Este módulo é um recurso para professores 

 

Exemplo de Estrutura de Aula

 

Esta secção contém recomendações para uma sequência e tempo de ensino destinados a atingir os resultados de aprendizagem numa aula de três horas. O docente pode querer desconsiderar ou encurtar alguns dos segmentos abaixo, para dar mais tempo a outros elementos, incluindo introdução, quebra-gelos, conclusão ou pequenos intervalos. A estrutura também pode ser adaptada para turmas mais curtas ou mais longas, visto que a duração das aulas varia entre os países.

Apresenta-se aqui um plano de aula recomendado. O plano de aula fornece um tempo indicativo para os elementos individuais da aula. É difícil prever o tempo que levará para percorrer o conteúdo e os exercícios e vai depender do tamanho do grupo de alunos, do nível dos alunos (graduação ou pós-graduação), da capacidade dos alunos, da familiaridade com o tema, da pré-leitura concluída antes de assistir à aula e uma miríade de questões associadas ao contexto de aprendizagem local. Consequentemente, é recomendável investir tempo na preparação da aula, trabalhando o conteúdo e os exercícios. A secção de Materiais de ensino adicionais também fornece referências e links úteis, incluindo órgãos regionais de prevenção do crime.

O Módulo deve ser lecionado em três horas de contacto (180 minutos). Recomenda-se que cada secção do Módulo seja dividida igualmente. O exemplo de classe recomendada é o seguinte:

  • Exercício 1 - Conhecimento prévio [25 minutos]
  • Tópico 1 - Palestra [40 minutos]
    • Cobrindo o seguinte conteúdo (retirado do Tópico 1). O que são padrões e normas? O papel e a posição dos padrões e normas da ONU dentro do direito internacional público e do direito internacional dos direitos humanos (a legitimidade e a natureza oficial do direito internacional, os direitos humanos e os padrões e normas, a estrutura da rede da ONU no que respeita aos direitos humanos: instrumentos e órgãos de monitorização, mecanismos e relevantes tratados de direitos humanos e órgãos de tratados).
  • Exercício 2 - Estudo de caso Corinna Horvath [25 minutos]
  • Palestra [25 minutos]
    • Cobrindo o seguinte conteúdo (extraído dos Tópicos 2 e 3). Visão geral dos padrões e normas da ONU na prevenção do crime e justiça criminal, tanto em termos de escopo bem como operação.
  • Exercício 3 - Exercício de grupo sobre como lidar com o preconceito de género no poder judiciário [45 minutos]
  • Resumo do módulo / perguntas / discussão [15 minutos]
  • Conclusão da aula e explicação do trabalho pós-aula [5 minutos]
 
Seguinte: Leitura essencial
Regressar ao início