Este módulo é um recurso para professores 

 

Tipos comuns de armas de fogo

 

A classificação mais comum de armas de fogo baseia-se nos tipos, e a ferramenta mais utilizada para identificação de armas de fogo é a Tabela de Referência de Armas de Fogo (TRAM). A TRAM é um banco de dados informatizado disponível online e offline. O banco foi proposto e desenvolvido pela Polícia Montada Real do Canadá (RCMP, da sigla em inglês) e foi posteriormente adotado pela INTERPOL como uma ferramenta de classificação de referência. O uso da Web TRAM é restrito a indivíduos autorizados pela RCMP. Os usuários autorizados são membros da comunidade policial, agentes públicos específicos e verificadores autorizados de armas de fogo. 

A UNODC adotou uma classificação simplificada em seu estudo de 2015 e também em seu questionário global sobre o fluxo ilícito de armas, baseado nos seguintes tipos:

 

Revólver

É uma arma de mão de cano curto, com um cilindro giratório (tambor) contendo geralmente de cinco a nove câmaras ou culatras, tendo que ser carregado manualmente com cartuchos. Com o cilindro alinhado ao martelo, o gatilho pode ser puxado, provocando a ação do martelo, que golpeia o cartucho e dispara o projétil. As cápsulas dos cartuchos gastos permanecem no cilindro até serem descarregadas manualmente. 

Modo de ação: os revólveres geralmente são armas de fogo de repetição. A depender do sistema de funcionamento do gatilho, os revólveres podem ser duplos (quando o gatilho também arma o martelo) ou de ação única (quando o martelo é engatilhado manualmente). 

Figura 1 - Modelos de revólver. Fonte: Tabela de Referência de Armas de Fogo (RCMP-GRC / Interpol)
 

Pistola

É uma arma de cano curto ou de mão projetada para funcionamento semi-automático. A câmara faz parte do cano. Os cartuchos geralmente são carregados por meio de um carregador ou clip (comumente referido como “pente”), que é inserido no cabo. A ação da arma de fogo, com o disparo, a abastece com a próxima munição e  ejeta o cartucho gasto. 

Modo de ação: pistola de tiro único, de repetição, semiautomático e automático.

Figura 2 - Modelos de pistola. Fonte: Tabela de Referência de Armas de Fogo (RCMP-GRC / Interpol)
 

Escopeta / espingarda

É uma arma longa, disparada com apoio do ombro, com um ou dois canos sem estrias (lado a lado ou sobrepostos), geralmente projetada para disparar vários pequenos projéteis ("tiros") em vez de uma bala. O calibre de uma escopeta não é medido por seu tamanho, mas sim pelo seu peso, e geralmente é maior em diâmetro do que outras armas pequenas.

Modo de ação: Geralmente de tiro único. Também pode ser de repetição ou semiautomático.

Figura 3 - Modelos de escopetas. Fonte: Tabela de Referência de Armas de Fogo (RCMP-GRC / Interpol)
 

Rifle ou Carabina

É uma arma longa, disparada com apoio do ombro, com uma série de estrias em espiral marcadas no interior do cano ("rifling"), dando rotação ao projétil. Alguns rifles têm um carregador destacável, como as pistolas descritas acima, e outros possuem carregadores integrados. Uma carabina se assemelha a um rifle, porém tem um cano mais curto.

Modo de ação: Tiro único, de repetição, semiautomático ou totalmente automático.

Figura 4 - Modelos de rifle. Fonte: Tabela de Referência de Armas de Fogo (RCMP-GRC / Interpol)
 

Fuzis de assalto

Podem ser considerados uma subcategoria de rifles e representam 'qualquer um dos vários fuzis militares de alcance médio e alimentados por um pente (como a AK-47 ou a M16) que podem ser configurados para carregamento automático ou semiautomático...' (merriam-webster.com).

Modo de ação: Semiautomático ou totalmente automático.

Figura 5 - Modelos de fuzis de assalto. Fonte: Tabela de Referência de Armas de Fogo (RCMP-GRC / Interpol)
 

Submetralhadora

É uma metralhadora de mão, leve e de cano curto, que utiliza cartuchos de pistola de energia relativamente baixa. É disparada com a mão, na altura do quadril ou do ombro.

Modo de ação: Semiautomático ou totalmente automático. Quando o sistema de disparo é automático, a arma de fogo seria classificada como pistola automática ou submetralhadora automática.

Figura 6 - Modelos de submetralhadora. Fonte: Tabela de Referência de Armas de Fogo (RCMP-GRC / Interpol)
 

Metralhadora

É uma arma de fogo capaz de disparar de modo totalmente automático (mais de um tiro sem recarga manual, por um único acionamento do gatilho) e que utiliza munição de fuzil. Algumas necessitam ser manejadas por uma equipe ('metralhadora pesada'), enquanto outras podem ser manuseadas por um único indivíduo ('metralhadora leve'). A maioria das metralhadoras tem o sistema de munição alimentado por cintos, embora algumas usem carregadores do tipo pente.

Modo de ação: Semiautomático ou totalmente automático.


Figura 7 - Modelos de metralhadora. Fonte: Tabela de Referência de Armas de Fogo (RCMP-GRC / Interpol)

As categorias de armas descritas acima cobrem o universo de todas as armas legais. Existem, no entanto, outros tipos que não se enquadram claramente em nenhum deles, seja por suas características técnicas ou pelo processo de fabricação (produção artesanal ou caseira, montagem de kits, modificações, impressão 3D, etc.). Todos estão listados na categoria "outros tipos de armas de fogo".

 
Seguinte: 'Outros’ tipos de armas de fogo
Regressar ao início