Este módulo é um recurso para professores 

 

Guia para desenvolver uma disciplina autónoma

 

Este Módulo fornece indicações para a preparação de uma palestra de três horas, mas existe a possibilidade de desenvolvimento destes tópicos com mais profundidade, transformando-o num curso autónomo. O escopo e estrutura de um tal curso será determinado pelas necessidades específicas de cada contexto, mas uma estrutura possível é aquela que se sugere em seguida.

Sessão

Tópico

Breve Descrição

1.

Visão geral: como os cidadãos podem participar na luta contra a corrupção

Discussão de questões como o significado de “cidadania”, os direitos e responsabilidade dos cidadãos e a relação entre uma cidadania ativa e a boa governança. A sessão deve colocar em destaque a história da participação dos cidadãos na democracia e como o envolvimento dos cidadãos se tem vindo a alterar nos últimos tempos. O palestrante deve referir-se ao movimento do acesso à informação e às implicações que o mesmo teve na participação dos cidadãos na luta contra a corrupção. Recursos: O Antídoto para a Apatia.

2.

Ação coletiva contra a corrupção  

Esta sessão pode analisar a questão da ação coletiva contra a corrupção. Baseando-se na premissa de que a corrupção é um problema da coletividade, os esforços para a combater devem ser igualmente coletivos. A ação coletiva baseia-se na ideia de que o setor privado, a sociedade civil e o setor público trabalham em conjunto para fornecerem soluções aos problemas domésticos de corrupção. Os recursos podem incluir o Guia Prático para a Ação Coletiva contra a Corrupção do Pacto Global das Nações Unidas (2015).

3.

O papel dos média e do jornalismo de investigação 

Esta aula deve fornecer informações detalhadas sobre a história do jornalismo de investigação, as abordagens recentemente adotadas pelos jornalistas para denunciar e expor a corrupção – colaborativa, multijurisdicional – e o impacto que tais esforços têm tido sobre a corrupção a nível global. Tópicos a incluir podem ser: Mossack Fonseca Papers, Paradise Papers, e Wikileaks, entre outros.

4.

O papel das plataformas e redes sociais no combate à corrupção

As plataformas e redes sociais têm sido utilizadas como ferramentas para expor más condutas, como a corrupção. Como é que as plataformas como o Twitter e o Facebook são utilizadas para combater a corrupção? Existem desvantagens nisso? Como é que os corruptos utilizam as redes sociais e como é que isso pode ser combatido? Um estudo de caso pode ser o da campanha nas redes sociais intitulada “capital monopolista branco” de Bell Pottinger, a qual foi financiada por elites corruptas da África do Sul para distrair o público dos atos de corrupção e de captura estatal que estavam a ser levados a cabo.

5.

Jornalismo de cidadãos e os seus benefícios para o combate à corrupção 

Os estudantes podem visualizer a TED Talk sobre Jornalismo de Cidadãos e envolver-se numa discussão sobre o conceito e as suas implicações no combate à corrupção.

6.

Jornalismo de cidadãos e os seus perigos 

Discussão sobre as desvantagens do jornalismo de cidadãos – notícias falsas, julgamento pelos média e impacto de denúncias não comprovadas na vida dos sujeitos. Como podem estes desafios ser encarados num espaço que carece de regulamentação? Os média convencionais têm o papel de assegurar um jornalismos de cidadãos ético e responsável?

7.

Propiciadores de mudanças no combate à corrupção 

Esta aula deve concentrar-se nos indíviduos e organizações com significativo impacto na luta contra a corrupção. O palestrante pode selecionar dois exemplos e estudar os seus perfis na aula, terminando com uma discussão do que foi feito corretamente e dos erros cometidos, bem como as lições que se podem extrair das histórias das pessoas selecionadas. Por exemplo, a discussão pode concentrar-se em casos internacionais com um impacto global sobre o combate à corrupção ou na ação de atores locais relevantes para o país em causa.

8.

Transparência e Governo Aberto

Esta aula pode concentrar-se no papel da transparência, do acesso à informação e dos dados de acesso livre no combate à corrupção. A mesma pode ainda examinar os principais objetivos do movimento do governo aberto, bem como da ligação entre o conceito de governo aberto, participação dos cidadãos e corrupção. 

9.

Os Big Data como ferramentas de combate à corrupção

Esta aula pode ser usada para discutir a ideia de Big Data e como esta pode ser utilizada para colocar em evidência tendências e padrões corruptos e, assim, fornecer soluções e reformas contextualizadas.

10. A Blockchain como ferramenta de combate à corrupção

A blockchain foi apresentada como uma panaceia para resolver problemas relacionados com a transparência, rastreabilidade, conformidade, flexibilidade e gestão de partes interessadas na gestão da cadeia de suprimentos do setor privado. Quais os seus potenciais usos no setor público?Atualmente, já existem muitas aplicações baseadas na blockchain relativas ao registo de propriedade. A Dubai Blockchain Strategy 2020 é um projeto que visa que o Dubai transfira todos os serviços governamentais para uma plataforma blockchain até 2020. Esta aula pode examinar alguns dos casos de teste da blockchain, como os disponíveis aqui e determinar se a mesma poderá fornecer soluções para o problema da corrupção em áreas como a contratação pública. 

 

Regressar ao início