cirurgião olha para o garoto e diz: "Não posso operar esse garoto, ele é meu filho". Como isso pode ser? Assista ao documentário Dark Girls e ao anúncio Always #LikeAGirl. Assista também ao vídeo do YouTube Feminine Beauty: A Social Construct? e ao documentário The World Before Her. Discuta sobre eles.

9

O teste da boneca

Veja o vídeo a seguir, mostrando como o teste da boneca funciona. Discuta sobre ele. See the following video showing how the Doll Test works. Discuss.

10

Corrupção Moral

Leia Rorty’s ‘How to Harden Your Heart’, (listado acima), que ressalta os diferentes mecanismos psicológicos abordados aqui e assista a uma seleção dos seguintes documentários: The Armstrong Lie , Winter Soldier , Duch: Master of the Forges of Hell e The Act of Killing. Discuta esses documentários à luz do que foi discutido acima, prestando atenção especial aos mecanismos psicológicos, destacando o facto de serem benéficos, porém também podem nos enganar.

11

Conclusão

Observação e discussão finais baseadas na visão de The Push e This is Water. Discuta sobre elas. Qual a relação existente entre o discurso do início do último filme e os objetivos do curso?

 

Regressar ao início