Jogos de tabuleiro

 

Contexto/Formação: Jogos educativos para a sala de aula

Embora os aplicativos e jogos eletrônicos de aprendizagem sejam amplamente difundidos, existem poucos jogos de cartas e tabuleiro disponíveis que se concentram na educação dos jovens sobre questões de crime, justiça e estado de direito. E4J reconhece o valor educacional dos jogos para uso em sala de aula. Com o objetivo de aumentar a gama lúdica de opções disponíveis para os educadores, E4J lançou uma Chamada de Propostas para o desenvolvimento de jogos educativos de tabuleiro para estudantes de 13 a 18 anos, focando em pelo menos uma das áreas de mandato cobertas pelo UNODC. Dez designers de jogos - organizações da sociedade civil e instituições de ensino - receberam uma doação para o desenvolvimento e teste de jogos sobre tópicos relacionados com o estado de direito, envolvendo estudantes e educadores da educação secundária em todas as etapas do processo.

 

Secção Educatenimento E4J

 

Jogar pela Integridade

O “Jogar pela Integridade”, é um jogo no estilo de cobras e escadas, desenvolvido pela Integrity Action no Reino Unido, permite que os estudantes ajam com integridade, reconheçam e desafiem situações de corrupção. As equipes de jogadores são desafiadas a chegar ao final do quadro respondendo a perguntas e competindo nas tarefas que envolvem os principais conceitos de integridade. O jogo, juntamente com um plano de aula para educadores, está disponível para download em Árabe, Inglês, Francês, Nepalês e Pashto, Russo e Uzbeque.

 

Tempo Esgotado

A Associação Socioeducativa Llere, na Espanha, desenvolveu “Tempo esgotado”, um jogo de tabuleiro original que ensina sobre corrupção, terrorismo, tráfico de pessoas e tráfico ilícito de migrantes. Assumindo diferentes papéis na sociedade, de agentes da lei a políticos, os jogadores são confrontados com uma “infecção”, um problema sempre crescente que afeta adversamente os diferentes jogadores. Enquanto trabalham em colaboração e estrategicamente para resolver o problema, os jogadores aprendem sobre como os diferentes personagens são afetados pelo problema e como eles podem estar envolvidos em sua solução. O jogo termina quando a infecção está contida ou quando atinge um ponto sem retorno.

 

Enredados

Enredados é um jogo interativo focado em contar histórias para aumentar a conscientização sobre o tráfico de pessoas. Através de diferentes cartas e elementos, os jogadores reúnem características (como personagens, enredo e conclusão) para construir uma história centrada no problema. Atualmente, este jogo está disponível apenas em espanhol - versão em inglês em breve!

 

RiotID (em breve)

A Universidade de Bournemouth, no Reino Unido, está desenvolvendo um jogo de tabuleiro colaborativo sobre o uso da força responsável chamada “RiotID”, projetado para ensinar aos estudantes os Princípios Básicos das Nações Unidas sobre o Uso da Força e Armas de Fogo por Autoridades Policiais. Assumindo o papel de uma equipe cívica de investigação forense, os jogadores aprendem a identificar usos indevidos ou excessivos de armas de fogo e/ou equipamentos menos letais por policiais. Por meio de investigações colaborativas, os jogadores do RiotID reúnem evidências de uma cena de incidente para ajudar a expor violações dos direitos humanos, rastrear fabricantes de armas e descobrir rotas de comércio de equipamentos policiais.

 

Cyberstrike - Ataque Cibernético

A Escola Preparatória de Rutgers, nos Estados Unidos, criou o 'Cyberstrike'- Ataque Cibernético, um jogo de tabuleiro cooperativo onde os jogadores precisam criar uma estratégia comum para combater a cibercriminalidade. O cenário em constante mudança do jogo exige que os jogadores pensem criticamente, ouçam com atenção, mudem de um papel de liderança para um papel de apoio, dependendo do conjunto de habilidades necessárias, antecipem consequências e tentem soluções. Exigindo que os jogadores trabalhem juntos, o jogo também fortalece suas habilidades de trabalho em equipe.

 

Labirinto

Os designers de jogos da Universidade Howard, nos Estados Unidos, desenvolveram o jogo de tabuleiro “Labirinto”, destinado a fortalecer a resiliência e as competências de pensamento crítico dos estudantes. Os jogadores tentam alcançar a condição de herói navegando no tabuleiro de jogo e fazendo escolhas apropriadas, enquanto encontram seu caminho em um labirinto onde os percursos levam a extremismos e radicalizações violentas, mas também à tolerância e à diversidade. Para ter sucesso, os jogadores precisam ser capazes de desafiar estereótipos, reconhecer propaganda e avaliar mensagens encontradas online/virtualmente e analisar cenários, incluindo o risco envolvido no extremismo violento.

 

Purposyum - Desafios da Justiça

A Universidade de São Paulo, do Brasil, desenvolveu o “Purposyum - Desafios da Justiça”, um jogo colaborativo que estimula o planejamento e a cooperação estratégica para encontrar soluções de superação aos desafios espinhosos da justiça. O jogo está disponível em inglês e português.

 

Voltar ao topo