Este módulo é um recurso para professores 

 

Exercícios

 

Esta seção contém sugestões para exercícios pedagógicos, para sala de aula e pré-aula. Também se sugere uma tarefa pós-aula, numa seção separada, para avaliar a compreensão do Módulo pelo estudante. 

Os exercícios desta seção são mais apropriados para turmas com o máximo de 50 estudantes, para que possam ser facilmente organizados em pequenos grupos, nos quais discutem casos ou realizam atividades, antes que os representantes de cada grupo forneçam o feedback para toda a turma. Muito embora seja possível ter a mesma estrutura de pequenos grupos em turmas grandes, com algumas centenas de estudantes, é mais desafiador, e o professor pode querer adaptar técnicas de facilitação, para garantir tempo suficiente para as discussões em grupo, além de fornecer feedback para toda a turma. A forma mais fácil de lidar com os requisitos para discussões de pequenos grupos em uma turma grande é pedir aos estudantes que discutam os problemas com os quatro ou cinco estudantes sentados próximos a eles. Dadas as limitações de tempo, nem todos os grupos poderão apresentar comentários em cada exercício. Recomenda-se que o professor faça seleções aleatórias e tente garantir que todos os grupos tenham a oportunidade de apresentar opiniões, pelo menos uma vez durante a sessão. 

Se o tempo permitir, o professor poderá facilitar uma discussão plenária, depois de cada grupo expor o seu feedback

Todos os exercícios desta seção são adequados para estudantes de graduação e de pós-graduação. No entanto, como o conhecimento prévio dos estudantes e a exposição a esses problemas variam amplamente, as decisões sobre a adequação dos exercícios devem ser baseadas de acordo com o contexto educacional e social. O professor é incentivado a relacionar e ligar cada exercício às questões chave do Módulo. 

Exercício 1: Desempenho: Adotando valores universais

Peça aos estudantes que leiam este discurso do ex-Secretário-Geral das Nações Unidas Kofi Annan.

O discurso foi proferido na Universidade de Tübingen, Alemanha, em homenagem ao Professor Hans Kung, o teólogo católico que ajudou a redigir a Declaração para uma Ética Global (ver seção sobre Questões Chave). O secretário-geral das Nações Unidas, Annan, argumenta neste documento que as ideias de Kung sobre os valores universais foram captadas na Carta das Nações Unidas, na Declaração Universal dos Direitos Humanos e em outras atividades das Nações Unidas. Ele sustenta ainda que esses valores precisam ser defendidos por todas as pessoas e não devem ser um ponto de divisão entre os povos. 

Orientações ao professor

O discurso menciona cinco valores: paz, liberdade, progresso social, igualdade de direitos e dignidade humana. Crie cinco equipes de estudantes e atribua um dos valores a cada uma. Cada equipe deveescrever uma breve representação na qual atua o seu valor. Cada peça deve durar de 2 a 3 minutos e os alunos devem ter de 15 a 30 minutos para desenvolvê-la. As peças podem ser baseadas em eventos da vida real ou cenários fictícios. Se eles não conseguirem terminar a tarefa no tempo alocado, incentive-os a desenvolvê-la posteriormente, fora da aula. 

Exercício 2: Simulação: Criação de uma Declaração Universal de Valores Humanos

Neste exercício, os estudantes são convidados a criar uma Declaração Universal dos Valores Humanos (DUVH), baseada na Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), embora seu foco seja em valores e não em direitos. Para criar uma declaração de 10-15 artigos, os estudantes serão organizados em grupos de pelo menos cinco e não mais do que oito. 

Orientações ao professor

Os estudantes devem ter lido a DUDH, juntamente com o material seleccionado do volume editado pela UNESCO, “Direitos humanos: comentários e interpretações” (UNESCO / PHS / 3). Eles terão ouvido duas palestras de 15 minutos sobre valores universais e a DUDH, em conjunto com a discussão de suas próprias ideias sobre valores e ética. 

Os alunos devem ser lembrados de que estão fazendo algo diferente do que os redatores da DUDH fizeram, uma vez que estão se concentrando em valores e não em direitos. Isso pode ser uma oportunidade para o professor discutir as diferenças entre direitos e valores. A ideia do exercício é usar o mesmo formato da DUDH e tentar criar um documento com o qual todos concordem. 

Os alunos devem ser divididos em grupos de 5 a 8 alunos cada. Eles têm 45 minutos para concluir a tarefa. O palestrante deve postar, na tela ou no quadro, as seguintes questões: 

  1. O que você valoriza?
  2. Como é que o que você valoriza pode ser transformado em uma regra de comportamento?
  3. Quais áreas da vida são mais importantes para delimitar em tal documento, ou seja, política, direito, economia, sociedade, família, etc.?

O professor deve encorajar os estudantes a usarem os primeiros 15 minutos para discutir essas questões e pedir a um relator que anote algumas de suas respostas. Depois disso, o professor deve intervir e sugerir que comecem a trabalhar em um documento de, no máximo, 15 artigos. O documento pode ser escrito em uma linguagem formal (semelhante à que leram nos documentos das Nações Unidas) ou em uma linguagem com a qual eles se sintam mais confortáveis. Esta atividade deve durar os 30 minutos seguintes. 

Os últimos 15 minutos devem ser reservados para que os estudantes leiam suas respostas e, em seguida, tenham uma discussão resumida com a turma e o professor. As diferenças entre valores e direitos devem ser novamente enfatizadas. Este exercício funciona tanto para turmas grandes como pequenas, uma vez que os estudantes devem ser divididos em grupos para o exercício. 

No final do exercício, cada grupo deve ter produzido uma declaração de 10-15 artigos. Os artigos devem ser digitados no final do Módulo e colocados em uma pasta, de forma a que todos os estudantes possam aceder a ela. Deve então pedir-se aos estudantes para ler e refletir sobre os diferentes resultados.

 
Seguinte: Exemplo de Estrutura de Aula
Regressar ao início