Capacitar Estudantes para Sociedades Justas: Manuais para Professores do Ensino Primário e Secundário

 

A educação tem um papel fundamental ao conseguir habilitar os estudantes a compreender seus direitos fundamentais e a se tornarem defensores da justiça na sociedade. Com esse objetivo em mente, o UNODC e a UNESCO publicaram em conjunto dois manuais, um para escolas do ensino primário (básico) e outro para escolas do ensino secundário, para ajudar os professores a capacitar seus estudantes. Os manuais ajudam os professores a desenvolver junto aos estudantes o pensamento crítico e a empatia - habilidades que geralmente não aparecem com destaque nos currículos escolares.

As lições interativas colaboram para a conscientização dos estudantes sobre seus direitos e quebram os conceitos erróneos relacionados com a lei e a justiça. Exercícios, jogos e narração de histórias ajudam questões sociais a ganhar vida, levando os estudantes a assumir uma posição moral.

Algumas das lições dos manuais estão enraizadas na história e na cultura local, construindo a compreensão dos estudantes sobre como as leis nacionais evoluem e as sociedades aprendem a resolver conflitos e a coexistir. Outras lições equipam os estudantes com as competências necessárias para navegar na era digital.

As atividades dos manuais estão enraizadas na Educação para a Cidadania Global, uma abordagem que pode ajudar a promover a confiança dos jovens nas instituições públicas, transformando-os em agentes transformadores capazes de se engajar na sociedade de forma construtiva e responsável.

Manual para escolas do ensino primario

Manual para escolas do ensino secundário
disponível em portugues

Os manuais para professores estão entre os principais recursos desenvolvidos no âmbito da parceria entre UNODC/UNESCO - Educação para a Cidadania Global para o Estado de Direito: Fazer a coisa certa.