Este módulo é um recurso para professores 

 

Leitura essencial

 

Essa seção ilustra uma lista de materiais de livre acesso (na maioria) que o docente pode pedir aos estudantes que leiam, antes de participarem de uma aula baseada nesse Módulo.

  • Eagleman, David (2016). How I decide? In The Brain: The Story of You. Edinburgh: Canongate Books, pp. 107-144.  » O livro apresenta novas descobertas na neurociência em como o célebro trabalha. O capítulo “How do I decide?” (Como eu decido?) fornece uma explicação da natureza racional e emocional da tomada de decisões. Aqui são abordadas algumas decisões éticas dentro desse contexto. O texto ajuda a compreender o porquê dos processos serem fundamentais para a educação ética e o desenvolvimento da integridade e ética pública. O livro não está disponível sem custo na Internet.
  • Gilman, Stuart C. (2005). Ethics Codes and Codes of Conduct as Tools for Promoting an Ethical and Professional Public Service: Comparative Successes and Lessons . World Bank.  » O documento oferece uma introdução concisa aos valores públicos e a sua primeira parte explica a ligação entre o sistema democrático, os seus valores e os códigos de ética pública. O seu estilo é simples e acessível mesmo para estudantes de disciplinas distantes da matéria, pois foi escrito para profissionais do desenvolvimento.
  • Lewis, Carol W. and Stuart C.Gilman (2012). The Ethics Challenge in Public Service: A Problem-Solving Guide. San Francisco: Jossey-Bass, pp. 1-44 and 115-138.  » Um livro com autoridade sobre ética pública que ajuda a compreender o desafio ético no serviço público e oferece uma orientação prática para lidar com questões éticas. A Introdução e o Capítulo 1 oferecem uma introdução abrangente aos regimes de ética pública e à integridade pública e aos valores e princípios éticos fundamentais do público. O Capítulo 5 dá uma explicação detalhada e orientação para agir em situações de dilema ético.
  • OECD (2017). Recommendations on Public Integrity . Paris.  » Um resumo que reflete os conceitosmais atuais (state-of-the-art) sobre integridade pública. Este documento captura e faz uma abordagem do gerenciamento da integridade pública, das atividades necessárias e da sua ligação à sociedade. O documento é curto, resumido, escrito num estilo acessível para todos, bem ilustrado e escrito em várias línguas.

 

Seguinte: Leitura avançada
Regressar ao início