Este módulo é um recurso para professores 

 

Exercícios

 

Esta secção apresenta um conjunto de exercícios pedagógicos para realizar antes da aula ou durante a mesma. Uma atividade para realizar no final da aula e destinada a avaliar a compreensão dos alunos acerca do presente Módulo é sugerida numa secção separada.

Estes exercícios são apropriados para turmas de até 50 estudantes, nas quais os mesmos se podem organizar em grupos pequenos para discutirem os casos ou realizar as atividades, cabendo aos representantes de cada grupo transmitir as conclusões ao resto da turma. Embora também seja possível utilizar esta metodologia de trabalho em pequenos grupos numa turma grande, com várias centenas de alunos, tal é mais desafiante e o palestrante pode querer recorrer a certas técnicas de facilitação para garantir que haja tempo suficiente para as discussões em grupo e para a apresentação das conclusões de todos os grupos à turma. A maneira mais simples de viabilizar a discussão em pequenos grupos numa turma grande é pedir aos alunos que discutam os problemas com os quatro ou cinco alunos sentados ao lado deles. Dadas as limitações de tempo, nem todos os grupos poderão apresentar as suas conclusões em todos os exercícios. Recomenda-se que o palestrante faça seleções aleatórias e tente garantir que todos os grupos tenham a oportunidade de transmitir os seus comentários, pelo menos uma vez durante a sessão. Se o tempo permitir, o palestrante poderá promover uma discussão com toda a turma, depois de cada grupo ter apresentado as suas conclusões.

Todos os exercícios desta secção são adequados tanto para estudantes universitários, como para graduados. No entanto, as decisões sobre a adequação dos exercícios devem ser tomadas com base no contexto educacional e social, considerando-se que varia muito o conhecimento prévio dos alunos e a sua familiarização com estes problemas. O palestrante é incentivado a relacionar cada exercício com os temas-chave do Módulo.

Recomenda-se que os palestrantes comecem a construir um ambiente propício e amigável logo no início da aula e antes da realização do primeiro exercício. Isso pode ser feito através de atividades de “quebra-gelo”, analisando respeitosamente as orientações e opiniões iniciais dos alunos sobre a corrupção e demonstrando interesse genuíno nas suas perspetivas. Uma vez que os alunos passem a ver o palestrante como respeitador, genuinamente interessado nas suas orientações sobre o tema e consistente na gestão dos comentários maliciosos ou pejorativos de outros colegas, estará estabelecido um ambiente seguro que permitirá uma melhor e mais eficaz aprendizagem e desenvolvimento por parte dos estudantes.

Exercício 1: Como podem os cidadãos participar na luta contra a corrupção?

Antes da sessão, peça aos estudantes para ler “Corrupção e Ação Coletiva” e assistir à TED TalkCombater a Corrupção nos Países em Desenvolvimento”. Durante a aula, os estudantes devem ser divididos em grupos de cinco a oito membros e, durante dez minutos, incumbidos de partilhar ideias sobre como a tecnologia pode ser utilizada pelos cidadãos para combater a corrupção. As ideias partilhadas podem relacionar-se com a luta contra a corrupção num setor específico e mais vulnerável à mesma. Ao fim de dez minutos, todas as ideias apresentadas devem ser colocadas num quadro e as cinco mais votadas lidas e discutidas pela turma.

Orientações para o palestrante

O objetivo deste exercício é fornecer uma visão prática sobre como os cidadãos podem participar na luta contra a corrupção, com especial ênfase na corrupção eleitoral em democracias jovens. O exercício deverá demorar cerca de 45 minutos.

 

Exercício 2: Como é que o jornalismo de investigação pode combater a corrupção?

Antes da sessão, peça aos estudantes que vejam a TED Talk “How the Panama Papers journalists broke the biggest leak in history” ou a TED Talk “How I named, shamed and jailed”. Após a visualização dos vídeos, a turma deve ser dividida em cinco grupos. Cada grupo deve aceder a cada um dos seguintes websites:

  1. www.cenozo.org
  2. www.legalleaks.info
  3. www.occrp.org/en/gacc/
  4. https://en.arij.net/
  5. www.icij.org/ 

e informar os outros grupos acerca: 

  • Das abordagens adotadas por esses grupos para lutar contra a corrupção;
  • Das sinergias entre os vários grupos;
  • De qual a abordagem que parece mais útil na luta contra a corrupção considerando o seu contexto local.

Orientações para o palestrante

Este exercício contribui para a elucidação sobre como o jornalismo de investigação funciona em diferentes jurisdições. O exercício deve fornecer aos estudantes uma melhor compreensão da importância dos média na luta contra a corrupção e do esforço que é depositado no jornalismo de investigação um pouco por todo o mundo. O exercício deve ainda confrontar os estudantes com as implicações éticas (e outras) do jornalismo de investigação sob a forma de Wikileaks. Existe um dever dos jornalistas de investigação de ser responsáveis, e perante quem é que os mesmos apresentam esse dever? O palestrante pode referir-se à Série de Módulos Universitários da Educação para a Justiça («E4J») sobre Integridade e Ética e, em particular, ao Módulo 10 (Integridade e Ética dos Média) dessa Série.

Este exercício presume que os estudantes já leram os seguintes materiais (referidos na secção “Leitura fundamental”):

 

Exercício 3: Jornalismo de Cidadãos

Peça aos estudantes que consultem este website antes de comparecerem na aula. O website apresente um conjunto de plataformas de jornalismo colaborativo, nas quais os cidadãos podem redigir notícias. Durante a aula, mostre os estudantes a TED Talk “Citizen journalism by Paul Lewis” ou a TED Talk “Citizen journalism by Brian Conley”. Depois da visualização dos vídeos, os estudantes devem ser divididos em grupos de cinco membros e cada grupo deve sair da sala (ir lá fora, aos halls, consoante apropriado) e utilizar os seus smartphones para produzir uma notícia. Tal pode ser realizado através da simulação de um crime (como o suborno ou peculato) ou utilizar tudo o que estiver disponível para criar uma história. Este exercício deve demonstrar o quão fácil (ou difícil) é ser um jornalista cidadão e o quão fácil é criar notícias falsas.

Os estudantes devem depois discutir as seguintes questões: 

  • Quais são os desafios éticos em torno do jornalismo de cidadãos?
  • Como é que o jornalismo de cidadãos tem afetado o jornalismo convencional?
  • Como é que o jornalismo de cidadãos pode ser usado na luta contra a corrupção? 

Orientações para o palestrante

O objetivo deste exercício é fornecer aos estudantes uma melhor compreensão sobre a eficácia e as limitações do jornalismo de cidadãos. O mesmo concede aos estudantes a oportunidade de testarem as suas próprias habilidades para serem cidadãos jornalistas, mas também para verem a facilidade com que as notícias falsas são criadas e o impacto que as mesmas podem ter. O exercício deve permitir aos estudantes que reflitam sobre como os desafios éticos do jornalismo de cidadãos podem ser enfrentados.  

Este exercício assume que os estudantes leram ou visualizaram previamente os seguintes materiais (vide as referências completas nas secções “Leitura Fundamental” e “Materiais de Ensino Adicionais” deste Módulo):

 

Exercício 4: Propiciadores de mudanças na luta contra a corrupção: principais ativistas e personalidades dos média que levaram a cabo atos de combate à corrupção

Peça aos estudantes que visualisem uma (ou mais) das seguintes TED Talks: “When you fight corruption it fights back”, “My battle to expose government corruption” ou “How to Expose the Corrupt”. Após a visualização dos vídeos, os estudantes devem discutir o impacto desses ativistas e organizações no combate à corrupção, no plano local e internacional.

Os estudantes devem considerar o compromisso e esforços desses ativistas para levar a cabo essa luta e os custos pessoais que a mesma acarretou.

Orientações para o palestrante

Este exercício deve fornecer aos estudantes uma melhor compreensão dos custos pessoais e profissionais do combate à corrupção por parte dos indivíduos em distintas jurisdições. Os ativistas anticorrupção devem estar cientes de que os interesses corruptos lhes fornecem resistência quando são ameaçados, devendo tal ser compreendido pelos estudantes.

 

Exercício 5: O impacto da sociedade civil  

Peça aos estudantes que visualisem o vídeo Kony 2012. Depois da visualização do documentário, a turma deve discutir as várias ferramentas que a ONG Crianças Invisíveis utiliza para influenciar a opinião do público e “forçar” investigações governamentais. Este exercício deve demorar cerca de 15 minutos.

Orientações para o palestrante

O objetivo deste exercício é sublinhar tudo o que pode ser alcançado quando a sociedade civil é organizada, determinada e utiliza os seus vários canais para alcançar os seus objetivos. O documentário a ser transmitido neste exercício coloca em evidência o impacto que a sociedade civil pode ter quando se mobiliza em torno de uma questão emotiva. Neste caso, está em causa uma criança apanhada no meio do conflito na África Central, encabeçado por Joseph Kony, líder do exército de resistência do senhor. Apesar de a questão não ser sobre corrupção mas sobre conflito, bem revela o poder que a sociedade civil e os “cidadãos normais” podem ter para desencadear mudanças.

Este exercício presume que os estudantes já leram os seguintes materiais (referidos na secção “Leitura fundamental”):

 

Exercício 6: Utilização da tecnologia no combate à corrupção: Blockchain e Big Data

Peça aos estudantes para lerem os materiais listados abaixo antes de virem para a aula. Durante a aula, os estudantes devem ser divididos em pequenos grupos e discutir a potencial aplicação da blockchain e dos Big Data nos seguintes setores:

  • Contratação Pública
  • Eleições
  • Registo de Propriedades

Lista de leituras a realizar antes do exercício:

Orientações para o palestrante

O objetivo deste exercício é apresentar o conceito de blockchain e compreender as suas implicações na luta contra a corrupção. Como forma de preparação para este exercício, os estudantes devem realizar as leituras relacionadas e preparar-se previamente para poderem discutir as vantagens e desvantagens da plataforma de blockchain em distintos domínios públicos.

 
Seguinte: Exemplo de Estrutura de Aula
Regressar ao início