Este módulo é um recurso para professores 

 

Avaliação dos estudantes

 

Esta seção fornece uma sugestão para um trabalho para depois da aula, com o objetivo de avaliar a compreensão dos alunos sobre o Módulo. As sugestões de tarefas, pré-aula ou em sala de aula, encontram-se na seção Exercícios.

O formato de diário é o ideal para avaliar a compreensão dos alunos sobre o módulo. O objetivo é convidar os alunos a pensarem em questões-chave que os ajudarão a entender as complexidades e a si mesmos, num esforço atento que envolva viverem da forma como realmente desejarem viver. O diário oferece aos alunos a possibilidade de aprenderem a interagir com ideias derivadas do módulo que os ajudem a lidar melhor com as vicissitudes da vida. Se possível, deve fornecer-se um comentário sobre os diários e os alunos devem ter a oportunidade de responder aos comentários e de melhorar a qualidade do seu trabalho. Por exemplo, os alunos podem receber uma ou duas semanas para trabalhar em seus diários antes de enviá-los para receber comentários. Logo, eles poderiam ter um período de tempo semelhante para fazer uma apresentação final. Os diários devem conter breves resumos de todo o material apresentado no Módulo, explicando como as características básicas de nossas vidas, que geralmente desempenham papéis positivos, podem funcionar também para nos cegar. O estresse também deve ser colocado na ideia de que viver eticamente, de facto, viver lucidamente como agentes livres, requer um esforço constante de vigilância e atenção. Seus diários podem incluir discussões sobre como vão inserir o material do Módulo em suas vidas e quais medidas adicionais necessárias para aprender mais sobre as armadilhas que prejudicam a nossa atividade ética.

O diário difere de um ensaio padrão. Os alunos não são obrigados a desenvolver uma argumentação sólida, mas mais de refletirem sobre as suas vidas pessoais, em relação ao material discutido nas aulas. Os diários não tem, necessariamente, de ter um objetivo claro, embora os professores possam limitar seu tamanho, para fins de avaliação. Os elementos do diário não pretendem levar a uma conclusão específica que vincule todo o material, embora possa ser assim. Em vez disso, o diário é um formato que convida a uma reflexão contínua, sobre o material abordado no curso e como isso afeta a vida dos alunos. Os alunos poderão continuar escrevendo em seus diários, muito tempo depois de concluírem o Módulo. Os diários também devem se distinguir das anotações da classe. As anotações da aula pretendem resumir o que é discutido na aula, enquanto o diário tem como objetivo oferecer aos alunos a oportunidade de abordar o que é discutido na aula, para desenvolver ideias sobre a vida do autor. Os resumos das aulas desempenham um papel importante, para ajudarem os alunos no desenvolvimento de ideias sobre as suas vidas, mas os resumos são apenas o ponto de partida para uma reflexão íntima, meticulosa e sensível.

Para orientações sobre como avaliar os diários, consulte a tabela de avaliação abaixo. Seria benéfico aos alunos terem acesso à tabela antes de começarem a trabalhar em seus diários.

Tabela de avaliação dos diários

 
Seguinte: Materiais de ensino adicionais
Regressar ao início