Este módulo é um recurso para professores 

 

Avaliação dos alunos

 

Esta secção fornece propostas de trabalho a realizar após a aula com o objetivo de avaliar a compreensão dos estudantes sobre o Módulo 9. As sugestões de tarefas pré-aula ou a realizar durante a aula encontram-se na secção “Exercícios”.

Os exercícios propostos podem ser utilizados como testes formativos ou de diagnóstico (por exemplo, para auxiliar a aprendizagem dos estudantes e fornecer feedback) e tal deve ser deixado claro em aula. O caso de estudo pode também ser utilizado como teste formativo ou de diagnóstico, desde que o palestrante possam dar imediato feedback aos seus estudantes sobre as suas respostas e a estrutura das suas apresentações.

Para avaliar a compreensão dos estudantes do presente Módulo, os seguintes exercícios de avaliação a realizar após a aula são propostos. Alguns requerem tempo durante a aula e outros não, pelo que o palestrante deve ajustá-los à estrutura da turma e às suas necessidades.

Avaliação 1: Apresentação em grupo ou vídeo

Antes da segunda aula, peça aos estudantes que investiguem questões abordadas no Módulo e preparem uma pequena apresentação individual ou em grupo para a turma. Os possíveis problemas abordados são exemplos de corrupção no setor da educação ou estratégias para combater a corrupção no setor da educação. Se os estudantes tiverem acesso a ferramentas de gravação de vídeo (disponíveis na grande maioria dos smartphones), o palestrante pode pedir aos estudantes que façam um pequeno vídeo dando exemplos de corrupção no setor da educação (vide, por exemplo, este vídeo). Os palestrantes devem analisar os materiais da apresentação ou os vídeos antes da sua discussão em aula. Além de servir como atividade de avaliação, alguns trabalhos selecionados podem, com a permissão dos estudantes, ser entregues e distribuídos durante a aula para propiciar a discussão.

Avaliação 2: Trabalho escrito

1) Selecione um problema de corrupção que emerge no setor da educação, identificado numa aula anterior ou indicado com a aprovação do palestrante, e submeta uma avaliação escrita sobre: (1) o problema, conceptualizado em termos de custos, benefícios e condições em torno do ato corrupto (por exemplo, mecanismos de deteção), bem como das consequências para a sociedade; e (2) soluções, nomeadamente recursos necessários, dificuldade de implementação e probabilidade de sucesso.

2) Os palestrantes podem também utilizar a atividade sugerida em torno das teorias do mandante-mandatário e da ação coletiva como base para o exercício de avaliação. A discussão em aula deve incluir a revisão de ambas as teorias. Depois disso, os estudantes devem indicar um problema a aprovar pelo palestrante, por exemplo, os problemas identificados pelos estudantes na primeira metade da aula ou um dos casos de estudo mencionados, e indicar no seu trabalho escrito como é que cada uma das teorias supramencionadas poderiam responder diferentemente ao mesmo problema, avaliando as respetivas respostas.

Avaliação 3: Avaliação da comunidade

Palestrantes com mais recursos disponíveis, como o acesso a um laboratório de experimentos sociais ou a dispositivos eletrónicos para entrevistas de campo, podem ponderar realizar uma atividade de avaliação que leve os estudantes a envolver-se com a comunidade para tratarem dos problemas com que os profissionais se deparam e proporem soluções. Os problemas criados pela Internet, como as “fábricas de diplomas” ou a aquisição pelos estudantes de trabalhos de investigação, podem ser igualmente abordados. Os palestrantes teriam de organizar a logística com antecedência, mas se, por exemplo , existir um problema real de corrupção no setor da educação nas notícias ou que seja conhecido pelos alunos, os professores podem identificar pessoas para entrevistar e recursos para verificar e atribuir trabalho a estudantes ou a grupos de alunos. Os estudantes devem ser aconselhados a vir para a aula com os resultados, os quais podem ser aí discutidos, e depois a submeter um relatório sobre a sua pesquisa, fazendo sugestões de correção ou melhoria. Tal pode ser definido como um trabalho mais duradouro ao longo do curso ou mesmo desenvolvido sob a forma de uma dissertação.

 
Seguinte: Materiais de ensino adicionais
Regressar ao início