Este módulo é um recurso para professores 

 

Introdução

 

O primeiro Módulo sobre armas de fogo da Série de Módulos Universitários da Educação para a Justiça (E4J) tem como objetivo fornecer uma introdução ao mundo das armas de fogo, às várias questões relacionadas ao tema, consequências e impacto de sua fabricação ilegal, tráfico e uso criminoso na paz, na segurança e no desenvolvimento.

Mais de 200.000 mortes por ano envolvem armas de fogo fora das regiões de conflito, e a crescente circulação global de armas de fogo é estimada em mais de mil milhões (Holtom e Pavesi, 2018). A grande maioria está em mãos de civis, e o aumento do "armamento" das sociedades, o comércio ilegal e o tráfico de armas de fogo, ameaçam diretamente a paz, a segurança e o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, especialmente o Objetivo 16 (Nações Unidas, 2019: 1), que consiste em 'Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis'.

Muitos países e regiões enfrentam desafios de segurança variados e cada vez mais interconectados, onde as armas de fogo operam como catalisadores ou facilitadores da violência armada: de conflitos armados, crimes violentos, e da criminalidade de gangues a crimes organizados mais sofisticados e terrorismo. O papel estratégico e o impacto das armas de fogo, usadas no crime organizado e no terrorismo, são preocupantes, particularmente quando a disponibilidade ilícita de armas aumenta exponencialmente o poder destrutivo e a influência coercitiva desses grupos sobre as comunidades locais, com consequente ameaça à paz e à segurança.

Combater as movimentações ilícitas dessas armas, impedir o acesso e uso ilegal e interromper as redes e organizações criminosas envolvidas em seu comércio e tráfico são, portanto, grandes prioridades na agenda de segurança da comunidade internacional. Compreender as complexas inter-relações e a natureza global e multifacetada desses problemas é crucial para atingir suas causas profundas, a fim de identificar soluções viáveis que possam ser efetivamente implementadas.

 

Objetivos de Aprendizagem

 

Este módulo fornecerá aos professores as orientações e os recursos necessários para ensinar aos estudantes os seguintes pontos:

  • Uma visão geral do contexto global das armas de fogo, incluindo conceitos básicos e definições, e algumas cifras iniciais e fontes sobre armas de fogo.
  • O impacto das armas de fogo em áreas de conflito.
  • As consequências pessoais e sociais da fabricação, aquisição, tráfico e uso ilícitos de armas de fogo por criminosos em situações fora de áreas de conflito.
  • Uma visão geral das abordagens internacionais, regionais e nacionais para combater a proliferação de armas de fogo.
 
Seguinte: Questões chave
Regressar ao início