Este módulo é um recurso para professores 
  

 

Introdução 

 

Este Módulo explora os conceitos de diversidade, tolerância e pluralismo. Examina maneiras pelas quais a aceitação da diversidade pode ser difícil, mas pode ser entendida e realizada com base em ideias e exemplos de comportamento ético. O Módulo fornece um menu de opções e abordagens para enfrentar os desafios éticos que envolvem questões de raça, crenças religiosas, género, orientação sexual, (in)capacidade, visões políticas e uma série de outras. Ilustra conceitos relevantes através da discussão de sistemas sociais históricos nos quais a tolerância e o pluralismo eram evidentes, e modelos históricos de integridade que forneceram liderança inspirada na criação de modelos de diversidade e aceitação em situações vexatórias. O Módulo também discute dilemas morais nos quais as soluções não são precisamente claras e exigem formas específicas de raciocínio ético. A discussão enfatiza e explora a importância da diversidade, não apenas no contexto de justiça para indivíduos e grupos marginalizados, mas também como um meio de melhorar a sociedade como um todo. O Módulo envolve os estudantes numa variedade de técnicas pedagógicas, incluindo mini-aula, discussão, debate e representação de papéis, para incentivar a tomada de decisão participativa em situações hipotéticas e sensíveis de diversidade da vida real. 

O Módulo é um recurso para professores. Fornece um esboço para uma aula de três horas, mas que pode ser usado para encontros mais curtos ou mais longos, ou alargado para uma disciplina completa (consulte: Guia para desenvolver uma disciplina autónoma).

 

Objetivos de aprendizagem

 
  • Compreender e definir diversidade, tolerância e pluralismo
  • Perceber o valor das culturas, identidades e pontos de vista diferentes dos próprios
  • Dar exemplos de modelos morais cujas ações promovem os valores de tolerância e pluralismo
  • Demonstrar um entendimento preliminar de aspectos mais complexos da diversidade como interseccionalidade, identidade e subculturas
 
Seguinte: Questões Chave
Regressar ao início