Este módulo é um recurso para professores 

 

Introdução

 

Um objetivo central de qualquer estratégia eficaz contra o terrorismo, que se aplica à Estratégia Global de Combate ao Terrorismo das Nações Unidas 2006  (Estratégia CT das Nações Unidas) e ao seu Plano de Ação anexado (Resolução 60/288 da Assembleia Geral) em torno do qual esta Série de Módulos Universitários é enquadrada, é impedir que atos terroristas ocorram. Cada um dos quatro pilares da Estratégia tem um papel preventivo a desempenhar. De particular relevância para este Módulo está o Pilar I, que se preocupa em "abordar as condições propícias à disseminação do terrorismo", especialmente sua relação com o Pilar IV "Garantia dos Direitos Humanos e do Estado de Direito". Violações do Estado de Direito, incluindo as cometidas pelos Estados durante seus esforços contra o terrorismo, estão entre alguns dos principais fatores atuais de extremismo violento. Dessa forma, o Módulo atual se baseia no Módulo 1, que introduziu os alunos ao conceito e à perspectiva histórica do terrorismo, incluindo algumas das diferentes formas que ele pode tomar. O objetivo principal deste Módulo é configurar alguns temas-chave, que são explorados com mais detalhes durante todo o restante da Série de Módulos Universitários  (Módulos 3-14). Em particular, a discussão das questões do Pilar I é emoldurada em torno dos esforços internacionais atuais e do discurso que visa melhor compreensão e mais eficaz prevenção/combate ao extremismo violento. 

 

Objetivos de aprendizagem

  • Entender as "condições propícias à disseminação do terrorismo", focando especialmente na prevenção e combate ao extremismo violento (PVE/CVE).
  • Identifique e explique alguns dos desafios associados aos esforços atuais de PVE/CVE.
  • Examinar e comparar algumas das principais abordagens das Nações Unidas, regionais e multilaterais ao PVE/CVE.
  • Considerar alguns dos principais impulsionadores do extremismo violento, juntamente com as iniciativas atuais em resposta a eles.
  • Examine a relação entre "condições propícias à disseminação do terrorismo" e a adesão/violações do Estado de Direito.
  • Identificar e analisar algumas perspectivas interdisciplinares sobre questões de PVE/CVE.
 
Seguinte: Questões chave
Seguinte