Este módulo é um recurso para professores 

 

Guia para desenvolver um curso autónomo

 

Este Módulo fornece um esboço para uma aula de três horas, no entanto, há potencial para desenvolver seus tópicos ainda mais em um curso autônomo. O escopo e a estrutura de tal curso serão determinados pelas necessidades específicas de cada contexto, mas uma possível estrutura é apresentada aqui como sugestão.

Sessão

Tópico 

Breve descrição

1

Introdução ao módulo 

Introduzir temas do módulo e metodologia de avaliação. Explorar a familiaridade do aluno com termos e terminologias específicos, como definições e formas de corrupção e explicá-los e esclarecê-los com mais detalhes; relevância das políticas comparativas relacionadas aos mecanismos anticorrupção.

2

Sistemas Democráticos

Fornecer uma visão geral das características dos sistemas democráticos; descrição das diferenças e variâncias entre eles relacionadas ao elo democracia-corrupção.

3

Regimes autoritários

Dê uma visão geral das características dos sistemas autoritários e da relação entre autoritarismo e corrupção. Fornecer uma descrição das diferenças e variâncias entre os regimes.

4

Comparação de sistemas políticos relacionados a mecanismos anticorrupção

Comparar sistemas democráticos, híbridos e autoritários relacionados a mecanismos anticorrupção; selecionar critérios específicos para a comparação e desenvolver uma tabela junto com os alunos.

5

Síndromes da corrupção

Apresentar aos alunos a Teoria das síndromes de corrupção de Johnston e identificar exemplos desses padrões.

6

Cooptação do estado

O que é cooptação do estado? Por que essa forma de corrupção é um risco para sistemas democráticos, híbridos e autoritários? Como pode ser atenuado?

7

Casos por países e democracia consolidada

Assista a um dos vídeos do YouTube (veja Materiais de ensino adicionais) e pergunte aos alunos se e onde exatamente eles veem uma solução para conter a corrupção nesses casos específicos. Inclua uma discussão sobre a "Abordagem de Democratização Profunda".

8

Estratégias anticorrupção 

Os estudantes devem descrever estratégias potenciais para combater a corrupção em estados autoritários, híbridos e democráticos. Que formas de corrupção podem aparecer e como podem ser atenuadas? Use exemplos específicos de países.

9

Os políticos, os partidos e os fundos partidários (financiamento)

Qual o papel dos partidos políticos nos sistemas autoritários? Como os partidos políticos são financiados nas democracias? Os alunos podem tentar responder essas perguntas em grupo e apresentar seus resultados na aula.

Em alternativa apresentar o Exercício 3: Estabelecer um partido anticorrupção.

10

Resumo e reflexão crítica

Os estudantes devem avaliar mecanismos anticorrupção de diferentes sistemas políticos. Eles também devem considerar os potenciais benefícios da corrupção nesses sistemas. Eles podem escrever uma pequena redação ou apresentar seus pensamentos em sala de aula.

 
Regressar ao início