Este módulo é um recurso para professores 

 

Materiais de ensino adicionais

 

Esta seção inclui links para materiais didáticos relevantes, tais como slides em PowerPoint, material de vídeo, estudos de casos e outros recursos que podem auxiliar o docente na explicação das diversas temáticas do Módulo. Os slides e outros recursos podem ser adaptados pelos docentes.

Apresentações powerpoint

 

Vídeos

O filme Prevenção criminal através do desenho urbano (CPTED), produzido pelo WITN Channel 22, exemplifica a CPTED in espaços residenciais. (11 minutos) 

O Município de Christchurch produziu um vídeo que apresenta a CPTED no contexto da reconstrução de Christchurch, após os terremotos de 2011. Embora o filme não associe claramente o design ambiental e a prevenção criminal, ilustra os princípios do design aprimorado da cidade e, como tal, pode ser um estudo de caso útil. (5 minutos e 40 segundos) 

A palestra TEDx, de Joel Caplan, intitulada Para prevenir a criminalidade o foco é nos lugares e não nas pessoas. O filme apresenta ideias sobre: design de ambientes urbanos que contribuem para a prevenção da criminalidade; a importância de abordagens localizadas para a prevenção da criminalidade; e a explanação de uma plataforma de análise geoespacial, Risk Terrain Modeling (RTM), que usa big data para ajudar a polícia a reduzir o crime, através da identificação e direcionamento de riscos baseados em locais. (9 minutos e 30 segundos) 

O programa Line Up Live Up da UNODC apresenta uma série de vídeos designados Escolhe o desporto. Estes filmes mostram a prevenção criminal juvenil através do desporto em diferentes regiões do mundo. (cada filme tem aproximadamente 1 minuto e 30 segundos) 

Este filme de animação mostra uma iniciativa para a prevenção da violência e do crime na África do Sul. Produzido pela Fine-Line Illustrations, o filme apresenta os fatores estruturais e/ou fatores de risco subjacentes que podem levar à violência, como desigualdade, falta de acesso à educação, etc. O filme também identifica uma série de fatores de proteção (igualdade de género, espaços públicos seguros), para ilustrar a importância de abordagens integradas para combater o crime e a violência. (4 minutos e 20 segundos) 

Produzido pela rede de municípios do Canadá, o filme sobre Prevenção Criminal promove a importância do investimento em programas de prevenção para jovens. (6 minutos) 

Produzido pelo Departamento de Polícia de Winnipeg, este filme mostra um polícia a falar sobre a importância de se ser pró-ativo na prevenção criminal.(2 minutos) 

Produzido pela Axis Communications, este filme intitulado Cidade mais segura com prevenção criminal eficiente mostra um projeto implementado na cidade Vicente Lopez, na Argentina, no qual câmaras de CCTV são usadas para monitorizar espaços urbanos. (3 minutos)

 

Websites

Vários websites contêm recursos relevantes, incluindo:

Podem encontrar-se na secção “Materiais Adicionais” informações adicionais sobre algumas destas (e muitas outras) organizações importantes na prevenção criminal.

 
Seguinte: Materiais de ensino adicionais
Regressar ao início