Este módulo é um recurso para professores 

 

Oferta e procura

 

O ciclo oferta-demanda

A procura diversificada de animais selvagens, partes de animais e produtos, plantas e material vegetal é atendida pelo fornecimento de áreas onde as espécies são endêmicas e não podem ser encontradas em outro lugar ou onde existem espécies que estão extintas em outros lugares. O tráfico de vida selvagem envolve tanto o tráfico interno, quanto internacional. Grande parte do comércio é transnacional, cruzando uma ou mais fronteiras desde a origem, por meio de pontos de trânsito, até ao destino. O tráfico de marfim e corno de rinoceronte da África, onde a maioria dos elefantes e rinocerontes são caçados, para a Ásia, onde existe a maior parte da demanda, ilustra particularmente bem a complexidade do tráfico intercontinental. O tráfico de partes de tigres, por outro lado, ocorre principalmente entre países da Ásia (ver as ilustrações em Patel et al, 2015, p. 7949).

Tradicionalmente, grande parte da literatura descreve o tráfico de animais selvagens e plantas como um fluxo sul-norte, observando que as nações em desenvolvimento no 'sul global' tendem a ser fornecedores, enquanto a demanda por animais selvagens, ou produtos de animais e plantas selvagens provém de nações desenvolvidas no 'norte global'. A vida selvagem foi descrita como um recurso significativo de muitos países em desenvolvimento na África, Ásia e América Latina, onde desempenha um papel importante e frequentemente crítico na subsistência das pessoas. Geralmente são as pessoas e famílias mais pobres que mais dependem desses recursos (Broad et al, 2012). Além disso, as economias de muitos países dependem da vida selvagem para promover o turismo ou como um recurso natural para exportação ou para indústrias locais.

Do lado da oferta, a pobreza generalizada pode levar as pessoas a adotarem ou apoiarem comportamentos que degradam o meio ambiente do qual dependem, de tal forma que seus meios de subsistência não podem ser mantidos. Do lado da demanda, a riqueza alimenta frequentemente padrões de consumo que subestimam e impulsionam a superexploração e o esgotamento dos recursos naturais nos países de origem (Broad et al, 2012). A oferta e a demanda, portanto, parecem estar presas em um ciclo em que a demanda alimenta a oferta e a oferta cria demanda, muito em detrimento da vida selvagem, do meio ambiente e das pessoas em alguns dos países menos desenvolvidos. 

No entanto, um olhar mais atento sobre os padrões de oferta e consumo e as características do tráfico de vida selvagem desafiam a narrativa do tráfico de animais selvagens que flui de sul para norte. Um estudo de 2018, por exemplo, mostra que grandes volumes de produtos da fauna bravia vêm de e são destinados a países desenvolvidos. Da mesma forma, algumas mercadorias são traficadas dentro e entre as nações em desenvolvimento. Além disso, algumas economias emergentes têm um dos maiores consumos de produtos ilegais da vida selvagem (Symes et al, 2018). Um estudo de 2015 "identificando os nós-chave na rede de comércio ilegal de vida selvagem" ilustra a complexidade do tráfico de produtos de marfim de elefante e tigre e revela a rede que conecta países de origem, trânsito e destino (Patel et al, 2015).

Simplificando, as conexões entre os países de origem e de destino, entre a oferta e a demanda são complexas e não se enquadram em dicotomias simples. A web que conecta os pontos de origem da vida selvagem aos países consumidores é um indicativo das viagens em vários estágios que muitos desses bens fazem antes de chegar ao destino pretendido (Symes et al, 2018). Além disso, a linha divisória entre o uso puro de subsistência da vida selvagem e o seu tráfico comercial com fins lucrativos é, frequentemente, confusa (Broad et al, 2012).

 

Impacto nos preços

As declarações sobre a escala e o valor do tráfico de vida selvagem variam muito e são altamente especulativas. Muitas análises sustentam a ideia de que quanto mais rara e ameaçada for uma espécie, mais alto será seu preço no mercado ilícito. Diz-se que uma oferta cada vez mais escassa de muitas espécies protegidas, combinada com uma forte demanda, faz com que os preços da vida selvagem, suas partes e derivados aumentem acentuadamente, um fenômeno conhecido como 'efeito antropogênico Allee': à medida que um produto se torna mais escasso, os consumidores estarão dispostos a pagar mais dinheiro para o adquirir (veja mais adiante, Courchamp et al, 2006; Holden & McDonald-Madden, 2017). Alguns produtos da vida selvagem ameaçados de extinção valem mais do que seu peso em ouro, com os lucros aumentando substancialmente à medida que o contrabando da vida selvagem avança ao longo da cadeia em direção aos mercados de destino. Essas circunstâncias criam incentivos financeiros significativos para se envolver em mercados ilícitos de vida selvagem (Sundari & Allen, novembro de 2012).

A demanda e o preço da vida selvagem aumentam frequentemente com a raridade associada à morfologia, traços de história de vida, origem e estado de conservação e regulamentação do comércio. Os consumidores podem preferir espécies raras e pagar preços desproporcionalmente altos por elas, levando a maiores esforços de caça. Quanto mais ameaçada uma espécie se torna, maior é o valor comercial que é atribuído aos espécimes remanescentes, aumentando assim o preço e o incentivo para o tráfico (Nações Unidas ECOSOC, 2003). Isso resulta em um ciclo  de feedback positivo: os consumidores pagam preços desproporcionalmente altos por espécies raras, fazendo com que valha a pena para um caçador dedicar mais tempo e esforço para encontrar o animal e para os traficantes se esforçarem para esconder seu contrabando, o que por sua vez torna a espécie mais rara e mais cara (Sung & Fong, 2018). Por essas razões, a listagem e classificação de espécies de acordo com seu nível de vulnerabilidade à extinção (ou seja, vulnerável, em perigo ou criticamente ameaçadas) nos apêndices da CITES ou outras 'listas vermelhas' tem sido criticada por alguns especialistas porque podem promover  - em vez de restringir - o tráfico de vida selvagem ao anunciar inadvertidamente a raridade de certas espécies (Alacs & Georges, 2008).

Economistas do lado da oferta apontam que o custo dos itens comercializados no mercado ilícito de vida selvagem é extremamente alto e que, apesar do fato de o comércio internacional desses itens ser ilegal, a demanda parece insaciável. Para reduzir a escala e o valor do mercado ilícito, algumas fontes argumentam que o mercado ilícito de vida selvagem deve ser legalizado; a oferta pode então ser aumentada e os preços cairão. Assim que o preço cair, os incentivos para os caçadores furtivos serão removidos e os caçadores furtivos e aqueles envolvidos no tráfico de vida selvagem sairão do mercado (Wiersema, 2016; Bulte & Damania, 2005). 

Outros são céticos sobre o modelo do lado da oferta, argumentando que os proponentes da legalização presumem que o tráfico de vida selvagem ocorre em um mercado perfeitamente competitivo. Argumentam que os mercados de espécies ameaçadas de extinção são mais apropriadamente considerados como oligopólios, onde um pequeno número de grandes comerciantes competem. Não está claro se a criação de uma oferta legal resultará na saída dos comerciantes desse mercado. Em vez disso, os comerciantes podem aumentar sua atividade para tentar compensar o menor lucro por unidade obtido para cada espécime devido ao mercado recém-inundado (Wiersema, 2016), o que, por sua vez, colocará uma pressão ainda maior sobre as espécies já ameaçadas de extinção.

Outra suposição feita pelos proponentes da legalização é que o produto legal substituirá perfeitamente o produto ilegal ou terá uma demanda maior. No entanto, isso é altamente específico ao contexto e à espécie. Há evidências de que alguns compradores preferem espécies capturadas na natureza em vez de espécies criadas em cativeiro ou suas partes, então se o fornecimento legal vier de espécies criadas em cativeiro ou rancho, o produto legal pode não ser substituível (Wiersema, 2016).

Um estudo de 2016 examinou as condições em que a criação comercial (ou "criação de animais selvagens") pode manter a pressão sobre as populações selvagens (Tensen, 2016). Esta pesquisa concluiu que ‘a criação de animais selvagens pode ter um impacto negativo nas populações selvagens de certas espécies, se os seguintes critérios não forem atendidos:

(1) produtos de criação devem fornecer um substituto para produtos selvagens,

(2) a demanda por produtos da vida selvagem não aumenta;

(3) a produção legalizada é mais rentável do que a caça furtiva ilegal;

(4) fazendas de vida selvagem não dependem da população selvagem para repovoamento; e

(5) é proibida a introdução de produtos ilegais para a indústria de criação de animais selvagens no mercado legal [como forma de “lavagem” ou “branqueamento”] (Tensen, 2016). 

A pesquisa concluiu ainda que: ‘Quando nenhum dos critérios é violado, a criação de animais selvagens pode ser considerada uma possível ferramenta de conservação, pois pode ajudar a aliviar a pressão sobre as populações selvagens. Para as espécies que não atendem aos critérios para se beneficiar da criação de animais selvagens, uma proibição de comércio pode ser considerada para suprimir a demanda, deprimir o mercado e eliminar oportunidades de exportação. As proibições comerciais podem, no entanto, funcionar apenas na ausência de corrupção "(Tensen, 2016, p. 298).

 
Seguinte: Implicações do tráfico de vida selvagem
Regressar ao início