LABIRINTO 

#000000

Terrorismo e extremismo violento

 

Extremismo violento refere-se às crenças e ações de pessoas que apoiam ou usam a violência ou a sua ameaça para atingir objetivos ideológicos, religiosos ou políticos. Prevenir o extremismo violento através da educação implica formar os estudantes com os conhecimentos, habilidades e disposições necessárias para pensar e distinguir criticamente o fato e a ficção, a propaganda e a persuasão.

Os jovens precisam ser capazes de fazer julgamentos independentes e ter boas habilidades para a tomada de decisão, entendendo que suas escolhas podem ter consequências diversas. Nenhum jogo ou lição pode ensinar todas essas habilidades, mas elas podem ser introduzidas através de uma pedagogia baseada em jogos como ponto de partida para a sequência dessas relações críticas e lições de acompanhamento. O jogo de tabuleiro Labirinto foi criado na visão de um labirinto.

O labirinto é uma manifestação artística de raízes antigas em muitas sociedades. À medida que os jogadores percorrem o labirinto, o jogador para em um quadrado e é chamado a desenhar uma carta ou seguir um conjunto de instruções. Cada carta ou espaço no labirinto sugere uma ação, um desafio ou uma escolha relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O jogo objetiva os seguintes resultados de aprendizagem, melhor alcançados pelo acompanhamento de professores, o que sugere a previsão de atividades de extensão no plano de aula. Os jovens serão capazes de:

  • Desafiar estereótipos
  • Escolher ações que promovam tolerância e bem-estar
  • Promover julgamentos independentes e pensamento crítico
  • Reconhecer propaganda e avaliar mensagens online
  • Analisar cenários relacionados ao extremismo violento e os seus riscos
  • Identificar fatores de risco e de proteção, além de seus impactos na resiliência
 

Objetivo do jogo

O objetivo do jogo é que os jogadores percorram com sucesso o labirinto para alcançar a condição de herói. Na medida em que os jogadores percorrem o labirinto, eles enfrentam escolhas, desafios e oportunidades. Eles devem fazer as escolhas apropriadas e encontrar o caminho em um labirinto onde podem existir percursos conflituosos que levam à tolerância e empatia, mas também à violência e à radicalização.

 

Materiais do jogo

 

Desenvolvido com o apoio da E4J por: