Este módulo é um recurso para professores  

 

Exercícios e estudos de caso

 

Esta seção contém sugestões para exercícios educacionais em sala de aula ou pré-aula, enquanto uma tarefa pós-aula para avaliar a compreensão do módulo pelo aluno é sugerida em uma seção separada.

Os exercícios desta seção são mais apropriados para turmas de até 50 alunos, na qual os alunos podem ser facilmente organizados em pequenos grupos nos quais discutem casos ou realizam atividades antes que os representantes do grupo forneçam feedback para toda a turma. Embora seja possível ter a mesma estrutura de pequenos grupos em turmas grandes, com poucas centenas de alunos, é mais desafiador e a palestra pode querer adaptar as técnicas de facilitação para garantir tempo suficiente para as discussões em grupo, além de fornecer feedback para toda a turma. A maneira mais fácil de lidar com os requisitos para discussões em pequenos grupos em uma classe grande é pedir aos alunos que discutam os problemas com os quatro ou cinco alunos sentados perto deles. Dê limitações de tempo, nem todos os grupos poderão fornecer feedback em cada exercício. Recomenda-se que o professor faça seleções aleatórias, e tente garantir que todos os grupos tenham a oportunidade de fornecer feedback pelo menos uma vez durante a sessão. Se o tempo permitir, o palestrante poderá facilitar uma discussão em plenário depois que cada grupo fornecer feedback.

Todos os exercícios desta seção são adequados para estudantes de graduação e pós-graduação. No entanto, como o conhecimento prévio dos alunos e a exposição a esses problemas variam muito, as decisões sobre a adequação dos exercícios devem ser baseadas em seu contexto educacional e social.

Exercício 1: Teste Kahoot (consulte o Guia de Ensino)

Uma ótima maneira de envolver os alunos de maneira interativa é por meio de um questionário. Isso pode ser feito por uma ferramenta on-line, como Kahoot, ou oralmente em sala de aula, se essa tecnologia não estiver disponível. Existem diferentes maneiras pelas quais um questionário pode ser usado, como testar o conhecimento geral sobre terrorismo no início da Série de Módulos Universitários e / ou no final como um meio de consolidar a aprendizagem do módulo. As perguntas detalhadas aqui são ilustrativas dos tipos de conhecimento geral que poderiam ser feitas, que poderiam ser facilmente adaptadas às suas próprias perspectivas, por exemplo, nacionais ou regionais. As respostas corretas estão em negrito e itálico.

1. Quando foi a primeira vez que a palavra 'terrorismo' foi usada?

     a. Revolução Francesa 1794

     b. Convenção para a Prevenção e Punição do Terrorismo 1937

     c. Convenção sobre Escritórios e Alguns Outros Atos Cometidos a Bordo de Aeronaves 1963

     d. Revolução Iraniana 1979

2. Qual das alternativas a seguir é uma forma de terrorismo?

     a. Tomada de reféns

     b. Crime organizado

     c. Extremismo

     d. Tráfego

3. Quantos ataques terroristas em todo o mundo foram registrados durante 2016? *

     a. 6.771

     b. 9.351

     c. 11.072

     d. 13.463

4. Quanto foram as perdas de propriedade de seguros atribuíveis aos ataques terroristas de 11 de setembro? *

     a. US $ 13 bilhões

     b. US $ 19 bilhões

     c. US $ 25 bilhões

     d. d.US $ 32 bilhões.

* As estatísticas de terrorismo estão disponíveis em sites como statista, que foi a fonte das estatísticas aqui descritas 

 

Estudo de caso 1: Designação de grupos terroristas

Um exercício que poderia ser usado para facilitar discussões por equipes em sala de aula ou como um possível exercício de avaliação (por exemplo, de maneira semelhante à dos estudos de caso) seria pedir aos alunos que discutissem ou desenvolvessem estudos de caso de grupos/indivíduos/associações que possam ser considerados como grupos terroristas que operam dentro do seu próprio país ou região. As equipes poderiam assumir o papel de membros do Comitê 1267 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, encarregadas de avaliarem a possível adoção ou designação de grupos/indivíduos/associações como grupos terroristas sob a Resolução 1267 do CSNU e resoluções relacionadas. Ao fazer isso, eles poderiam considerar os fatores relevantes para essas avaliações, a suficiência probatória necessária para designações e as salvaguardas legais e processuais aplicáveis, que devem estar disponíveis para indivíduos ou grupos que estão sendo considerados para designação na forma da Resolução 1267 do CSNU.

 
Seguinte: Exemplo de estrutura de aula
Regressar ao início