Este módulo é um recurso para professores 

 

Pensando criticamente através da ficção

 

Os filmes visam o entretenimento e informar os espectadores sobre a história, incidente ou pessoa. Muitos dos bons filmes abordam temas substantivos importantes e com conteúdo relevante para se entender a criminalidade organizada. Leia o sumário que se segue do filme (e veja o filme se ainda não o fez) e responda às questões que se seguem para estabelecer conexões com o assunto da criminalidade organizada. Por favor, tenha em consideração que os filmes, muitas das vezes, simplificam a realidade e podem perpetuar estereótipos.

 

A trilogia d’ O Padrinho (1972, 1974 e 1990) – Diretor, Francis Ford Coppola

Crédito da fotografia

O Padrinho é um dos filmes com maior sucesso alguma vez produzido.  O filme é baseado no romance de Mario Puzo, e é uma crónica a uma década (1945-1955) da vida de uma família da Máfia, os Corleones. As estrelas do filme são Marlon Brando, Al Pacino, Robert Duvall, Diane Keaton e James Caan. Marlon Brando é Vito Corleone, o chefe (“Don” e “Padrinho”) da família. Al Pacino é Michael Corleone, o filho mais novo de Vito, que regressa do serviço militar e não se quer envolver no negócio da família. A sua namorada é interpretada por Diane Keaton. James Caan é Sonny Corleone, o filho mais velho de Vito, de temperamento explosivo, preparado para ser o seu sucessor como o chefe da família. Robert Duvall é Tom Hagen, que é tratado como um filho por Vitor, e é o advogado da família.

A popularidade duradoura do filme decorre, tanto da interessante descrição do estilo de vida siciliano, como da própria história. Começa com o casamento da filha de Vito Corleone, e “nenhum siciliano pode recusar um pedido no dia do casamento da filha”, assim, Vito e Tom Hagen ouvem muitos pedidos da família e amigos. De entre os convidados no casamento está o cantor Johnny Fontane, o afilhado de Vito, que pede a sua ajuda para conseguir um papel num filme e o ajudar na sua carreira, que está agora em dificuldades. O chefe do estúdio de cinema, Jack Woltz, não dá o papel a Fontane, mas Vito Corleone diz a Johnny (no que se torna uma das frases mais famosas na história do filme): “Vou fazer-lhe uma proposta irrecusável”. Tom Hagen é enviado para Hollywood para resolver o problema, mas Woltz não cede. Na manhã seguinte Woltz acorda com a cabeça decepada do seu cavalo puro-sangue, deitada na cama com ele.

O filme continua com a “guerra” sobre o envolvimento no tráfico de heroína, entre as cinco famílias que compõem a Máfia, na área de Nova Iorque. Vito Corleone é ferido com gravidade, e Michael vê-se envolvido no negócio da família para proteger o seu pai, envolvendo-se em homicídios e acabando por ter de se esconder na Sicília. O filme continua com conflitos, violência, traições e com o homicídio de Sonny. No fim, o relutante filho mais novo, Michael, torna-se o chefe da família Corleone.

O elenco d’ O Padrinho deu vida às personagens, às suas personalidades e contradições e, ainda que o filme e o livro em que foi baseado, sejam obras de ficção, muitas pessoas continuam a acreditar que retratam eventos reais. O Padrinho ganhou Prémios da Academia para o Melhor Filme, Melhor Ator (Marlon Brando) e Melhor Guião (Francis Coppola, Mario Puzo). O filme foi ainda nomeado para oito outras categorias dos Prémios da Academia.

O Padrinho Parte II saiu dois anos mais tarde, como sequela e prequela. Uma história que apresenta Michael Corleone como chefe da família, depois dos eventos do primeiro filme. É relatada uma segunda história como uma série de flashbacks da juventude e ascensão do poder do seu pai (Vito) como o chefe original da família Corleone. O Padrinho Parte II foi classificado como, talvez, a melhor sequela de todos os tempos, sendo nomeado para 11 prémios da Academia dos quais ganhou 6 (incluindo, Melhor Filme, Melhor Diretor [Coppola] e Melhor Actor Secundário [Robert De Niro]).

O Padrinho Parte III saiu em 1990, e conta a história dos esforços de Michael Corleone para tornar legítimos os negócios da família. Sendo a “história de Michael”, afasta-se dos outros filmes anteriores mas, a Parte III lida com os conflitos e tensões no seio da família de uma forma emocionante, como nos filmes anteriores. Recebeu nomeações para Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Actor Secundário (Andy Garcia).

Questões para discussão

a) Qual a razão pela qual muitos acreditam que O Padrinho é visto como uma história real quando é, de facto, um trabalho de ficção?

b) De que maneira considera que O Padrinho contribui para fomentar os estereótipos da criminalidade organizada, ao invés de entender como é que ele funciona na prática?

c) Que tipos de atividades de criminalidade organizada eram desenvolvidas pela família Corleone?

 
Seguinte: Excertos de legislação
Regressar ao início