Este módulo é um recurso para professores 

 

Materiais de ensino adicionais

 

Slides do PowerPoint

  • Apresentação do Módulo 3 [será fornecido mais tarde]
 

Material de vídeo

  • O maior escândalo de corrupção da história da América Latina (2018). Vox (9 min). Este pequeno documentário é sobre os escândalos da Petrobras e da Lava-Jato no Brasil. Os dois escândalos envolveram subornos entre a Petrobras, maior petrolífera estatal do continente, e dezenas de empresas de engenharia, incluindo a Odebrecht, a maior construtora da América Latina. Também envolveu políticos e representantes de alto escalão do governo brasileiro, incluindo três presidentes brasileiros.
  • O escândalo da "cooptação do estado" da África do Sul aumenta (2017). Al Jazeera English (3 min). Este vídeo mostra protestos de pessoas na África do Sul contra grandes escândalos de corrupção no país.
  • Escândalo 1MDB: a fraude da Malásia explicada (2018). Financial Times (5 min). A jornalista do Financial Times Stefania Palma explica o infame caso do 1MDB – um fundo de investimento estatal da Malásia. Este caso é considerado como uma das maiores fraudes financeiras da história, já que US$ 4,5 bilhões foram desviados por corrupção e lavagem de dinheiro.
  • Corrupção é legal na América (2015). RepresentUS (6 min). Mansur Gidfar, diretor de comunicação da RepresentUS, fala sobre o impacto da corrupção na tomada de decisões e na construção de políticas dos governos nos Estados Unidos
 

Outros materiais

  • Kickback: O podcast global anticorrupção. Este podcast apresenta entrevistas regulares com os principais especialistas no campo anticorrupção, da academia, política, ativismo, jornalismo etc. O podcast tem como objetivo aprimorar o debate sério e a discussão sobre temas importantes no campo a partir de diversas perspectivas. Dada a duração de cada episódio (média: 45 min), o professor pode usá-lo como uma tarefa pré-aula.
 
Seguinte: Guia para desenvolver um curso autónomo
Regressar ao início