Este módulo é um recurso para professores 

 

Abordagens internacionais para prevenir e combater o extremismo violento

 

Estrutura das Nações Unidas

O pilar I da Estratégia Global contra o Terrorismo das Nações Unidas está preocupado em "abordar as condições propícias à disseminação do terrorismo", algumas das quais foram consideradas na seção anterior.

As questões relativas ao PVE/CVE estão em alta na agenda internacional há algum tempo, especialmente desde os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, refletidos no engajamento com essas questões de muitos órgãos das Nações Unidas e outras entidades (ver, por exemplo, As Entidades Membros do CTITF). Notavelmente, a PVE/CVE é um assunto de alta prioridade na agenda do Conselho de Segurança devido às ameaças que o extremismo violento e o terrorismo representam para a paz e a segurança internacionais. Uma de suas resoluções significativas anteriores foi a Resolução 1624 (2005) do Conselho de Segurança, que se referia à prevenção de atos terroristas por meio de sua prevenção e criminalização sob a lei nacional (parágrafo 1), bem como através da cooperação internacional eficaz em todos os aspectos do  contraterrorismo, especialmente a negação de refúgios seguros a terroristas envolvidos em tal incitação (paras. 1 e 2). Além disso, o Conselho de Segurança se preocupou em fortalecer os esforços internacionais para enfrentar os crescentes níveis de intolerância - que, juntamente com o extremismo, são motivadores subjacentes à incitação de atos terroristas - através de esforços como o aumento do diálogo e da compreensão entre as civilizações (Pará 3).

Um aspecto integral dessas medidas é o envolvimento efetivo de todos os stakeholders relevantes, incluindo a mídia, a sociedade civil e religiosa, a comunidade empresarial e as instituições de ensino (Preâmbulo). Um exemplo importante de como esse engajamento das partes interessadas evoluiu é através de iniciativas como a formação do Fórum Global da Internet para combater o terrorismo em junho de 2017 pelo Facebook, Microsoft, Twitter e YouTube em apoio a iniciativas especialmente governamentais, intergovernamentais e do setor privado "para tornar seus serviços de consumo hospedados hostis a terroristas e extremistas violentos" (Comitê de Combate ao Terrorismo do Conselho de Segurança, 2017). Inicialmente, o Fórum se concentrará em melhorar soluções tecnológicas, realizar pesquisas para facilitar a rápida remoção de conteúdo terrorista e compartilhar conhecimento com várias parcerias (Comitê de Combate ao Terrorismo do Conselho de Segurança, 2017). Isso faz parte de uma parceria conjunta com a Diretoria Executiva antiterrorismo das Nações Unidas (CTED) e a Iniciativa ICT4 Peace (techagainstterrorism.org),em prol da Resolução 2354 (2017) do Conselho de Segurança.

O Conselho de Segurança aprovou a Resolução 2178 (2014) em resposta ao crescente fenômeno de combatentes estrangeiros que se juntam a grupos terroristas como o ISIL e a Al Qaeda, definido como: "indivíduos que viajam para um Estado que não seja seus Estados de residência ou nacionalidade com o propósito de perpetração, planejamento ou preparação de, ou participação em atos terroristas ou o fornecimento ou recebimento de treinamento terrorista, inclusive em conexão com conflitos armados, e resolvendo enfrentar essa ameaça" (Preâmbulo). De particular relevância para o extremismo violento e esforços da PVE/CVE foi o reconhecimento da necessidade de abordar esse fenômeno de combatentes estrangeiros de forma abrangente e multidimensional, incluindo suas causas básicas, por:

Prevenção à radicalização ao terrorismo, impedindo o recrutamento, inibindo viagens de combatentes terroristas estrangeiros, interrompendo o apoio financeiro a combatentes terroristas estrangeiros, combatendo o extremismo violento, que pode ser propício ao terrorismo, combatendo a incitação a atos terroristas motivados pelo extremismo ou intolerância, promovendo tolerância política e religiosa, desenvolvimento econômico e coesão social e inclusão, acabando e resolvendo conflitos armados, e facilitando a reintegração e reabilitação. (Preâmbulo).

Em reconhecimento a alguns dos condutores do extremismo violento posteriormente incluídos no Plano de Ação VE em 2016, a resolução ressaltou a importância do desenvolvimento de contra narrativas ao extremismo violento, especialmente em relação aos meios não violentos de prevenção e resolução de conflitos. (Pará 19). Dessa forma, essa resolução se baseia e desenvolve ainda mais temas-chave e questões identificadas na Resolução 1624 (2005).

Também foram dados focos e atenção específicos na Resolução 2.178 para a importância da participação e do empoderamento tanto das mulheres quanto da juventude, incluindo a primeira no desenvolvimento de estratégias antiterrorismo e PVE/CVE (por exemplo, para 16). Tais temas foram reforçados e ainda desenvolvidos no ano seguinte: a Resolução 2242 (2015) do Conselho de Segurança instou os Estados-Membros e o sistema das Nações Unidas a "garantir a participação e a liderança das organizações femininas e femininas no desenvolvimento de estratégias para combater o terrorismo e o extremismo violento" (para. 13); considerando que a Resolução 2250 (2015) do Conselho de Segurança instou os Estados a "considerar formas de aumentar a representação inclusiva dos jovens na tomada de decisões em todos os níveis nas instituições locais, nacionais, regionais e internacionais e mecanismos de prevenção e resolução de conflitos, incluindo instituições e mecanismos de combate ao extremismo violento" (parágrafo 1). Parte desse foco aumentado envolve o desafio de estereótipos de gênero muitas vezes incorretos, como a visão tradicional de que os homens são mais propensos do que as mulheres a se envolverem em atividades terroristas. Certamente, pelo menos em algumas partes do mundo, tais visões não refletem a realidade no terreno, como na Nigéria, onde "a frequência e intensidade dos ataques suicidas envolvendo mulheres e meninas aumentou acentuadamente em 2015, e Al-Shabaab pediu publicamente aos pais que enviassem suas filhas solteiras para lutar ao lado de militantes homens" (Comitê de Combate ao Terrorismo do Conselho de Segurança, 2017). 

Paralelamente aos esforços do Conselho de Segurança, foram os da Assembleia Geral. Geralmente, suas referências ao extremismo violento e temas relacionados ao PVE/CVE têm estado no contexto da Estratégia Contraterrorismo das Nações Unidas e suas revisões semestrais (por exemplo, resolução da Assembleia Geral 70/291). Alguns temas relevantes, como o que diz respeito à importância do aumento da tolerância inter-religiosa e intercultural e do entendimento, também se refletem no conteúdo de outras resoluções, como as resoluções anuais da Assembleia Geral sobre medidas para eliminar o terrorismo internacional (mais recentemente, resolução 72/123), bem como resoluções sobre temas como os efeitos do terrorismo sobre o gozo dos direitos humanos (por exemplo, resolução 72/246).

Além disso, o Secretário-Geral das Nações Unidas tem se envolvido ativamente em questões relacionadas à PVE/CVE, notadamente através da introdução de seu Plano de Ação VE. Um objetivo primordial do Plano é facilitar e incentivar o desenvolvimento de uma "abordagem abrangente que engloba não apenas medidas antiterrorismo contínuas e essenciais baseadas em segurança, mas também medidas preventivas sistemáticas que abordam diretamente os condutores do extremismo violento que deram origem ao surgimento desses novos e virulentos grupos" (Relatório da Assembleia Geral A/70/674, para 6). Para isso, o Plano faz mais de 70 recomendações aos Estados-Membros relativas à prevenção da disseminação do extremismo violento, inclusive através do desenvolvimento de planos regionais nacionais e (sub-) que refletem fatores e prioridades contextuais mais locais e regionais, abordadas de forma multidisciplinar e multidisciplinar. Os principais "condutores" identificados de extremismo violento foram discutidos no início do Módulo.

 
Seguinte: Abordagens regionais e multilaterais para prevenir e combater o extremismo violento
Regressar ao início