Este módulo é um recurso para professores 

 

Introdução

 

A tecnologia da informação e comunicação (TIC) transformou a maneira pela qual os indivíduos realizam negócios, compram bens e serviços, enviam e recebem dinheiro, se comunicam, compartilham informações, interagem com pessoas e estabelecem e cultivam relacionamentos interpessoais. Essa transformação, bem como o uso e dependência cada vez maior do mundo das TIC, cria vulnerabilidades que podem ser exploradas por criminosos e outros agentes que têm as TIC como alvo e /ou se valem delas para cometer infrações penais. 

Este módulo oferece uma introdução aos principais conceitos relacionados à cibercriminalidade, o que é cibercrime, quais as tendências da Internet, da tecnologia e da cibercriminalidade e quais os desafios técnicos, jurídicos, éticos e operacionais relacionados aos cibercrimes e à sua prevenção. O material de leitura que compõe este módulo fornece uma visão geral dos principais conceitos, termos e definições básicos e uma introdução geral à cibercriminalidade, seus desafios e meios de prevenção.

 

Objetivos de aprendizagem

  • Definir e descrever conceitos básicos relacionados à computação
  • Descrever e avaliar a conectividade global e as tendências de uso de tecnologia
  • Definir os crimes cibernéticos e discutir por que tais crimes são estudados cientificamente
  • Discutir e analisar tendências da cibercriminalidade
  • Identificar, examinar e analisar os desafios técnicos, legais, éticos e operacionais relacionados à investigação e prevenção de cibercrimes
 
Seguinte: Questões chave
Regressar ao início