Este guia de ensino é um recurso para professores 

 

Apêndice: tabela de exercícios

 

A série de módulos universitários da E4J sobre Integridade e Ética inclui mais de 70 exercícios interativos. A tabela abaixo lista todos esses exercícios e descreve brevemente cada um deles. Além disso, a tabela indica quais dos cinco princípios básicos de aprendizagem discutidos acima (consulte a seção “Ajudando as pessoas a aprender”) são relevantes para cada exercício.

Módulo / exercício 
Título do exercício
Breve descrição
Princípios básicos de aprendizagem
1.1 Valores pessoais  Depois de mostrar um vídeo sobre valores pessoais, o professor pede aos estudantes que desenvolvam uma lista de seus próprios valores pessoais e que priorizem seus dez principais valores e depois os discutam em pequenos grupos.
  • Engajamento variado e ativo
  • Natureza social da aprendizagem 
1.2 Situação de Naufrágio O professor pede aos estudantes que imaginem que seu navio começou a afundar no meio do oceano. Onze pessoas entraram em um barco salva-vidas em que apenas cabem dez pessoas, e o barco salva-vidas também está começando a afundar. O que os passageiros devem fazer? Jogar uma pessoa ao mar e salvar dez vidas? Ou siga o princípio de “não mate”, o que significa que todos se afogarão? O palestrante pode solicitar contribuições da classe e até promover uma votação, e depois ilustrar como diferentes abordagens teóricas (por exemplo, utilitarismo e deontologia) levarão a diferentes soluções que são válidas quanto à abordagem específica.
  • Conhecimento e experiência anteriores
  • Engajamento variado e ativo
1.3 Estudo de caso: bebê Theresa O professor apresenta um caso de pais que precisam de decidir o que fazer com o bebê, que nasceu com um dos piores distúrbios genéticos. O professor promove uma discussão em grupo sobre estas questões: Como valorizamos a vida humana? O que se deve fazer quando existe um conflito entre a lei e a própria posição moral sobre uma questão? Se você estivesse em posição de tomar a decisão final neste caso, qual seria e por que?
  • Natureza social da aprendizagem
  • Engajamento variado e ativo
  • Desafio de transferência
1.4 Estudo de caso: E-mails expostos Depois de apresentar um estudo de caso no qual as autoridades escolares estão monitorando as contas de mídia social e de e-mail dos estudantes, o professor promove uma discussão em grupo em torno destas questões: As universidades devem ter permissão para monitorar as contas de e-mail e de mídia social dos estudantes? Se assim for, em que circunstâncias? O que sucede quando se ultrapassa a linha entre a segurança do campus e a invasão da privacidade? As regras da universidade em relação ao monitoramento de e-mail e mídia social são muito vagas? Em caso afirmativo, como essas regras podem ser alteradas para trazerem mais clareza? Robert deve ser punido por trapacear na sala de aula, considerando-se que não sabia que seu e-mail estava sendo monitorado? E o tutor dele?
  • Natureza social da aprendizagem
  • Engajamento variado e ativo
  • Desafio de transferência
1.5 Estudo de caso: A Parábola do Sadhu Neste exercício, o professor apresenta outro caso em que um grupo de pessoas - caminhantes neste caso - respondem a um dilema ético. No ponto mais alto da escalada, o grupo encontrou um homem quase morto. Eles o envolveram em roupas quentes e lhe deram comida e bebida. Alguns membros do grupo ajudaram a levar o homem para uma vila a dois dias de viagem, mas antes de concluirem a jornada o deixaram para continuar subindo a ladeira. O palestrante proporciona uma discussão em grupo em torno destas perguntas: Você pode identificar os problemas éticos neste caso? Se você estivesse na posição de viajante, como responderia? Qual é a relevância deste caso na sociedade contemporânea?
  • Natureza social da aprendizagem
  • Engajamento variado e ativo
  • Desafio de transferência
2.1 Apresentação: Ativando Valores Universais  O professor pede aos estudantes que leiam um discurso do ex-secretário geral das Nações Unidas Kofi Annan. Os estudantes se dividem em cinco equipes e cada uma recebe um dos cinco valores mencionados no discurso. Cada equipe deve, então, escrever uma pequena apresentação cênica na qual eles representem seu valor.
  • Natureza social da aprendizagem
  • Engajamento variado e ativo
  • Desafio de transferência
2.2 Simulação: Criando uma declaração universal de valores humanos Neste exercício, os estudantes são solicitados a criar uma Declaração Universal de Valores Humanos (UDHV). Isto é baseado na Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), contudo, seu foco está nos valores e não nos direitos. Os estudantes serão organizados em grupos de no mínimo cinco e no máximo oito para criar uma declaração de 10 a 15 artigos.
  • Engajamento variado e ativo
  • Natureza social da aprendizagem
3.1 Notícias de hoje Os estudantes são incentivados a trazer um jornal diário para a aula ou acessar qualquer site relacionado a notícias. Eles recebem cinco minutos para a preparação individual - a tarefa é explorar a primeira página ou as manchetes e identificar de três a cinco histórias com um claro componente ético. Após cinco minutos, são formados pequenos grupos para discutir e compartilhar exemplos. Cada grupo deverá apresentar um exemplo à classe.
  • Tornar-se autoconsciente
  • Engajamento variado e ativo
  • Natureza social da aprendizagem
3.2 O Eticista Cotidiano O professor apresenta uma palestra TED, sobre diferentes tipos de questões éticas que enfrentamos em nossa vida diária. Os estudantes são divididos em pequenos grupos para discutir o vídeo e as seguintes perguntas: Qual é a relação entre ética e sociedade? Qual é a origem de nossos próprios padrões éticos e os padrões éticos da sociedade? O professor deve convidar alguns estudantes para apresentarem as discussões do grupo.
  • Desafio de transferência
  • Natureza social da aprendizagem
  • Engajamento variado e ativo
3.3 Expedição a Marte Este exercício simula o experimento mental de John Rawls “Véu da Ignorância”. Envolve vídeos, folhetos, discussões em pequenos grupos e apresentações dos estudantes. É dito aos estudantes que eles serão enviados a Marte para estabelecerem uma colônia e que receberão diferentes papéis assim que chegarem ao destino (construtores, administradores, artistas, cientistas e fornecedores). Eles são solicitados a concordar, em grupo, com algumas regras de compromisso (contrato social), antes da partida e antes de conhecerem suas funções: como determinar a ordem em que as casas concluídas serão alocadas, os salários dos diferentes cargos, etc. Os estudantes são organizados em pequenos grupos para discutir e formular recomendações. Na próxima etapa, os estudantes recebem suas funções e entregam as apresentações com base nas diferentes funções. O professor promove uma discussão em grupo e um relatório.
  • Engajamento variado e ativo
  • Natureza social da aprendizagem
3.4 O que devo à sociedade?  O professor explica que o ambiente universitário faz parte da sociedade e destaca os papéis dos diferentes setores da sociedade em relação à universidade (por exemplo, o setor público está envolvido através do financiamento e regulamentação dos requisitos da universidade e do diploma; o setor privado está envolvido através da produção e venda de livros didáticos e outros materiais de apoio ou através da criação de infraestruturas; e os próprios estudantes - especialmente uma vez qualificados e trabalhando em um ambiente profissional - estarão em condições de contribuir para a sociedade). O professor então lidera uma discussão em torno da pergunta: O que devo à sociedade?
  • Tornar-se autoconsciente
  • Desafio de transferência 
4.1 Visão do líder Este exercício tem como objetivo incentivar os estudantes a refletirem cuidadosamente quanto às suas visões atuais sobre liderança e estimular seu interesse em aprender mais sobre liderança ética. O professor pede ao estudante que preencha um questionário, quer seja na sala de aula ou previamente, e promove uma discussão na sala de aula sobre as perguntas.
  • Conhecimento e experiência anteriores
  • Tornar-se autoconsciente
4.2 Cartões de Decisão   Este exercício envolve a distribuição de cartões de decisão para os estudantes, pedindo que eles decidam em qual “caixa” os cartões serão colocados e que considerem as escolhas feitas pelos colegas. O objetivo deste exercício de cartão é incentivar os estudantes a tomar decisões em determinadas situações e avaliar as dimensões éticas das decisões, do ponto de vista de outras pessoas. Os professores podem criar seus próprios cartões e adaptar o exercício de acordo.
  • Engajamento variado e ativo
  • Desafio de transferência 
4.3 Exemplos da cultura pop de liderança ética O professor pede aos estudantes que pesquisem on-line, durante a aula ou em casa antes da aula, um exemplo atual de liderança ética, entre figuras da cultura pop e celebridades. Cada estudante deve fornecer uma explicação sobre por que essa figura ou celebridade demonstra liderança ética.
  • Engajamento variado e ativo
4.4 Estudo de caso: dizendo a verdade É apresentado aos estudantes um caso em que um empregador tem que lidar com um conflito ético em relação a ausências frequentes de seu funcionário, devido a uma doença grave. O professor pede aos estudantes que discutam as seguintes perguntas: Você deve revelar aos seus funcionários o motivo da ausência do colega de trabalho? Por quê? Você deve explicar ao seu chefe o que realmente está acontecendo? Como você lidaria com esta situação? O professor promove uma discussão em grupo com os estudantes, sobre suas respostas no final do exercício.
  • Engajamento variado e ativo
  • Natureza social da aprendizagem
  • Desafio de transferência 
4.5 Estudo de caso: manter-se neutro ou não Este estudo de caso envolve um conflito ético um pouco mais complexo para um líder em comparação com o anterior. As diretrizes para a realização deste exercício são semelhantes às anteriores: Depois de dar aos estudantes alguns minutos para lerem o breve caso e prepararem respostas individuais, peça-lhes que discutam suas respostas em pequenos grupos e elejam um porta-voz para apresentar as conclusões à turma. Peça aos porta-vozes dos grupos que as apresentem. Resuma, explicando o dilema e destacando como a aplicação de diferentes teorias éticas pode levar a diferentes ações.
  • Engajamento variado e ativo
  • Natureza social da aprendizagem
  • Desafio de transferência 
4.6 Transformando o conhecimento em prática A ideia por trás deste exercício é transformar o conhecimento sobre liderança ética em diretrizes práticas. Os estudantes são incentivados a examinar cuidadosamente as dez atividades que Daft associa a um líder moral e, em seguida, a revisar os cinco princípios de liderança ética sugeridos por Northouse (consulte a seção Assuntos Principais do Módulo). Depois de considerar cuidadosamente as abordagens de Northouse e Daft, os estudantes são incentivados a avaliar criticamente essas abordagens e a elaborar seu próprio conjunto de diretrizes práticas para a liderança ética.
  • Desafio de transferência
5.1 Eu sou Malala O professor pede aos estudantes que reflitam sobre as seguintes perguntas, baseando-se na leitura pré-determinada do trecho (pp. 183-190) de “Eu sou Malala”: 1) Os princípios de diversidade podem ignorar os ensinamentos das religiões locais predominantes que, neste caso, podem incentivar a discriminação contra as meninas e as mulheres? 2) O que o comportamento do pai de Malala pode nos dizer sobre a diversidade, a tolerância e o pluralismo? Os estudantes têm alguns minutos para anotar suas respostas, antes de apresentarem seus pontos de vista e os discutirem com os outros.
  • Natureza social da aprendizagem
  • Engajamento variado e ativo
  • Desafio de transferência
5.2 Vídeo de teste de DNA Este exercício visa apresentar aos estudantes a complexidade dos conceitos de diversidade, tolerância e pluralismo, mostrando a eles um pequeno documentário que demonstra nossa ancestralidade comum e origens raciais e geográficas mistas. Depois de assistir ao vídeo, os estudantes são convidados a analisá-lo e discutir suas implicações, abordando as três perguntas a seguir: Seja literalmente preciso ou não, o espírito da pesquisa sugere que todos nós estamos relacionados e desconhecemos o espectro completo de nossas origens. Você acha que isso é verdade? Quais são as implicações desse pensamento para o seu próprio senso de identidade e o de sua família e amigos? Como esse senso de identidade muda seus relacionamentos com os outros e sua interação com aqueles que parecem "diferentes"?
  • Engajamento variado e ativo
  • Natureza social da aprendizagem
  • Desafio de transferência
5.3 Mandela – A Longa Caminhada até à Liberdade Pede-se aos estudantes que utilizem a leitura pré-determinada do trecho (pp. 50-55) de “A Longa Caminhada até à Liberdade”. O trecho descreve o primeiro grande caso de injustiça ética / racial de Nelson Mandela, quando o presidente de sua Universidade o ameaça de expulsão se ele não violar os desejos de estudantes que ele representa que estão envolvidos em um boicote e na eleição escolar. Os estudantes são organizados em pequenos grupos para discutir o que teriam feito se estivessem no lugar de Mandela.
  • Natureza social da aprendizagem
  • Desafio de transferência
  • Engajamento variado e ativo
5.4 Montagem de vídeo de três modelos morais O professor apresenta uma montagem em vídeo de três modelos morais diferentes - Gandhi, Madre Teresa e Bayard Rustin, e posteriormente lidera uma discussão sobre as diferenças e pontos em comum dos três modelos, enfocando particularmente sua abordagem de ética e diversidade.
  • Engajamento variado e ativo
5.5 Uma Constituição Intersecional Neste exercício, os estudantes são convidados a assumir a persona de diferentes figuras religiosas / culturais / ideológicas e a desenvolver uma constituição curta, com uma declaração de direitos para a sociedade em que viverão juntos. Essa breve constituição deve refletir suas diferenças e, no entanto, também fornecer uma proteção para garantir que essas diferenças não impeçam o funcionamento de um sistema social e político. Os estudantes devem ser convidados a pensar em questões de interseccionalidade e pluralismo, à medida que desenvolvem sua estrutura constitucional.
  • Engajamento variado e ativo
  • Desafio de transferência
5.6 Simulação Modelo das Nações Unidas O professor pede aos estudantes que escolham o país que eles defenderão em uma pequena simulação modelo das Nações Unidas, idealmente um que não seja o seu, nem que eles conheçam bem. Eles também escolhem um tópico de debate.
  • Engajamento variado e ativo
  • Natureza social da aprendizagem
  • Desafio de transferência
6.1 Entendendo a desonestidade Neste exercício pré-aula, os estudantes devem assistir ao vídeo animado baseado no livro de Dan Ariely, “A Mais Pura Verdade Sobre a Desonestidade”. Depois de assistir ao filme, o professor pede que considerem por que a desonestidade está em toda parte, mas quase sempre é mantida dentro de limites? Por que, em outras palavras, existem muitos trapaceiros e poucos trapaceiros?
  • Conhecimento e experiência anteriores 
6.2 Deixar de ver o que está bem na sua frente É apresentado aos estudantes um vídeo chamado “The Monkey Business Illusion”. Depois de assistir ao vídeo, o professor pede que tentem contar o número de vezes que os jogadores em branco fazem passes. Depois que os estudantes terminem de contar os passes, o professor facilita uma discussão sobre o mecanismo de atenção seletiva e seu potencial para induzir comportamentos antiéticos.
  • Engajamento variado e ativo
  • Natureza social da aprendizagem 
6.3 A Experiência do Bom Samaritano O professor mostra um pequeno videoclipe sobre a famosa Experiência do Bom Samaritano, conduzida por J. M. Darley e C. D Batson. Os estudantes devem explicar o experimento e vinculá-lo aos fenômenos de atenção seletiva e distância psicológica.
  • Tornar-se autoconsciente
6.4 Experiência de conformidade de Asch O professor pode optar por reproduzir a Experiência de Conformidade ou mostrar aos estudantes o vídeo que descreve a influente experiência de Solomon Asch. O professor pode fingir ser Solomon Asch e um grupo de estudantes podem fingirserem os pesquisadores ou sujeitos do experimento. Os estudantes devem registrar o quão difícil é permanecer honesto com a evidência de seus sentidos ou, mais tipicamente, relatar honestamente o que veem. O professor promove uma discussão em grupo, durante a qual os estudantes devem considerar que lições eticamente relevantes podem ser extraídas desse experimento. Como, por exemplo, eles podem evitar a atração da conformidade quando necessário? Preste atenção aos exemplos específicos fornecidos pelos estudantes, concentrando-se, em particular, no que eles sentiram ao se recusarem a se adaptar.
  • Engajamento variado e ativo
  • Natureza social da aprendizagem
6.5 O experimento de obediência de Milgram Um vídeo sobre o controverso experimento de obediência de Stanley Milgram é apresentado aos estudantes. Depois de assistirem ao vídeo, o professor pede que expliquem a Experiência Milgram.
  • Tornar-se autoconsciente
6.6. Experiência da Prisão de Stanford de Zimbardo O professor mostra um pequeno vídeo do controverso experimento na prisão de Stanford, que demonstra o problema do situacionismo - ou seja, até que ponto as circunstâncias externas podem influenciar o comportamento. Em seguida, o professor pede aos estudantes que expliquem o experimento, concentrando-se, em particular, nos mecanismos específicos que levaram guardas e presos a adotarem seus papéis.
  • Tornar-se autoconsciente
  • Desafio de transferência
7.1 Construindo uma cultura sem culpa, em uma organização O professor apresenta um cenário para os estudantes, no qual eles são um grupo de consultores que precisam aconselhar uma autoridade personalizada em um país X que busca construir uma cultura sem culpa. Os estudantes são organizados em pequenos grupos e discutem as seguintes perguntas: Quais são os princípios básicos de uma cultura sem culpa? Que medidas você recomendaria para o desenvolvimento de uma cultura sem culpa na autoridade aduaneira? Como a cultura sem culpa pode ser implementada na prática? Como a autoridade aduaneira pode aumentar a conscientização de seus funcionários sobre a cultura sem culpa?
  • Desafio de transferência
  • Natureza social da aprendizagem
  • Engajamento variado e ativo
7.2 Um conto de duas histórias Este exercício tem três partes. Na primeira parte, os estudantes refletem sobre um momento em que expressaram seus valores em uma situação de conflito de valores; na segunda parte, refletem sobre um momento em que não o fizeram; na terceira parte, os estudantes participam de discussões em pequenos grupos e, em seguida, o professor promove uma discussão em classe. As respostas às perguntas da Parte 1 e 2 devem ser preparadas antes da discussão na sala de aula, pois podem ser difíceis de lembrar no momento.
  • Desafio de transferência
  • Natureza social da aprendizagem
  • Engajamento variado e ativo
7.3 Treinamento por pares e o valor do feedback Neste exercício, os estudantes devem considerar um cenário em que um consultor jurídico percebe que certas cláusulas de um contrato, para um novo cliente de sua empresa, são vagas e podem representar um risco comercial para o cliente. O consultor jurídico informa o gerente, mas é desencorajado, sob o argumento de que as metas de receitas devem ser atingidas. Solicita-se aos estudantes que reflitam, individualmente, sobre uma estratégia que o consultor jurídico possa empregar para falar e sobre argumentos que possam ser usados ​​para esse fim. Em seguida, eles são pareados em pequenos grupos e em cada grupo um estudante assume o papel de consultor jurídico e os demais estudantes atuam como "treinadores de pares". O estudante designado como consultor jurídico explica aos treinadores de pares sua estratégia e argumentos programados (dez minutos). Os participantes são convidados a refletir, silenciosamente, sobre esta explicação, de acordo com as diretrizes apresentadas.
  • Desafio de transferência
  • Natureza social da aprendizagem
  • Engajamento variado e ativo
7.4 Práticas comerciais éticas O principal objetivo deste exercício é incentivar os estudantes a treinar seus “músculos morais” e desenvolver as habilidades em termos da abordagem de integridade e ética baseada na ação. Eles são convidados a imaginar uma situação em que trabalham para uma empresa que está oferecendo um grande contrato com um governo estrangeiro. Para obter o contrato, esta empresa é solicitada pelo governo a pagar uma "taxa de fechamento de contrato" de última hora. Os estudantes são convidados a discutir esta situação, primeiro em grupos. Posteriormente, as racionalizações discutidas nos grupos são discutidas com a classe maior.
  • Desafio de transferência
  • Natureza social da aprendizagem
  • Engajamento variado e ativo
8.1 Pesquisa pré-aula: comportamento próprio versus outros Você pode demonstrar retidão simplesmente fazendo com que os estudantes prevejam a probabilidade de se envolverem em uma série de comportamentos, morais e imorais, em comparação com os outros da classe. Esta pesquisa pede aos estudantes que o façam. Especificamente, pede-se aos estudantes que prevejam a probabilidade de se envolverem em uma série de 14 comportamentos, em comparação com os outros da classe. Você pode simplesmente mostrar à classe a classificação média de cada comportamento. Você pode também relatar a classificação média dos sete comportamentos morais e dos sete comportamentos imorais, separadamente.
  • Tornar-se autoconsciente
8.2 Pesquisa pré-aula: quanto? Esta pesquisa solicita aos estudantes que indiquem quanto precisariam de receber de pagamento para realizar várias ações diferentes. Esta pesquisa reflete a existência de cinco fundamentos morais básicos diferentes, propostos e identificados pela primeira vez por Jonathan Haidt e seus colegas.
  • Tornar-se autoconsciente
8.3 Pesquisa pré-aula: demonstração do consultor de investimentos Esta demonstração ilustra o conceito de consciência ética pedindo aos estudantes que imaginem que são consultores de investimentos que estão considerando quatro fundos mútuos, um dos quais (Fortitude Investments) é o fundo alimentador Bernard Madoff (o fundo que foi o maior esquema de Ponzi da história, até a presente data).
  • Engajamento variado e ativo
  • Desafio de transferência 
8.4 Estudo de caso: farol ético O professor pede aos estudantes que pensem na organização ou sociedade que lhes parece mais ética. Esta será uma organização ou sociedade que é um farol ético que os estudantes podem querer imitar. Pede-se aos estudantes que se concentrem especificamente no que a organização ou a sociedade faz para transformar seus princípios éticos em práticas diárias e discuta as respostas às seguintes perguntas: Qual foi seu farol ético? Como eles lideram com princípios éticos? Como eles colocam em prática princípios nas práticas cotidianas? Como eles respondem a falhas éticas inevitáveis?
  • Engajamento variado e ativo
  • Desafio de transferência 
9.1 O privilégio é invisível para quem o possui O professor mostra aos estudantes uma palestra TED e depois discute com a classe as seguintes perguntas: Como você se sente com essa palestra Ted? Você pode refletir sobre as maneiras pelas quais o sexismo e/ou o racismo estão impactando, ou impactaram, na sua vida como indivíduo (positiva e negativamente)? Como você pode relacionar as ideias de Borrego e / ou Kimmel com a Ética do atendimento?
  • Natureza social da aprendizagem
  • Desafio de transferência
9.2 Role play: A caminhada do poder  Para ajudar ainda mais os estudantes a entender a ideia de privilégio e conscientizá-los de seus próprios privilégios, neste exercício o professor pode pedir aos estudantes que façam a “caminhada de privilégios” cujo exemplo se encontra amplamente disponível na Internet. Para evitar causar desconforto e constrangimento aos estudantes, é recomendável usar o método de dramatização e atribuir identidades falsas aos estudantes.
  • Engajamento variado e ativo
  • Tornar-se autoconsciente
  • Natureza social da aprendizagem
9.3 Eu versus o outro O palestrante mostra aos estudantes o TED Talk “Gordon Brown: Criando uma rede para o bem global”. Depois de assistir ao vídeo, eles são convidados a discutir o que uma abordagem de Ética do Cuidado nos diz sobre como equilibrar as necessidades de outras pessoas vulneráveis ​​com a necessidade de prover para nós e nossos dependentes.
  • Natureza social da aprendizagem
9.4 O "Teste de Associações Implícitas de Gênero e Carreira" Neste exercício, os estudantes são convidados a fazer o Teste de Associações Implícitas de Harvard (IAT), que oferece a oportunidade de explorar tendências implícitas em vários tópicos. Depois que os estudantes terminem os testes, o professor pede que compartilhem seus resultados com a turma e os comparem com as conclusões gerais.
  • Tornar-se autoconsciente
  • Natureza social da aprendizagem
9.5 Igualdade de gênero em anúncios de recrutamento (“Decodificador de Gênero”) O professor pede aos estudantes que encontrem um anúncio de emprego para uma posição em que estejam interessados ​​e pede que eles usem a ferramenta “Decodificador de Gênero para Anúncios de Emprego”, para revisar a redação do anúncio de emprego escolhido. No final do exercício, o professor promove uma discussão em grupo em torno das seguintes perguntas: Considere como essa ferramenta e a Ética do Cuidado direcionariam você a reescrever o anúncio, para garantir que ele seja mais neutro em termos de gênero. Que palavras você mudou? Há alguma palavra no decodificador que você questione ou sinta que está faltando? Reflita sobre o que aprendeu sobre o seu uso tendencioso da linguagem.
  • Engajamento variado e ativo
  • Desafio de transferência
  • Natureza social da aprendizagem 
9.6 Assédio sexual online Durante este exercício, o professor mostra aos estudantes um vídeo sobre o assédio on-line a mulheres. Em seguida, os estudantes são organizados em pequenos grupos para discutir como o sexismo no local de trabalho e o sexismo em geral ocorrem em fóruns on-line. Se o tempo permitir, o estudante pode também discutir suas sugestões com a classe.
  • Desafio de transferência
  • Natureza social da aprendizagem
9.7 Role play: assédio sexual no local de trabalho Pede-se aos estudantes que escrevam e apresentem, em duplas, seu próprio roteiro para definir a cultura em uma organização em relação à qual se sintam próximos. Uma alternativa ao role-playing é definir uma tarefa pedindo aos estudantes que elaborem um plano de aula para ensinar à classe o que é assédio sexual e como a "organização" escolhida responderá a uma alegação que foi tornada pública.
  • Desafio de transferência
  • Natureza social da aprendizagem
  • Engajamento variado e ativo
9.8 Encerramento da aula - Minute Paper Poucos minutos antes do final da aula, o professor pede aos estudantes que anotem suas respostas às perguntas abaixo e que as apresentem brevemente ao restante da classe: Qual foi a coisa mais importante que você aprendeu hoje? Que pergunta permanece em sua mente?
  • Tornar-se autoconsciente
10.1 O que sabemos sobre ética na mídia? Este exercício pré-aula pode ser útil para expandir o pensamento dos estudantes sobre os tópicos do módulo. Antes da aula, pede-se aos estudantes que preparem um relatório de uma página que avalie seu uso e visão das mídias e mídias sociais. Os professores devem fornecer aos estudantes um amplo aviso e tempo para que concluam esta tarefa antes da aula.
  • Conhecimento e experiência anteriores
  • Engajamento variado e ativo
10.2 Como escolher suas notícias O professor pede aos estudantes que anotem suas fontes atuais de notícias, sejam da mídia tradicional ou da mídia social. O palestrante facilita uma discussão em grupo sobre as seguintes perguntas: Por que eles escolheram essa fonte? Por que eles acham que é confiável? Eles poderiam identificar o autor da história? Quantas vezes eles enviaram, re-twittaram ou postaram uma história sem nenhuma investigação sobre sua autenticidade ou confiabilidade?
  • Desafio de transferência
  • Engajamento variado e ativo
  • Natureza social da aprendizagem 
10.3 A ascensão de notícias falsas Os estudantes são convidados a assistir a um documentário que mostra 'fábricas' de notícias falsas na ARJ da Macedônia. Após uma breve discussão sobre o documentário, o professor pede a cada estudante que crie uma notícia falsa e a mostre à classe junto com outra história verdadeira. O restante dos estudantes deve distinguir as notícias verdadeiras das falsas e discutir sobre o assunto.
  • Engajamento variado e ativo
  • Natureza social da aprendizagem
  • Tornar-se autoconsciente
10.4 Role play: a mídia tem um "dever de cuidar"? O professor divide a turma em quatro grupos, representando diferentes grupos: o consumidor de mídia, o jornalista, o produtor de mídia (proprietário) e o regulador do governo. O professor pede aos estudantes que encenem ou debatem os seguintes temas: A mídia tem o dever de cuidar para ser precisa? A quem deve esse dever? 
  • Natureza social da aprendizagem
  • Desafio de transferência
  • Engajamento variado e ativo
10.5 The Potter Box O professor apresenta o método Potter Box, explicado na seção Questões Principais, e demonstra cada uma das quatro etapas do método por meio de uma discussão com os estudantes.
  • Natureza social da aprendizagem
10.6 Astroturf e manipulação de mensagens de mídia O professor inicia o exercício exibindo o TED Talk "Astroturf e manipulação de mensagens da mídia", que demonstra a necessidade de investigação ética das notícias e os danos causados ​​por não serem realizadas essas investigações éticas. Após o TED Talk, os estudantes são designados a pequenos grupos, para preparar histórias de um site Fake News, para considerar se o “astroturfing” estava por trás das notícias falsas. No final, os estudantes são convidados a apresentar seus resultados em uma discussão em classe.
  • Engajamento variado e ativo
  • Natureza social da aprendizagem
  • Tornar-se autoconsciente
10.7 Jornalismo cidadão É apresentado aos estudantes o TED Talk "Jornalismo Cidadão". Este vídeo fornece um excelente ponto de partida para a introdução do Código de Ética para Jornalistas, da Sociedade de Jornalistas Profissionais e permite uma discussão final, em classe, com o cuidado de que sempre são prováveis ​​erros, manipulação ou notícias falsas, exigindo os princípios encontrados no código de ética. A aula termina como começou: com uma discussão aberta e centrada no estudante.
  • Natureza social da aprendizagem
  • Engajamento variado e ativo
11.1 O que sabemos sobre a integridade dos negócios?

Antes de assistir à aula, os estudantes são solicitados a concluir um ou mais dos módulos de vídeo associados à ferramenta de e-learning

"The Fight against Corruption".

  • Engajamento variado e ativo
11.2 Mapeando contribuições de negócios para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Este exercício procura familiarizar os estudantes com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. O professor pode fazer com que a turma, individualmente ou em pequenos grupos, desenvolva uma compreensão dos ODS e das possíveis contribuições e impactos que as empresas podem ter. O objetivo do exercício não é que os estudantes apresentem uma avaliação abrangente das contribuições dos negócios para os ODS, mas que compreendam o conceito e possam fazer uso dos ODS como uma estrutura para uma conduta comercial responsável e ética.
  • Challenge to transfer
  • Engajamento variado e ativo
  • Tornar-se autoconsciente
11.3 Role play: convença seu supervisor de que a ética compensa Neste exercício, o professor incentiva os estudantes a considerarem um caso de negócios para integridade e ética, para refletirem sobre exemplos concretos de como seguir um caminho de integridade e ética pode ser bom para os negócios. Primeiro, o professor divide os estudantes em pequenos grupos e pede que eles pensem em como seguir um caminho para a integridade e a ética pode ser positivo para os negócios e para pensar em possíveis consequências da falta de integridade nos negócios. Para internalizar os argumentos, pede-se aos estudantes que se envolvam em uma dramatização. No final, alguns grupos podem apresentar sua dramatização na frente do resto da classe.
  • Desafio de transferência
  • Natureza social da aprendizagem
  • Engajamento variado e ativo
11.4 Estudo de caso: Análise de códigos O objetivo deste exercício é introduzir códigos de ética ou de conduta no estudante. O professor começa explicando o que são códigos e apresentando alguns exemplos, destacando os diferentes componentes e como eles se encaixam. Os estudantes são divididos em pequenos grupos, para analisar exemplos de códigos e identificar seus principais componentes. Em seguida, o professor pede aos estudantes que apresentem suas descobertas à classe.
  • Natureza social da aprendizagem
  • Engajamento variado e ativo
11.5 Como comunicar códigos? Neste exercício, pede-se aos estudantes que voltem aos seus grupos e deem uma segunda olhada nos códigos que já analisaram. O objetivo deste exercício é considerar como os códigos analisados ​​no Exercício 3 contribuem para a construção e implementação de um programa bem-sucedido de integridade e ética. O professor incentiva os estudantes a escolher alguns elementos-chave e apresentar ideias sobre como as regras e regulamentos podem ser efetivamente comunicados aos funcionários.
  • Challenge to transfer
  • Natureza social da aprendizagem
  • Engajamento variado e ativo
12.1 Estudo de caso O professor inicia o exercício com a introdução de um dos seis estudos de caso listados no Módulo e lidera uma discussão que permite aos estudantes abordar e debater questões de integridade, ética e direito. Se o tempo permitir, os estudantes podem votar em quais estudos de caso eles querem discutir.
  • Engajamento variado e ativo
  • Desafio de transferência
  • Natureza social da aprendizagem
12.2 Definições  O professor divide a turma em três grupos e atribui a cada grupo a tarefa de apresentar as definições de integridade, ética e direito a toda a turma.
  • Engajamento variado e ativo
  • Natureza social da aprendizagem 
12.3 Entrevistas  Antes da aula, o professor atribui aos estudantes a tarefa de entrevistar alguém que eles achem ético ou que tenha integridade. Os estudantes devem perguntar à pessoa sobre uma decisão difícil que tomaram e informar à classe sobre a entrevista. Se esse exercício for usado, é importante discutir a privacidade e a confidencialidade com os estudantes e conversar sobre se a pessoa entrevistada deseja permanecer anônima ou não.
  • Engajamento variado e ativo
  • Desafio de transferência
12.4 Vídeos Neste exercício, o professor incentiva os estudantes a assistir e discutir filmes ou vídeos que abordam os tópicos deste módulo. Em turmas grandes, os estudantes podem ver vídeos fora da sala de aula e os professores podem facilitar a discussão durante a aula, usando pequenos grupos que relatam sobre as perguntas.
  • Natureza social da aprendizagem
  • Tornar-se autoconsciente
12.5 Ensinar integridade, ética e direito Antes da aula, o professor organiza para que seus estudantes ensinem os conceitos de integridade, ética e direito aos estudantes mais jovens, por exemplo, os estudantes universitários podem visitar e ensinar os estudantes do ensino médio. Nas aulas, o tempo das aulas deve ser alocado para que os estudantes tenham ideias interativas apropriadas à idade, preparem atividades e pratiquem a lição (pode funcionar bem aqui a dramatização). O professor acompanha os estudantes até o ensino médio, fora da aula, como parte da aula ou de uma atividade extracurricular. Após a sessão, pede-se aos estudantes que analisem e avaliem a experiência de ensino, usando um diário ou um relatório.
  • Engajamento variado e ativo
  • Natureza social da aprendizagem
13.1 Recepção sobre valores Após um breve debate sobre valores importantes, o professor distribui cartões aos estudantes e pede que cada um escreva no cartão um valor que seja o valor mais importante em sua vida. O professor também pede que imaginem que estão na recepção de inauguração de um novo programa e que devem se apresentar aos outros estudantes, referindo-se ao valor em seu cartão. O cartão deles é o cartão de visita. Os estudantes têm que ir para os outros e se apresentar explicando seu valor orientador. Após breves apresentações mútuas, eles devem caminhar até os outros, para fazer novos contatos.
  • Conhecimento e experiência anteriores
  • Engajamento variado e ativo
  • Desafio de transferência
  • Natureza social da aprendizagem
13.2 Códigos de ética para funcionários públicos O exercício começa com a distribuição de uma lista dos principais valores e princípios de ação do código nacional do serviço público do país ou de outro código nacional para o serviço público, disponível no site da OCDE. Em seguida, os estudantes são divididos em cinco grupos e cada grupo deve trabalhar com um valor central do esquema de “Administrador Temporário”, usado por Lewis e Gilman (explicado na seção Questões chave). Os grupos devem identificar os valores e princípios do código com o valor principal correspondente ao qual foram atribuídos no esquema Lewis-Gilman. Finalmente, os representantes do grupo explicam as escolhas de seus grupos perante a turma.
  • Tornar-se autoconsciente
  • Natureza social da aprendizagem
  • Engajamento variado e ativo
13.3  Práticas de violação de integridade O professor pede aos estudantes que dêem exemplos de práticas de violação da integridade e mostra o vídeo "Just Do Your Job!". Os estudantes são convidados a reagir à situação apresentada no vídeo. O palestrante conduz a discussão para o entendimento de que os funcionários públicos podem não ser capazes de agir de forma ética, quando suas organizações têm controles internos fracos e baixos níveis de conformidade.
  • Conhecimento e experiência anteriores
  • Engajamento variado e ativo
13.4 Estudos de caso e reflexão ética estruturada O professor seleciona um estudo de caso que apresenta dilemas éticos e facilita a discussão de uma maneira que permita aos estudantes manter um diálogo eficaz e entender como o diálogo molda as interpretações e as opiniões. Por exemplo, os estudantes podem sentar-se em forma de ferradura e colocar duas cadeiras na extremidade aberta da ferradura. Em cada uma das duas cadeiras na extremidade aberta, coloque uma placa com uma das soluções possíveis para o dilema discutido. Em seguida, pergunta-se aos estudantes quem deseja mudar de sua própria cadeira para a cadeira que reflete a solução escolhida por eles, e a partir daí argumentam a favor da solução.
  • Tornar-se autoconsciente
  • Natureza social da aprendizagem
  • Engajamento variado e ativo
  • Desafio de transferência
14.1 Estudos de caso para ética profissional Neste exercício, o professor pode optar por apresentar um dos quatro estudos de caso diferentes sobre ética profissional e promover uma discussão em grupo com os estudantes, fazendo perguntas sobre o caso.
  • Natureza social da aprendizagem
  • Engajamento variado e ativo
  • Desafio de transferência
14.2 Estudos de caso para moralidade de função Este exercício é semelhante ao anterior, exceto que os estudos de caso apresentados explicam a moralidade de função. Os estudantes são novamente convidados a discuti-los em um grupo, facilitado pelo professor.
  • Natureza social da aprendizagem
  • Engajamento variado e ativo
  • Desafio de transferência
14.3 Exercício adicional 1 O professor pode fornecer a fotografia ou pedir aos estudantes que identifiquem e sugiram fotografias publicadas em um jornal respeitável de um indivíduo que sofra de um sofrimento extremo, como uma vítima de guerra ou de fome, etc. O professor atribui papéis para que os estudantes interpretem e pede aos estudantes que expressem as opiniões da pessoa que estão representando, sobre a publicação da fotografia, por exemplo a vítima, os pais da vítima, um fotógrafo profissional buscando permissão dos pais para publicar a fotografia. Em seus papéis, os estudantes devem expressar pontos de vista apropriados, preocupações e prioridades éticas e sugerir o que eles fariam e por quê.
  • Engajamento variado e ativo
  • Natureza social da aprendizagem
  • Desafio de transferência
14.4 Exercício adicional 2 Os professores que desejem abordar a ética da engenharia e os códigos de ética podem revisar o artigo “Pensando como um engenheiro”, sobre a explosão do ônibus espacial Challenger e iniciar uma discussão em grupo com os estudantes sobre a sensibilidade política da investigação sobre a explosão e o desejo de encobri-la.
  • Engajamento variado e ativo
  • Natureza social da aprendizagem
  • Desafio de transferência
14.5 Exercício adicional 3 Para estimular a discussão em classe, o professor pode comparar o raciocínio ético feito pelos estudantes com um aplicativo de raciocínio ético on-line do Centro de Ética Aplicada Markkula da Universidade de Santa Clara e fazer as seguintes perguntas: Uma lista ou ferramenta de ética on-line pode ajudar ou dificultar a ética? O raciocínio do estudante produz resultados diferentes dos do aplicativo? Em caso afirmativo, qual é o melhor resultado?
  • Engajamento variado e ativo
  • Natureza social da aprendizagem
 
Seguinte: Reconhecimentos
Regressar ao início