Este módulo é um recurso para professores 

 

Exemplo de estrutura de aula

 
  • Atividade pré-aula (duração variável): Peça aos estudantes para verem The Preppie Connection (2015).
  • (Em aula) Atividade quebra-gelo (10-15 minutos): Faça perguntas aos estudantes sobre o filme. (Questões para discussão constam deste Módulo). Divida os estudantes em pequenos grupos e peça-lhes que elaborem um esquema do modelo (estrutural) da organização criminosa retratada no filme.
  • Faça uma breve apresentação dos diferentes modelos estruturais de grupos criminosos organizados baseada na narrativa deste Módulo, e nas leituras recomendadas (25-35 minutos).
  • Utilize algumas das questões para discussão (previstas neste Módulo), para gerar debate sobre os tópicos abordados neste Módulo (20-25 minutos). 
  • Intervalo (10 minutos).
  • Realize e avalie o questionário 7 (45 minutos): conceda 15 minutos aos estudantes para fazerem o questionário (10 questões; alguns exemplos de questões constam na secção de avaliação deste Módulo). Os estudantes podem trabalhar em pares para avaliar o questionário. Eles trocam os questionários entre si e avaliam o do outro estudante. O professor pede aos  estudantes que leiam individualmente as questões e discutam possíveis respostas. Com esta atividade pretende-se ajudar os estudantes a analisar os erros e que aprendam através da interconexão entre si.
  • Para períodos mais curtos, o questionário pode ser atribuído para ser realizado antes da aula. Para este formato em particular, recomenda-se que os Professores usem o sistema de aprendizagem online (e.g., Blackboard, Compass, Moodle, etc.) para realizar o questionário. Depois dos estudantes fazerem o questionário online, o Professor pode interrogar os estudantes sobre as questões do questionário como forma de atividade quebra-gelo no início da aula seguinte.
  • Atribua um dos trabalhos de investigação e estudo independente (previstos neste Módulo), como parte de trabalho para casa para a aula seguinte.
  • Avaliação contínua: Recomenda-se que, nesta altura, os estudantes façam um teste de avaliação intermédio. O teste deve abranger os conteúdos dos Módulos 1 – 7 (ambos inclusive). Este teste de avaliação continua pode consistir na combinação de perguntas de escolha múltipla, respostas sucintas e de desenvolvimento. O teste pode ser feito presencialmente em aula, ou online. Como alternativa, o teste de avaliação contínua pode ser apresentado como um teste de trabalho de casa. Este último formato pode funcionar particularmente bem como ensaio e trabalho de investigação.
 
 Seguinte: Leitura essencial
 Regressar ao início