Capacitar Estudantes para Sociedades Justas: Manuais para Professores do Ensino Primário e Secundário

 

A educação tem um papel fundamental ao conseguir habilitar os estudantes a compreender seus direitos fundamentais e a se tornarem defensores da justiça na sociedade. Com esse objetivo em mente, o UNODC e a UNESCO publicaram em conjunto dois manuais, um para escolas do ensino primário (básico) e outro para escolas do ensino secundário, para ajudar os professores a capacitar seus estudantes. Os manuais ajudam os professores a desenvolver junto aos estudantes o pensamento crítico e a empatia - habilidades que geralmente não aparecem com destaque nos currículos escolares.

As lições interativas colaboram para a conscientização dos estudantes sobre seus direitos e quebram os conceitos erróneos relacionados com a lei e a justiça. Exercícios, jogos e narração de histórias ajudam questões sociais a ganhar vida, levando os estudantes a assumir uma posição moral.

Algumas das lições dos manuais estão enraizadas na história e na cultura local, construindo a compreensão dos estudantes sobre como as leis nacionais evoluem e as sociedades aprendem a resolver conflitos e a coexistir. Outras lições equipam os estudantes com as competências necessárias para navegar na era digital.

As atividades dos manuais estão enraizadas na Educação para a Cidadania Global, uma abordagem que pode ajudar a promover a confiança dos jovens nas instituições públicas, transformando-os em agentes transformadores capazes de se engajar na sociedade de forma construtiva e responsável.

Manual para escolas do ensino primario

Manual para escolas do ensino secundário

Os manuais para professores estão entre os principais recursos desenvolvidos no âmbito da parceria entre UNODC/UNESCO - Educação para a Cidadania Global para o Estado de Direito: Fazer a coisa certa.