Este módulo é um recurso para professores 

 

Leitura avançada

 

As leituras abaixo são recomendadas para os estudantes interessados em explorar os tópicos desse Módulo em mais detalhe e também para os docentes que ensinam este Módulo:

  • de Graaf, Gjalt, Leo Huberts and Remco Smulders (2014). Coping with public value conflicts. Administration and Society, vol. 48, No. 9 (April).  » Um artigo acadêmico que explica os valores éticos conflitantes no dia a dia das organizações públicas e os mecanismos utilizados no setor público para lidar com esses conflitos.
  • Huberts, Leo (2014). The Integrity of Governance. What It Is, What We Know, What Is Done, and Where to Go. Baskingstoke: Plagrave Macmillan.  » O livro oferece uma visão geral da abordagem sobre integridade, seus instrumentos e as práticas de implementação. O texto oferece uma argumentação detalhada sobre as estratégias de gerencimanto da integridade.
  • Huberts, Leo and Alain Hoekstra, eds. (2016). Integrity Management in the Public Sector: The Dutch Approach . The Hague: Dutch National Integrity Office.  »

    Esse livro faz uma exposição da história e da condição vigente da abordagem holandesa sobre a integridade, considerada uma das melhores práticas no o campo do gerenciamento da integridade. Especialmente úteis são os estudos de caso sobre os sistemas de gerenciamento da integridade, nos

    capítulos 8-12.
  • Jørgensen, Torben Beck and Ditte-Lene Sørensen (2013). Codes of good governance: national or global public values? Public Integrity, vol. 15, No. 1 (Winter), pp. 71-95.  » Esta publicação analisa os códigos nacionais de vários países e os domínios do serviço público. Ilustra também a natureza e a extensão da diversidade entre os códigos nacionais.
  • Integrity Action (2015). Live and Work with Integrity: You Can Do It!  London: Integrity Action.  » Integrity Action é uma ONG internacional focada na iniciação de processos sociais para inibir a corrupção. Esta publicação aborda o papel da integridade na mitigação da corrupção no setor público e das diferentes partes interessadas (stakeholders)neste processo. A publicação mostra, de forma equilibrada, os números de casos em regiões diferentes.
  • OECD (2009). Towards a Sound Integrity Framework: Instruments, Processes, Structures and Conditions for Implementation . Paris: OECD.  » Essa publicação oferece um quadro abrangente para o gerenciamento da integridade em organizações públicas. A publicação argumenta a favor de uma abordagem sistêmica e o alinhamento de instrumentos, regras e valores nas organizações públicas. O foco é a prevenção da corrupção. O conteúdo vai muito além da necessidade de um curso introdutório, na verdade, essa publicação pode ser utilizada como um recurso útil para instrutores que desejem uma compreensão mais profunda do gerenciamento da integridade pública.
  • Sampford, Charles, Rodnes Smith and A.J. Brown (2005). From Greek temple to bird's nest: towards a theory of coherence and mutual accountability for national integrity systems. Australian Journal of Public Administration, vol. 64, No. 2 (June), pp.96-108.  » Este artigo, além de explicar a integridade dos sistemas, apresenta metáforas de gerenciamento de integridade. Essas metáforas podem ajudar os docentes em demonstrar como os diferentes componentes do sistema de integridade podem ser interrelacionados com os efeitos positivos e, na maioria dos casos, deixar marcas profundas nos estudantes.
  • Sandel, Michael, J. (2009). Justice: What's the Right Thing to Do?  New York: Farrar, Straus and Giroux.  » O livro instiga o leitor a pensar sobre a moralidade pública e sobre a reflexão moral, através da análise de temas públicos contestados e situações éticas que envolvam dilema. O texto mostra o que uma sofisticada reflexão moral e um debate racional podem trazer para a vida pública.
 
Seguinte: Avaliação dos estudantes
Regressar ao início