Este guia de ensino é um recurso para professores  

 

Seção dois: promover ambientes de aprendizagem ética

 

Os Módulos E4J da Universidade sobre Integridade e Ética fornecem materiais e ferramentas pedagógicas para ajudar os professores a ministrar aulas sobre vários tópicos de ética. No entanto, uma educação ética eficaz exige ir além do mero ensino de tópicos éticos; requer um ambiente de aprendizagem ética de suporte. A experiência de um ambiente ético na universidade aumenta a sensibilidade moral e o comportamento ético dos estudantes e os ajuda a apreciar a importância da ética em suas vidas pessoais e profissionais e na sociedade de um modo geral. Além disso, quando os valores e mensagens enfatizados nas aulas de ética são consistentes com os que prevalecem fora da sala de aula, é mais provável que sejam considerados válidos pelos estudantes. Assim, um ambiente ético não é apenas importante enquanto um método educacional por si só, mas também é crucial para a eficácia das aulas e cursos de ética, incluindo aqueles baseados nos Módulos E4J.

Nesse contexto, os professores que ensinam os Módulos E4J podem desejar proporcionar um ambiente ético na sala de aula e na universidade. Nesse ambiente, as relações e práticas cotidianas são baseadas em padrões éticos, e os estudantes são orientados e apoiados para viver e interagir eticamente.

A seguir, exploramos dois métodos principais que os professores podem usar facilmente em sala de aula, para promover um ambiente de aprendizado ético: criando “regras básicas” éticas para a classe e servindo como modelos éticos. O primeiro método é mais eficaz quando os estudantes estão envolvidos no desenvolvimento e na aplicação das regras. A experiência de participar da criação de um ambiente ético na universidade é particularmente fortalecedora, pois demonstra aos estudantes que eles podem ajudar a promover ambientes éticos em outros contextos.

 

Definindo regras básicas para o comportamento ético

Como os estudantes devem se comportar na sala de aula? Eles podem comer, usar dispositivos eletrônicos, que idioma pode ser usado durante as deliberações da aula? Como um professor deve se comportar ao lidar com as interrupções nas aulas, ao responder aos e-mails dos estudantes e ao responder às perguntas durante as aulas? Todas essas são questões de rotina que surgem durante cada curso, em quase qualquer país ou campo da educação, e todas envolvem questões éticas.

Exemplos de comportamento antiético dos estudantes são bem conhecidos: chegar atrasado às aulas, usar telefones celulares ou computadores para fins não educacionais nas aulas, trapacear nos exames e plagiar o trabalho de outras pessoas. As universidades estão constantemente tentando abordar esse comportamento por meio do aumento da vigilância (por exemplo, software de plágio) e dos procedimentos disciplinares, mas, embora isso possa impedir a ocorrência de algum comportamento antiético, raramente tem um impacto duradouro. Uma maneira de lidar com essas questões é estabelecer regras básicas para o comportamento na sala de aula.

Como exemplo, se os exercícios em sala de aula envolverem histórias pessoais, a regra básica pode ser que todo estudante tenha o direito de ser ouvido e que todo estudante deva ser aberto e tolerante com opiniões diferentes e mostrar respeito por essas opiniões, mesmo quando discordam. O professor tem a responsabilidade de garantir que essa regra seja respeitada, durante todo o tempo. As regras básicas não devem lidar com questões disciplinares ou estabelecer sanções (muitas universidades já possuem um sistema disciplinar bem claro). Seu único objetivo é orientar os estudantes sobre a conduta adequada.

As regras básicas para o comportamento ético na sala de aula devem idealmente ser co-criadas por estudantes e professores, que também participarão juntos no monitoramento da implementação das regras. Os estudantes que criam as regras estarão mais propensos a segui-las. Além disso, a experiência de participar na criação de um ambiente ético na universidade é fortalecedora para os estudantes, pois demonstra que eles podem ajudar a promover ambientes éticos em outros contextos. De fato, o processo de criação das regras básicas pode ser mais significativo para os estudantes do que o resultado, pois as deliberações em torno da redação das regras geram muitas oportunidades para aumentar a consciência ética. Envolver os estudantes na definição das regras básicas é, portanto, uma maneira eficaz de promover um ambiente de aprendizado ético e oferecer uma educação ética. Neste contexto, a discussão da seção anterior sobre a importância do engajamento ativo para o aprendizado efetivo é lembrada. E, é claro, implementar as regras durante as aulas, embora às vezes seja desafiador, pode ser uma ferramenta muito eficaz no ensino da ética.

Existem muitas medidas práticas diferentes que o professor pode adotar para envolver os estudantes na criação das regras básicas. Por exemplo:

  • Os professores podem pedir aos estudantes que trabalhem em pequenos grupos, para identificar e descrever um problema ou problema ético na sala de aula e redigir uma regra ou diretriz que lide com isso.
  • • Os professores podem incentivar os estudantes a produzir pequenos clipes de vídeo em seus dispositivos móveis, destacando os problemas éticos comuns. Eles podem ser postados em plataformas de mídia social como o Facebook ou o Instagram.
  • O professor pode atribuir questões específicas a estudantes ou grupos individuais, como por exemplo "o comportamento em sala de aula" ou "o comportamento na prova". As questões são discutidas e, em seguida, as regras básicas são elaboradas e acordadas.
  • O professor pode estabelecer uma competição entre os estudantes para os slogans ou pôsteres mais criativos que abordem os tópicos das regras básicas.
  • Para motivar e inspirar os estudantes, os professores podem criar vídeos curtos que abordam problemas éticos comuns na sala de aula e compartilhá-los com os estudantes.
  • O palestrante pode lançar uma campanha (online ou offline) para apresentar o desenvolvimento próximo das regras básicas. Uma vez criado, o professor pode introduzir as regras como parte da campanha. O professor também pode pedir aos estudantes que assinem um contrato no início do curso, onde eles se comprometem a seguir as regras básicas. No final do curso, o professor pode pedir aos estudantes que escrevam uma declaração reflexiva sobre o impacto das regras.

Se as circunstâncias forem favoráveis, o professor pode levar esse projeto um passo adiante, "atualizando" as regras básicas da sala de aula a serem aplicadas a todo o departamento ou à universidade como um todo. Isso pode até ser a base para o desenvolvimento de um código de honra ou de ética para a comunidade universitária - abordando os vários tipos de comportamento no ambiente universitário mais amplo e projetado para os vários tipos de membros da comunidade na universidade, incluindo estudantes, professores e administradores e funcionários. Um dos professores pode ser eleito ou ser voluntário para gerenciar o processo de implementação das regras ou do código básico. A adoção dessa abordagem abrangente, no entanto, requer recursos adicionais, bem como o apoio total da alta gerência da instituição.

 

Os professores como modelos éticos

As ações falam mais alto que palavras. O comportamento ético pode promover o aprendizado ético entre os estudantes mais efetivamente do que apenas ensinar ética isoladamente. "Como você ensina" é igualmente importante para "o que você ensina", especialmente ao ensinar integridade e ética. Os professores, pela própria natureza de seu trabalho, dão o exemplo para seus estudantes e devem servir idealmente como modelos de comportamento ético dentro e fora da sala de aula. Os professores que ensinam ética devem estar especialmente comprometidos em servir como modelos éticos, pois isso é fundamental para a credibilidade e eficácia de seus cursos. Em outras palavras, para criar um ambiente favorável ao ensino de ética e valores, os professores devem demonstrar integridade e limitar o comportamento antiético na prática diária, incluindo seu comportamento ético em relação aos estudantes, colegas professores e equipe administrativa (Hallak e Poisson, 2007). 

O professor tem muitas oportunidades para demonstrar um comportamento ético adequado e, ao fazê-lo, tornar-se num modelo para seus estudantes. Por exemplo:

  • Começar as aulas na hora e terminá-las no tempo determinado.
  • Lidar com interrupções e distrações em sala de aula de maneira apropriada.
  • Facilitar a discussão em classe de maneira a demonstrar respeito pelas opiniões diferentes.
  • Não se aproveitar do seu relacionamento profissional com os estudantes para ganho pessoal.
  • Dar notas em tempo útil e fornecer feedback abrangente para ajudar os estudantes a aprenderem e melhorarem as suas habilidades.
  • Responder aos e-mails e a outras mensagens dos estudantes, de forma rápida e respeitosamente.
  • Realizar avaliações de tarefas e testes de maneira justa.
  • Demonstrar empatia e compreensão para com os estudantes em circunstâncias difíceis.

Um mapeamento de possíveis comportamentos inadequados no nível de ensino superior pode ser encontrado na plataforma de recursos ETICO on-line. Para melhorar a sua própria consciência ética e comportamento, os palestrantes podem organizar determinadas atividades para seu próprio benefício. Por exemplo:

  • No início de cada ano acadêmico, os professores podem organizar um workshop para se prepararem para as questões discutidas acima. Uma abordagem inovadora é pedir aos estudantes que preparem e ensinem algumas seções do workshop. Essa inversão de papéis leva a importantes aprendizados, de ambos os lados, e atua como um reforço geral da moral.
  • Os professores podem criar um código de ética para eles mesmos, se esse código ainda não existir em suas instituições. Esses códigos podem ser uma ferramenta muito útil para ajudar a regular o comportamento dos professores, em relação aos estudantes, aos outros professores, à equipe administrativa e aos membros adicionais da comunidade universitária, desde que desenvolvidos de maneira participativa (Poisson, 2009). Se esse código já existir, os professores podem ajudar a estabelecer um comitê para supervisionar a sua implementação.
  • No início de cada ano acadêmico e antes do período de provas, o reitor ou chefe de departamento pode dirigir-se aos professores, em um e-mail especial, citando as regras básicas relevantes e lembrando-os de seguir as regras. Eles também podem se referir a códigos de ética, se esses códigos existirem para a sua instituição.
 

Referências e leituras adicionais

 
Seguinte: Seção três: visão geral dos módulos e resultados da aprendizagem
Regressar ao início