Este módulo é um recurso para professores 

 

Resposta Internacional

 

A criminalidade organizada, o terrorismo e as armas de fogo são ameaças interconectadas e interligadas. O Módulo 5 desta série explora o quadro jurídico internacional atual sobre criminalidade organizada, armas de fogo/APAL e terrorismo. Embora esses instrumentos jurídicos tendam a ser principalmente orientados para uma única ameaça, alguns apresentam alguma referência aos temas interligados que unem esses três tipos diferentes de crime e grupos criminosos. 

O sexto parágrafo preambular do Convenção das Nações Unidas contra a Criminalidade Organizada Transnacional e seus Protocolos reconhece a existência de ligações e atividades sobrepostas. Isso sugere a aplicabilidade da Convenção a todas essas manifestações criminais, e “força os Estados a reconhecerem as ligações entre as atividades da criminalidade organizada transnacional e os atos de terrorismo, levando em consideração as resoluções pertinentes da Assembleia Geral, e a aplicar a (…) Convenção no combate a todas as formas de atividade criminosa, conforme previsto nela” (UNODC, 2004: 3). 

Por outro lado, seu Protocolo contra a Fabricação e o Tráfico Ilícitos de Armas de Fogo, suas partes, componentes e munições suplementar destaca que a complementação da UNTOC com um instrumento específico sobre armas de fogo “será útil na prevenção e combate a esses crimes” (resolução GA 55/255 de 31 de maio de 2001, adotando o Protocolo de Armas de Fogo da ONU). 

Enquanto 19 instrumentos internacionais abordam formas e manifestações específicas de terrorismo, nenhum deles trata especificamente de atividades terroristas envolvendo armas de fogo, dando origem a uma preocupação reiterada em várias resoluções do Conselho de Segurança adotadas ao longo do tempo. Em resposta à inegável ameaça representada por grupos terroristas armados com armas de fogo, o Conselho de Segurança da ONU aprovou a Resolução 2117/2013 que foi o “seu primeiro texto dedicado exclusivamente à questão de armas pequenas e leves” (Nações Unidas, 2013: 1). Os termos da Resolução são redigidos em linguagem bastante aspiracional; por exemplo, a Cláusula 2 “Relembra os Estados-Membros das suas obrigações…”, A Cláusula 7 “Incentiva o compartilhamento de informações ... e a Cláusula 19 “Insta os estados a considerarem a ratificação do ATT.” 

Além da Resolução do Conselho de Segurança da ONU, também houve quatro Resoluções da Assembleia Geral da ONU relacionadas a armas de fogo / APAL: em 2006, 2008, 2015 e 2016. Tal como acontece com a Resolução do Conselho de Segurança da ONU, estes termos não são tão fortes quanto poderiam ser – 12 das 22 cláusulas da Resolução de 2016, por exemplo, “encorajam” em vez de “exigirem” os Estados a empreender cursos de ação específicos. 

Em seguida, o Conselho de Segurança da ONU aprovou a Resolução 2370/2017,Ameaças à Paz e Segurança Internacionais Causadas por Atos Terroristas - Impedir que Terroristas Adquiram Armas.” Esta também é relativamente ambicioso; por exemplo, a Cláusula 2 “Convoca os estados a considerarem tornar-se parte …”, e a Cláusula 4 “Incentiva os Estados Membros a tomarem as medidas adequadas”. Contudo, a linguagem usada é mais forte e os Estados são "instados" muito mais do que "incentivados"

Em 2017, o Conselho de Segurança da ONU também adotou a Resolução 2395/2017, “Ameaças à Paz e Segurança Internacionais Causadas por Atos Terroristas”, em que expressou “preocupação com relação à conexão, em alguns casos, entre terrorismo e criminalidade organizada transnacional, incluindo tráfico ilícito de drogas, armas e pessoas ... ” (Conselho de Segurança das Nações Unidas, 2017: 3). 

Curiosamente, a maioria das armas de fogo traficadas ilicitamente só emergem à superfície depois de serem desviadas para as mãos de grupos terroristas ou criminosos. Além disso, os casos de tráfico ilícito de armas de fogo envolvendo GCOs ou grupos terroristas são frequentemente relatados e registrados como de grupos terroristas, o que, quando considerado como o crime principal, fornece poderes de investigação mais amplos.

 
Seguinte: Conclusão
Regressar ao início