Este módulo é um recurso para professores 

 

Exemplo de Estrutura de Aula

 

A seguir, apresenta-se a estrutura recomendada para as aulas. Os alunos devem ler os textos necessários antes da aula. A aula visa reforçar o que aprenderam nas leituras e os exercícios são projetados para a aplicação do que aprenderam nas leituras e em sala. A divisão a seguir foi desenvolvida com base em uma aula de três horas de duração. Os professores são livres para adaptar tal programa, tendo em suas necessidades e os horários das aulas.

Introdução ao tema e resultados de aprendizagem

Palestra (10 minutos):

  • Faça uma breve introdução à aula e ao seu conteúdo
  • Identifique e discuta os resultados de aprendizagem da aula
 

Noções básicas de computação

Exposição (20 minutos): 

  • Definir e descrever os conceitos básicos relacionados à computação 

Diretrizes ao professor

  • Se você estiver usando este Módulo em um curso de Direito, recomendamos aprofundar os aspectos técnicos da computação. Normalmente, os cursos jurídicos não oferecerem aulas técnicas sobre computação.
  • Se você usar este Módulo em um curso de segurança da informação ou de engenharia, provavelmente não será necessário um aprofundamento técnico. Em vez disso, concentre-se mais na aplicação do conhecimento técnico dos alunos aos conceitos jurídicos. Os conceitos dos alunos sobre um sistema ou rede informática correspondem às definições legais?
  • Materiais de leitura técnica e jurídica podem ser encontrados na seção "Bibliografia complementar". 

Exercício em sala de aula (20 minutos): 

  • Peça aos alunos que concluam o “Exercício nº 1: Conceitos jurídicos de computadores, dados e redes” na seção “Exercícios” deste Módulo antes da aula e peça que discutam suas descobertas durante esta aula. Os alunos podem entregar um resumo de uma a três páginas de suas conclusões ou se preparar para discuti-las em sala de aula.
 

Conectividade global e tendências de uso da tecnologia

Exposição (20 minutos): 

  • Discutir a conectividade global e as tendências de uso da tecnologia

Diretrizes para o professor: Todos querem uma Internet rápida. Explicar como acelerar o acesso à Internet é uma ótima maneira de envolver os alunos. Inicie a discussão dizendo "você sabia que pode acelerar sua Internet alterando os servidores DNS?" Isso geralmente chama a atenção dos discentes. Em seguida, você pode explicar como o DNS funciona em um nível apropriado para a sua formação. Por fim, você pode mostrar aos alunos como alterar manualmente os servidores DNS em seus dispositivos.

[Nota: existem muitos servidores DNS gratuitos e rápidos disponíveis. Em fevereiro de 2019, o CloudFlare (1.1.1.1), o Google (8.8.8.8), o Cloud9 (9.9.9.9) e o OpenDNS (208.67.222.222) estavam disponíveis. Para mais servidores DNS gratuitos; consulte].

Discussão do estudo de caso (20 minutos):

[Opcional: Peça aos alunos que concluam o “Exercício nº 3: Taxas de penetração da Internet” na seção “Exercícios” deste Módulo antes da aula e peça que discutam suas descobertas durante esta aula. Os alunos podem entregar um resumo de uma a três páginas de suas conclusões ou vir preparados para discutir suas descobertas em sala de aula].

 

Pausa

Duração:  10 minutos

 

O cibercrime em resumo e as tendências da cibercriminalidade

Exposição (20 minutos):

  • Definir e discutir crimes cibernéticos
  • Discuta por que o cibercrime é cientificamente estudado
  • Avaliar as tendências da cibercriminalidade

[Opcional: Faça com que os alunos concluam “Dever de casa nº 2: algum crime cibernético não foi estudado?” constante da seção “Avaliação dos alunos” deste Módulo antes da aula e peça que discutam suas descobertas durante a aula ou em qualquer das aulas posteriores. Você pode fazer aos alunos a pergunta neste exercício ou em qualquer das sessões abaixo. Os alunos podem entregar um resumo de uma a três páginas de suas descobertas ou vir preparados para discutir suas descobertas em sala de aula].

 

Desafios técnicos, jurídicos, éticos e operacionais

Exposição (30 minutos): 

  • Reconhecer e analisar os desafios técnicos, jurídicos, éticos e operacionais relacionados à cibercriminalidade e à prevenção à cibercriminalidade 

Diretrizes para o professor: Discuta o estudo de caso na seção “Ferramentas Adicionais de Ensino” do Módulo durante a aula.  

Exercício em classe (20 minutos): 

  • Designe os alunos para concluir o "Exercício 4: Investigação de Quebra de Sigilo de Dados" na seção "Exercícios" deste Módulo antes da aula e peça que discutam suas descobertas durante ela. Os alunos podem entregar um resumo de uma a três páginas de suas descobertas ou se preparar para discuti-las em sala de aula.
 

Prevenção de crimes cibernéticos

Exposição (10 minutos): 

  • Discutir a prevenção de crimes cibernéticos.
 
Seguinte: Leitura Essencial
Regressar ao início