Este módulo é um recurso para professores 

 

Exemplo de estrutura de aula

 

Este tópico contém recomendações para uma sessão de ensino com atividades preparadas para alcançar os resultados de aprendizagem por meio de uma aula de três horas. O professor pode modificar ou ajustar algumas das seções abaixo para dar mais ênfase a outros pontos, incluindo introdução, quebra-gelo, conclusão ou pausas curtas. A estrutura também pode ser adaptada para aulas mais curtas ou mais longas, uma vez que as durações das aulas variam entre os países. 

Antes da aula, seria útil que os estudantes se familiarizassem com o Processo de Controle de Armas das Nações Unidas em relação a armas de fogo e com o Tratado de Comércio de Armas, lendo sobre o tema (por exemplo: Mcdonald, 2012, 2013; Squires, 2014: 305- 318; Parker e Wilson, 2016).

 

A primeira hora

As figuras 4.1 e 4.2 mostram os diferentes caminhos das armas de fogo produzidas. A primeira parte da aula poderia ser dedicada a explorar os contextos sociais, as oportunidades criminosas que esses contextos promovem para desvios ou transações ilegais de armas de fogo, as relações de oferta e demanda e as culturas ilegais de armas de fogo operantes nesses contextos. Os estudantes devem ser incentivados e ajudados a usar o site GunPolicy.org, apesar de suas limitações, para construir perfis de fornecimento e uso ilegal de armas de fogo.

Isso abre caminho para explorar como influências sociais e culturais como medo, patriotismo, insegurança, mentalidade de conflito, masculinidade, 'respeito' e cultura de armas podem influenciar a demanda por armas de fogo. Uma leitura do seguinte texto pode ser útil aqui: Arsovska, Jana e Yuliya Zabyelina (2014). “Irracionalidade, Liminalidade e Demanda por Armas de Fogo Ilícitas nos Balcãs e no Norte do Cáucaso”. Revista Europeia de Política Penal e Pesquisa, vol. 20, Edição 3, 399 -420. 

Leituras alternativas

       ● Cock, Jacklyn (2001).‘Gun violence and masculinity in contemporary South Africa’, in Robert Morrell (ed) Changing Men in Southern Africa, Pietermaritzburg: University of Natal Press.

       ● Stretesky, Paul and Mark Pogrebin (2007) ‘Gang-Related Gun Violence Socialization, Identity, and Self’. Journal of Contemporary Ethnography, Volume 36, Number 1, 85-114.

Tendo realizado as duas atividades, os estudantes devem ser incentivados a relatar suas ideias para o restante da classe.

 

A segunda hora

Uma característica central da segunda hora de aula é explorar os vários meios descritos por Spapens pelos quais as armas de fogo podem passar da 'legalidade' para a 'ilegalidade'. Isso exigirá uma compreensão do modelo que ele desenvolveu (Spapens, 2007) e as várias brechas pelas quais as armas de fogo em maior ou menor número passam da legalidade para a ilegalidade. Consulte os estudos de caso descritos no módulo. Os estudantes devem relatar suas conclusões, refletindo também sobre as oportunidades de regulamentação e/ou execução da lei para suprimir essas brechas. 

 

A terceira hora

A terceira hora incentiva os estudantes a explorar as consequências dos mercados ilegais de armas de fogo e, com referência aos estudos de caso e material do Módulo, a descrever vários contextos nos quais o fornecimento de armas de fogo ilícitas produziram, prolongaram, intensificaram, ampliaram e agravaram a natureza letal da violência armada e dos conflitos. A discussão deve conter cenários e contextos contrastantes.  

A seção final da aula consiste em refletir sobre a diversidade, na forma, escala e contextos, dos mercados ilícitos de armas de fogo e das cadeias de fornecimento de armas de fogo ilegais. Que conclusões podem ser tiradas? Que ideias e conceitos estão disponíveis agora para nos ajudar a entender esses mercados ilícitos e como eles funcionam? Quão melhores estamos do que os "cegos de Duquet e Goris descrevendo um elefante"? 

Encerre e conclua desenvolvendo esses temas finais em conjunto com os estudantes.

 
Seguinte: Leitura essencial
Regressar ao início