Este módulo é um recurso para professores 

 

Avaliação dos estudantes

 

Esta secção fornece uma proposta de trabalho para realizar após a aula com o objetivo de avaliar a compreensão dos estudantes sobre o Módulo 1. As sugestões de tarefas pré-aula ou a realizar durante a aula encontram-se na secção “Exercícios”.

Peça aos estudantes que redijam um trabalho de pesquisa (com um máximo de 1500 palavras) analisando um caso verídico de violação de direitos humanos em resultado de atos de corrupção. Este trabalho deve descrever a conduta corrupta em si mesma, os seus efeitos atuais ou previsíveis e identificar os direitos violados no caso, não deixando de se analisar, igualmente, as medidas anticorrupção em vigor e se as mesmas foram ou não adotadas com base numa perspetiva de direitos humanos. Os estudantes podem escolher abordar um grande escândalo de corrupção ou um caso menos conhecido. O objetivo é que apliquem os conhecimentos apreendidos com este Módulo 7 no que respeita ao nexo entre corrupção e direitos humanos e as diferentes abordagens com base nas quais o mesmo pode ser compreendido. Esta atividade de avaliação pode ser concretizada sob a forma de uma apresentação a realizar durante a aula, substituindo algumas das atividades acima sugeridas. Esta atividade pode também ser combinada com o exercício 4.

A gravação de um vídeo do estilo TED Talk, na qual os estudantes discutem as questões apresentadas pelo palestrante durante a aula, pode surgir como método alternativo de avaliação:

  • Porque precisamos de integrar os direitos humanos e os esforços anticorrupção?
  • A corrupção como uma violação autónoma de direitos humanos.
  • Criticando a abordagem da corrupção à luz dos direitos humanos.
  • Os governos devem priorizar os direitos humanos ou o combate à corrupção, não ambos. Qual destes deve constituir uma prioridade?
  • No caso dos direitos humanos e do combate à corrupção, a realidade é que as violações não podem ser erradicadas em certos lugares, e devemos simplesmente aceitar esse facto.
 
Seguinte: Materiais de ensino adicionais
Regressar ao início