Este módulo é um recurso para professores 

 

Introdução

 

Este Módulo examina metódos e abordagens para fortalecer a integridade no setor público. É desenvolvido para docentes que queiram apresentar aos estudantes a importância da integridade do serviço público e as formas nas quais as organizações públicas podem promover ambientes éticos de trabalho. O Módulo explora o conceito de gerenciamento da integridade no setor público. Além disso, analisa outros parâmetros éticos que se aplicam às organizações públicas, incluindo o código de ética e o código de conduta. Após dar ênfase à importância da integridade no setor público – ou integridade pública – o Módulo foca em duas ideias principais. A primeira ideia é que o comportamento ético é motivado por incentivos, internos e externos. Sendo assim, estabelecer organismos públicos éticos exige processos que toquem as mentes e os corações dos stakeholders. A segunda ideia examinada no Módulo é que o fortalecimento da integridade das organizações públicas exige um trabalho em paralelo com a ética individual, cultura organizacional, e gerenciamento de sistemas. Estas colocações são construídas nos conceitos elaborados no Módulo 1, sobre Integridade e Ética (Introdução e Parâmetros Conceituais) e no Módulo 14, sobre Ética Professional do E4J. O Módulo, indo para além de explicações teóricas e conceituais, inclui exercícios interativos que podem auxiliar os estudantes a compreender mais profundamente esses temas. O Módulo é um recurso para os docentes, fornecendo material para uma aula de três horas. O Módulo pode também ser utilizado em sessões mais curtas ou mais longas, ou ainda ser transformado em um curso (Verifique: Guia para o desenvolvimento de um curso autônomo).

 

Objetivos de aprendizagem

 
  • Compreender os instrumentos fundamentais no fortalecimento da integridade e da ética na esfera pública, assim como os processos de gerenciamento da integridade nas organizações públicas.
  • Apreciar os desafios envolvidos no fortalecimento da integridade e da ética no serviço público.
  • Analisar os códigos de ética como sendo um conjunto específico de valores públicos e princípios de conduta, e compreender a interdependência dos valores.
  • Avaliar e analisar os cenários dos serviços públicos e compreender como identificar e gerenciar o risco da violação da integridade.

 

Seguinte: Questões chave
Regressar ao início