Este módulo é um recurso para professores  

 

Avaliação dos estudantes

 

Esta seção fornece uma (s) sugestão (ões) para um (s) trabalho (s) pós-aula com o objetivo de avaliar a compreensão do aluno sobre o Módulo. Sugestões para tarefas de pré-aula ou em sala de aula são fornecidas na seção Exercícios.

Questões de avaliação

  • Comparar criticamente formas passadas e presentes de terrorismo, a fim de identificar e avaliar áreas de similaridade e diferença entre elas.
  • Existem distinções reais entre formas 'antigas' e 'novas' de terrorismo? Discuta, com exemplos.
  • 'Não há diferença real entre os atos criminosos ou motivações da Al Qaeda e do ISIL'. Discuta com exemplos.
  • Explique criticamente algumas das razões pelas quais atualmente não existe uma definição universal de terrorismo. À luz de suas descobertas, você considera possível chegar a um acordo sobre uma definição em breve? Examinar criticamente a abordagem das Nações Unidas para combater o terrorismo e as ameaças apresentadas por determinados grupos terroristas designados pelo Conselho de Segurança da ONU sob a Resolução 1267 do CSNU. Identifique algumas das principais forças e fraquezas dessa abordagem e sugira como essa abordagem pode ser melhorada, se é que existe.
  • Explique criticamente o efeito, se houver, que a ausência de uma definição universal de terrorismo possa ter sobre a robustez dos procedimentos para a designação de indivíduos e grupos como terroristas, dentro do sistema das Nações Unidas sob a Resolução de Segurança 1267 (1999), ou em: um nível nacional ou multilateral (por exemplo, a UE). Como podem ser tratadas ou atenuadas quaisquer preocupações baseadas em direitos associadas a esses procedimentos?
  • Avalie criticamente os diferentes tipos de vítimas terroristas. Considere se e, em caso afirmativo, que tipo de vítimas foram as mais prevalentes na sua região e por quê.
 
Seguinte: Materiais de ensino adicionais
Regressar ao início