Este módulo é um recurso para professores 

 

Perpetradores e suas redes

 

Crimes contra a vida selvagem podem ocorrer em nível micro (como caça furtiva de subsistência e atos individuais de crueldade), nível médio (como comércio doméstico de espécies vulneráveis ​​residentes e caçadas ilegais organizadas) e nível macro (principalmente importação e exportação de espécies ameaçadas de extinção para o comércio internacional) (Wellsmith, 2011).

 

Tipologia de infratores

O tráfico de vida selvagem engloba uma série de atores envolvidos na caça furtiva, captura, colheita, fornecimento, comércio, venda, posse e consumo de animais selvagens, produtos animais e plantas. Esses atores diferem não apenas no papel que desempenham ao longo das cadeias de mercado, mas também em seus atributos socioeconômicos, preferências e motivações, na escala de suas operações e na intensidade de sua atividade, os níveis de tecnologia e investimento, sua fonte de financiamento, nível de confiança econômica e sua habilidade e conhecimento, incluindo o das leis e regulamentos relevantes. Os atores podem ocupar vários papéis no tráfico de vida selvagem, com uma ampla gama de motivações que dependem do contexto e do valor, e que podem mudar com o tempo. Alguns visam a suas atividades em espécies específicas, enquanto outros operam de forma mais ampla (Phelps et al, 2016; ver também as descobertas de Warchol, 2004). A variedade e o número de indivíduos envolvidos no tráfico de vida selvagem dependem de uma série de fatores, incluindo o mercado final esperado e os consumidores previstos, as características únicas do artigo ou produto traficado e as capacidades e limitações dos atores já envolvidos no comércio (Pires & Moreto, 2016).

Um estudo de Phelps et al publicado em 2016 separou as funções e atividades envolvidas no tráfico de vida selvagem em três categorias: operadores, intermediários e consumidores (ver Figura 1 abaixo). Essas categorias não pretendem ser exaustivas ou mutuamente exclusivas; eles têm o objetivo de capturar e ilustrar o amplo espectro de atores envolvidos no tráfico de vida selvagem.

Figura 1 Tipologia das funções dos principais atores ao longo das cadeias de mercado de comércio ilegal de vida selvagem (Phelps et al, 2016)

 

Grupos criminosos organizados

Muitas atividades no mercado ilícito de vida selvagem exigem pouca habilidade e planejamento, especialmente, se a origem e o destino, o fornecedor e o consumidor estiverem próximos. Após o ato inicial de caça furtiva, os estágios subsequentes, geralmente, envolvem mais organização e o envolvimento de intermediários locais, regionais e internacionais, centros de processamento etc. Se os intermediários forem obrigados a transferir o contrabando de um lugar para outro, se métodos sofisticados forem necessários para ocultar ou disfarçar esses bens e, em particular, se as fronteiras internacionais precisarem ser cruzadas, pode ser necessário que os perpetradores façam parceria com outros indivíduos e entidades. Nessas circunstâncias, podem surgir grupos criminosos organizados nos quais vários infratores colaboram e, às vezes, estabelecem esquemas complexos para adquirir, transportar e vender bens ilegalmente, para ocultar suas atividades e para ”branquear” o produto de seu crime.

Algumas dessas redes estão envolvidas no tráfico de várias espécies. Por exemplo, em várias ocasiões, escamas de marfim, corno de rinoceronte e pangolim foram encontradas juntas em uma única remessa. Apreensões desse tipo costumavam ser invulgares; em vez disso, a maioria das apreensões registradas envolve remessas de uma única espécie. É claro que é possível para o mesmo grupo criminoso movimentar várias mercadorias em remessas separadas, mas o fato de remessas mistas serem relativamente raras sugere que, como acontece com os revendedores nos mercados de destino, os traficantes parecem se especializar, negociando mercadorias específicas para as quais eles conhecem bem seus compradores (UNODC, 2016).

O tráfico de vida selvagem é, frequentemente, um crime altamente organizado, alimentado pelos altos lucros associados a produtos específicos da vida selvagem (por exemplo, marfim, corno de rinoceronte) e pela capacidade de utilizar pessoal e redes criminosas estabelecidas, rotas de tráfico e recursos para atrair funcionários corruptos '(Pires & Moreto, 2016 [sp]) Em alguns casos, grupos de crime organizado se envolveram no tráfico de vida selvagem para diversificar seus rendimentos. Por exemplo, o grupo irlandês 'Rathkele Rovers', conhecido por seu envolvimento em lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e roubo, foi pego, em 2011, tentando roubar cornos de rinoceronte de museus e coleções na Europa para venda no Sudeste Asiático (Parlamento Europeu, Direção-Geral de Políticas Internas, Departamento Temático A: Política Econômica e Científica, 2016; van Uhm, 2016).

Ainda há algum debate sobre a extensão do envolvimento de grupos criminosos organizados no tráfico de vida selvagem. Enquanto alguns estudos apontam para a existência de grupos do crime organizado em determinadas fases ou para espécies específicas, outros encontraram pouca ou nenhuma evidência de envolvimento do crime organizado no tráfico de vida selvagem (Pires & Moreto, 2016 [s.p.]). Dependendo da espécie e região do mundo, 'organizado' pode simplesmente significar três indivíduos que estão vagamente ligados a uma vasta empresa criminosa que compreende todas as fases do tráfico de vida selvagem (ou seja, organizações verticalmente integradas) (ver também a definição de 'organizado grupo criminoso 'no Artigo 2º da Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional; ver mais adiante Série de Módulos Universitários E4J sobre Crime Organizado, Module 1 Definições de Criminalidade Organizada).

Nos termos da Convenção (Artigo 2º-A), um "grupo criminoso organizado" é definido utilizando quatro critérios

  • Um grupo estruturado de três ou mais pessoas;
  • O grupo existe por um período de tempo;
  • Atua em concertação com o objectivo de cometer pelo menos um crime grave;
  • Obter, direta ou indiretamente, um benefício financeiro ou outro benefício material.

(E4J Série de Módulos Universitários sobre Crime Organizado, Módulo 1 Definições de Crime Organizado).

Um estudo publicado em 2016 identificou sete estruturas comuns nas quais os perpetradores envolvidos no tráfico de vida selvagem estão organizados. Essas estruturas, mostradas a seguir, variam de relações simples, como a relação de subsistência e uso local, ou uma estrutura que liga os operadores [que fazem as capturas, recolhas ou colheitas] diretamente aos consumidores, até configurações que envolvem múltiplos intermediários (Phelps et al, 2016).

Figura 2: Tipologia de configurações comuns de comércio ilegal de vida selvagem (Phelps et al, 2016, p. 484).

O estudo descobriu ainda que estruturas mais complexas podem surgir se o acesso ao mercado for restrito, seja com base no próprio recurso, às rotas de transporte ou aos consumidores, incluindo mercados urbanos distantes ou internacionais dispostos a pagar preços mais altos (Phelps et al, 2016). Vários outros relatórios apresentam diversos indicadores, como estrutura organizacional, financiamento sofisticado, uso de corrupção, documentos fraudulentos e violência que, quando presentes, podem demonstrar a probabilidade de envolvimento de um grupo criminoso organizado (Nações Unidas ECOSOC; EIA, 2014).

Exemplo: tráfico de marfim e o Grupo Teng

Em 2006, um contentor marítimo de transporte de pneus usados ​​chegou a Douala, nos Camarões, vindo de Hong Kong. Viajou para o interior até um endereço em Yaoundé, capital dos Camarões, onde foi esvaziado, carregado com madeira e enviado novamente para a Ásia.

Em maio daquele ano, os oficiais da alfândega do terminal Kwai Chung de Hong Kong usaram uma máquina de raios-X para examinar o contentor e encontraram, escondido atrás da madeira em um compartimento especialmente modificado, 3,9 toneladas de presas de elefante, uma apreensão recorde para Hong Kong naquela época, representando pelo menos 400 elefantes mortos.

Investigações subsequentes concluíram que o contentor se destinava a ser reexportado para Macau. Hong Kong alertou as autoridades camaronesas e uma investigação interagências foi iniciada em Camarões. O endereço de Yaoundé foi rastreado e dois outros contentores modificados, registrados no mesmo remetente, foram descobertos. Os compartimentos ocultos haviam sido construídos com habilidade e sua presença sugeria que os traficantes tinham conhecimento prévio do espaço e do orçamento de transporte para quantidades específicas de marfim. Esses contentores estavam vazios; entretanto, lascas de marfim foram encontradas dentro e a documentação indicava o transporte de pelo menos 12 remessas anteriores ao longo da mesma rota. A INTERPOL emitiu um aviso em julho de 2006 para alertar os policiais sobre o método usado para traficar o marfim. As remessas estavam vinculadas ao ‘Teng Group’, um conhecido sindicato do crime ligado à lavagem de dinheiro e ao tráfico de drogas com conexões anteriores com a Nigéria. Em 1998, os oficiais da alfândega no porto de Keelung, Taiwan, apreenderam 1,4 toneladas de presas de marfim escondidas num contentor de madeira enviado da Nigéria. O destinatário era membro do Grupo Teng.

O grupo, formado por cidadãos taiwaneses e filipinos, vinha operando uma empresa de importação/exportação de Yaoundé há vários anos. O sindicato foi citado como lucrando cerca de US $ 4 milhões a cada dois meses. Em uma busca em uma casa, esculturas de marfim foram recuperadas, junto com 35 cartões SIM indicando os esforços dos suspeitos para evitar a detecção. A escala de operações era extensa; análises subsequentes ao DNA do marfim apreendido descobriram que era originário de elefantes da floresta, centralizado no sudeste do Gabão, perto da fronteira Congo-Brazzaville. Foram efetuadas três detenções de membros do Grupo Teng em Camarões, e ocorreu uma tentativa de suborno para libertar um suspeito detido. Os suspeitos foram acusados ​​de violações das leis aduaneiras e de vida selvagem e foi instaurado um processo judicial. No entanto, quando o caso foi levado ao tribunal, o acusado havia fugido e continuava foragido. Apesar da impressionante cooperação interinstitucional e da cooperação internacional tanto na apreensão quanto nas investigações, um sindicato criminoso por trás de uma série de carregamentos ilícitos de marfim tem, até agora, escapado à lei.

(EIA, 2014)
 

Setor corporativo

Os casos de empresas legais envolvidas em atividades ilegais associadas ao tráfico de vida selvagem, envolvem geralmente madeireiras e embarcações de pesca. As empresas madeireiras podem, por exemplo, operar sem licenças de exploração madeireira ou invadir ilegalmente áreas protegidas, colher espécies protegidas, exceder suas cotas de corte ou subornar funcionários para emitir concessões madeireiras de forma indevida (ver, por exemplo, van Solinge, 2016). Da mesma forma, as empresas de pesca ou embarcações de pesca individuais podem se aventurar ilegalmente em áreas protegidas, capturar espécies protegidas, exceder as cotas estabelecidas ou usar métodos de pesca proibidos.

O envolvimento do setor corporativo também pode ocorrer na fase de trânsito, se as empresas de transporte estiverem envolvidas no transporte, importação, exportação ou procederem ao “branqueamento” de contrabando, falsificarem documentos ou deixarem de cumprir os requisitos de documentação, certificação e relatórios de forma consciente ou imprudente. Também pode envolver conluio por parte do pessoal da companhia aérea e tripulações de navios de contentores ou navios de cruzeiro. No destino, as empresas podem desempenhar um papel vital no tráfico de vida selvagem se, deliberadamente ou por negligência, fornecerem madeira, plantas, animais vivos ou produtos animais provenientes de áreas protegidas, envolvendo espécies protegidas, etc. (ver mais adiante, Van Uhm, 2018).

Exemplo: tráfico de pepinos do mar do México

Em maio de 2017, uma empresa com sede no Arizona, Estados Unidos, e dois de seus executivos foram acusados ​​de conspiração, tráfico ilegal de vida selvagem, importação ilegal, rotulagem falsa e confisco de bens por tráfico de pepinos do mar do México.

De acordo com a acusação, os acusados ​​contataram fornecedores de pepinos do mar no México e concordaram em comprar cerca de US $ 13 milhões em pepinos do mar, sabendo que tinham sido colhidos ilegalmente, ou seja, excedendo os limites da autorização ou sem licença adequada, ou fora de temporada. Outro acusado supostamente criou faturas falsas para serem submetidas aos funcionários da alfândega dos EUA, sabendo que os pepinos do mar haviam sido colhidos, vendidos e transportados ilegalmente e não tinham a documentação adequada exigida pela lei mexicana.

A acusação afirma que, depois de os pepinos do mar terem sido importados para os Estados Unidos, eles foram vendidos por aproximadamente US $ 17,5 milhões a clientes na China e em outros lugares. A acusação alega que, como parte do esquema, os pagamentos foram feitos para contas bancárias mantidas sob nomes falsos para ocultar as vendas ilegais e ocultar os rendimentos, e também foram feitos pagamentos a funcionários mexicanos para garantir que nenhuma ação fosse tomada em relação aos pepinos do mar colhidos ilegalmente.

(Estados Unidos, Departamento de Justiça, Gabinete do Procurador dos EUA, Distrito Sul da Califórnia, 26 de maio de 2017).
 
Perspetiva regional: África Oriental e Austral
 

Exemplo: Fraude fiscal das empresas privadas no setor das pescas

Em 2016, um empresário da Cidade do Cabo foi considerado culpado de defraudar a South African Revenue Service (SARS) [Autoridade Tributária e Aduaneira] ao apresentar faturas falsas e registos de exportação inflacionados das suas operações de pesca. Foi processado por mais de 40 acusações, incluindo extorsão, conduta comercial imprudente, fraude e branqueamento de capitais. Em junho de 2016, foi condenado a 20 anos de prisão.

O homem de negócios era um representante registado e vendedor de uma rede de operações de pesca. A fim de receber facturas autênticas por alegadas despesas das suas operações de pesca, solicitou e aceitou ofertas de fornecedores externos de equipamento de infra-estruturas de pesca, tais como sistemas de frigoríficos, linha de produção de peixe e camiões de distribuição. Ao apresentar as facturas à SRA para devolução do IVA, o requerido afastou-se repetidamente de todos estes acordos, causando prejuízos financeiros significativos às outras empresas. Ele geriu com sucesso este esquema entre 2005 e 2008 até à descoberta da sua conduta dolosa.

O caso recebeu ampla cobertura mediática, devido ao estilo de vida extravagante que o arguido tinha financiado com os seus ganhos ilícitos e à relevante decisão do tribunal, que incluiu uma prisão prolongada e o confisco de bens.

UNODC SHERLOC Portal, ‘Van Staden’.
 

Corrupção e envolvimento do governo

Como a fauna e a flora representam recursos naturais de alto valor, frequentemente sob controle ou regulamentação governamental, elas oferecem uma importante fonte potencial de poder político e um risco correspondentemente elevado de abuso desse poder. Como consequência, a corrupção na atribuição de concessões de caça, na atribuição de licenças para extração de madeira e na emissão de licenças de processamento, importação e / ou exportação de fauna e flora é generalizada.

A corrupção é um fenômeno complexo. (Uma visão geral das diferentes formas e definições de corrupção, bem como seus efeitos prejudiciais em todo o mundo, está disponível no Módulo 1 da Série de Módulos Universitários E4J sobre Anticorrupção). Para os fins deste Módulo, deve-se observar que a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (UNCAC) se abstém de fornecer uma definição abrangente de “corrupção”; em vez disso, define e classifica várias formas de corrupção como crimes, tais como suborno e peculato (nos setores público e privado); abuso de funções (ou seja, quando aqueles que desempenham funções públicas abusam de seu poder para obter um benefício); tráfico de influência; enriquecimento ilícito; e branqueamento de capitais.

Embora a UNCAC defina uma série de atos de corrupção diferentes, a corrupção às vezes é entendida em termos gerais como “o abuso do poder confiado para ganho privado”, de acordo com a definição proposta pela ONG Transparency International (TI). Está claro, tanto na definição de corrupção da TI, quanto nos crimes de corrupção definidos na UNCAC, que a corrupção ocorre nas áreas de animais selvagens e florestas.

A corrupção opera para permitir que o tráfico de vida selvagem possa ocorrer em primeiro lugar, ou para prosseguir sem controle ou desequilibrado (Callister, 1999). A corrupção pode envolver guardas de caça de baixa patente e funcionários florestais que aceitam subornos e, em seguida, 'fecham os olhos' a atividades ilegais (veja mais adiante, Kishor & Damania, 2007). Também pode atingir os níveis mais altos do governo que estão envolvidos em decisões políticas e legislações nos setores de vida selvagem, florestas e pesca. A "grande" corrupção ou de alto nível, pode ser particularmente prejudicial, pois causa perdas financeiras significativas e também incentiva a pequena corrupção nos níveis mais baixos do governo (veja mais adiante, Callister, 1999; Kishor & Damania, 2007). Em alguns casos, a corrupção é uma parte intrínseca dos sistemas de clientelismo que sustentam o poder da elite governante de um país (FAO & ITTO, 2005). A manipulação política é um grande problema nas atividades ilegais persistentes nos setores de vida selvagem e florestas. Isso geralmente leva à quebra da lei e da ordem e também prejudica o investimento privado e estrangeiro nesses setores (para mais leituras e ferramentas de ensino sobre corrupção, consulte a Série de Módulos da Universidade E4J sobre Anticorrupção).

No contexto do tráfico de vida selvagem, há inúmeras maneiras de oferecer e pagar subornos, não apenas para funcionários do governo, mas também para empresas comerciais e indivíduos que exercem controle sobre certas áreas, indústrias, materiais etc. Isso pode envolver, por exemplo: 

  • pagamento de subornos a funcionários do governo e políticos para tratamento preferencial (por exemplo, adjudicação de um contrato de aquisição, uma concessão de extração de madeira ou caça ou um subsídio);
  • extorsão financeira por parte de funcionários de operadoras para legalizar artificialmente operações ilegais (licenças de transporte, licenças de caça, reconversão do uso da floresta);
  • decisões oficiais que favorecem certos grupos (por exemplo, ao alocar concessões de extração de madeira ou caça com o entendimento tácito de que o grupo acabará retribuindo o favor);
  • empresas de caça ou madeireiras que fogem às regulamentações nacionais com relativa impunidade, graças à proteção de patronos poderosos (FAO & ITTO, 2005; Kishor & Damania, 2007). 

Embora a maioria, senão todos os países, tenham leis que criminalizam a corrupção e o suborno, esses crimes frequentemente não constituem um impedimento adequado, porque raramente são aplicados, porque os processos raramente são bem-sucedidos ou porque as penas são baixas. Em outros lugares, as infrações domésticas não capturam o suborno de funcionários estrangeiros. Enquanto o risco de ser capturado e sancionado for baixo e houver normas e valores sociais que não penalizam tais atos, aqueles que trabalham nos setores de vida selvagem, florestas e pesca - em capacidades oficiais ou privadas - vão prosperar graças à corrupção. Para obter um exemplo de ferramentas para lidar com a corrupção nesses setores, consulte a publicação do UNODC “Peixe Podre - Um Guia sobre como Enfrentar a Corrupção no Setor Pesqueiro”.

 
Seguinte: Locais e atividades relacionadas ao tráfico de vida selvagem
Regressar ao início