Este módulo é um recurso para professores 

 

Estudos de caso

 

Esta seção contém sugestões para exercícios educacionais anteriores às aulas e para as aulas. No que respeita a tarefas a serem realizadas após as aulas, para avaliar o entendimento do Módulo, encontram-se sugeridas numa seção separada.

Os exercícios desta seção são mais adequados para turmas com o máximo de 50 alunos, que podem ser facilmente organizadas em pequenos grupos nos quais se discutem casos ou realizam atividades, antes que os representantes dos grupos apresentem os seus resultados para a turma toda. Embora seja possível usar a mesma estrutura de grupos pequenos em salas maiores, compostas por centenas de alunos, a situação é mais desafiadora, e o professor pode querer adaptar técnicas de facilitação para garantir que haja tempo suficiente para as discussões em grupo, assim como fornecer os seus comentários para toda a turma. O jeito mais fácil de tratar o debate, com uma sala maior, tão seriamente como em grupos pequenos, é o de solicitar aos alunos que discutam as questões com os quatro ou cinco alunos que estejam sentados próximos a eles. Dadas as limitações de tempo, nem todos os grupos serão capazes de apresentar as suas discussões em cada exercício. Recomenda-se que o professor faça seleções aleatórias e tente se certificar que todos os grupos tenham oportunidade de se manifestar, pelo menos uma vez durante a aula. Se o tempo permitir, o professor pode ensejar um debate em plenário, depois da apresentação por parte de cada grupo.

Todos os exercícios nesta seção são apropriados para alunos da graduação ou pós-graduação. No entanto, como o conhecimento prévio dos alunos e exposição aos temas varia bastante, as decisões sobre a adequação dos exercícios devem ser baseadas em seus contextos educacional e social. O professor é incentivado a relacionar e conectar cada exercício às questões principais do Módulo.

Estudo de caso 1

Uma fábrica garante trabalho para muitas pessoas numa pequena cidade em que não é fácil conseguir emprego. A empresa permanece na cidade ainda que fosse possível oferecer salários mais baixos em outras localidades, porque os trabalhadores são leais à companhia pelos empregos que ela gera. Com o passar dos anos, a companhia desenvolveu uma reputação na cidade de zelar pelos seus colaboradores e por ser uma corporação cidadã responsável.

O processo de fabrico usado pela empresa produz um subproduto que há anos vem sendo lançado no rio da cidade. Embora o subproduto tenha sido considerado inofensivo, alguns moradores que habitam próximo ao rio têm apresentado um histórico de doenças. O subproduto atualmente não viola nenhuma lei antipoluição.

Quais são as questões de integridade, ética e lei apresentadas no estudo de caso? Quais opções que têm a companhia, o que deveria ser feito e por quê? 

Orientações para o professor

Algumas das questões levantadas por este estudo de caso incluem os fatores e decisões que levaram à situação atual, tais como a lealdade dos empregados devido à escassez de emprego e ao poder que a companhia exerce sobre a cidade. Se a empresa está atuando de modo compatível com sua reputação, como uma boa corporação cidadã, e caso o não faça, se isso afetará a sua integridade. A ética das empresas é comparável à das pessoas, e questiona-se se as companhias devem ter mais ou menos obrigações e porquê. Assim, questiona-se se e porque a companhia deve agir, ainda que o subproduto não viole nenhuma lei, e se a companhia deverá estabelecer critérios que a ajudem a decidir como abordar as reclamações que não levantem questões ilegais. Há um problema com o estado atual da lei, e, se houver, pode usá-lo como justificativa para uma não-ação?

 

Estudo de caso 2

Uma mulher morreu recentemente após uma vida curta e pouco feliz. Ela queria que suas cinzas fossem espalhadas no mar, perto de um lugar onde ela vivera durante o breve período feliz de sua vida adulta. Seus pais e família próxima já haviam falecido, portanto ela havia discutido seus desejos com a sua sogra, que concordara em lhe fazer a vontade. No testamento, a mulher dava o controle de seus bens à sogra. Seu testamento afirmava que as suas cinzas fossem espalhadas no oceano, conforme descrito acima. No entanto, a sua sogra enterrou as cinzas em um cemitério perto da própria casa, porque queria manter as cinzas próximo a ela por causa de sua própria dor.

Presumindo que a sogra está legalmente obrigada a seguir os desejos expressos no testamento, mas que ninguém verificará e ela, provavelmente, não terá nenhum problema com a lei, quais são as questões de integridade, ética e direito apresentadas neste estudo de caso? Quais opções que a sogra tinha e o que deveria ela ter feito e porquê?

(Adaptado de um artigo do jornal New York Times).

Orientações para o professor

Algumas das questões levantadas por este estudo de caso incluem: se a sogra está agindo de forma ética e íntegra; a relevância da sua promessa à nora, e se a promessa ainda era relevante após a morte dela; o impacto da lei sobre a sogra, e que diferença faz no caso  da atividade ilegal não vir a ser descoberta.

 

Estudo de caso 3

Considere-se um curso de graduação com uma reputação de ser extremamente difícil de se passar, muito mais difícil do que outros cursos. Ao postar materiais no site da disciplina, o professor acidentalmente publica um teste com as respostas no final. O professor percebe o erro imediatamente e exclui o teste, mas antes disso, um aluno faz o download da prova. O site não permite que o professor verifique se o teste foi baixado e, como excluiu o teste com as respostas tão rapidamente, o professor carrega o mesmo teste sem as respostas e exige que os alunos façam o teste. O Código de Ética do Estudante proíbe que os alunos façam um teste quando houver motivos para acreditarem que possuem informações confidenciais sobre as respostas ao teste que não deveriam ter. As violações do Código de Ética do Estudante são passíveis de punição.

Quais são as questões de integridade, ética e lei que se apresentam neste estudo de caso? Que opções têm professor e alunos, e o que deveriam fazer e porquê?

Orientações para o professor

Algumas das questões levantadas neste caso incluem as razões pelas quais o professor voltou a postar o mesmo exame; a injustificada dificuldade da disciplina e se isso ou as ações do professor justificam que um estudante use as respostas acidentalmente divulgadas pelo professor; a relação entre preocupações éticas e o Código de Ética do Estudante; e a relação do estudante com o professor e os colegas, e o efeito que as ações do estudante podem ter sobre os colegas.

O professore pode também consultar a seção Questões Essenciais para uma discussão mais aprofundada sobre este estudo de caso.

 

Estudo de caso 4

Uma mulher é assediada por um alto executivo de uma empresa importante. Ela processa a companhia e, durante as discussões do processo, lhe é oferecida uma grande quantia de dinheiro para um acordo. No acordo consta que a mulher deve confirmar que o executivo não fez nada de reprovável, e, depois que o acordo seja assinado, a mulher é proibida de discutir publicamente qualquer assunto relativo ao incidente. Antes da data marcada para assinar o acordo, o advogado da mulher menciona que o executivo já se tinha comportado daquela maneira antes; e que a quantia de dinheiro acordada era elevada porque a empresa provavelmente já tinha tido a obrigação legal de resolver um problema semelhante. A companhia, no entanto, prefere manter o executivo porque ele gera muito dinheiro para a empresa.

Quais são os problemas de integridade, ética e lei apresentados no estudo de caso? Que opções tem a mulher e o que deveria ela fazer e porquê?

Orientações para o professor

Algumas das questões levantadas neste estudo de caso incluem: os problemas iniciais de conduta antiética e ilícita pelo executivo da companhia; deve a companhia permitir que o executivo continue a trabalhar somente pela receita que ele gera, considerando-se a sua propensão para prejudicar colegas de trabalho; se esta ação é ética ou reflete integridade, deve a companhia exigir, como parte do acordo legal, que a mulher confirme que o executivo não infringiu regras; se a mulher deve concordar com o acordo, considerando-se o futuro risco a que outros empregados podem estar expostos; e se a mulher está priorizando a justiça para com ela mesma em detrimento de proteger os colegas de trabalho em situações futuras análogas.

 

Estudo de caso 5

Um país com um histórico de suborno e corrupção tem feito grandes esforços, por meio da educação e de processos judiciais, para que os negócios do governo sejam conduzidos de maneira aberta e justa. O país tem conseguido um progresso considerável. Como parte da reforma, o país revisou os procedimentos de concessão de vistos para estrangeiros que querem morar lá.  No ambiente corrupto anterior, as pessoas com dinheiro pagavam secretamente aos funcionários do governo, para que os seus pedidos de visto fossem aprovado rapidamente, enquanto os outros pedidos demoravam muito mais tempo. Agora o governo fez com que o procedimento para solicitação de visto fosse transparente e estabeleceu um novo procedimento legal. Oferece, então, dois tipos de procedimento, a “Via Comum” que não requer nenhum pagamento e a “Via Premium” que requer um pagamento de US$10.000. A Via Comum leva tanto tempo para processar um pedido de visto quanto uma aplicação sem suborno levava antes das reformas. A Via Premium avança tão rapidamente quanto um pedido de visto com suborno levava antes das reformas. A maioria das pessoas com intenção de imigrar para o país não tem condições para se aplicar pela Via Premium.

Quais são os problemas de integridade, ética e lei apresentados no estudo de caso? Que opções o país possui, e o que deve fazer e porquê?

Orientações para o professor

Algumas das questões levantadas neste estudo de caso incluem: como surgiu o problema; quais as partes interessadas envolvidas e que poder têm elas ou não; se o arranjo atual é ético; como a integridade e a ética dos países são semelhantes e diferentes em relação às pessoas; se o país está agindo ou deveria agir com integridade; se o acordo atual legaliza um acordo essencialmente injusto; e, em caso afirmativo, como isso afeta o modo de os indivíduos enxergarem a lei.

 

Estudo de caso 6

Uma empresa internacional de refrigerantes tem uma marca de refrigerante que vende no mundo inteiro. Na Índia, a versão da bebida segue a regulamentação indiana de alimentos e saúde, mas é menos saudável do que a bebida vendida no mercado europeu, em que a lei é mais rígida. A companhia de refrigerante está obedecendo à lei do país, mas está vendendo um produto inferior, menos saudável do que em um país industrializado.

Quais são os problemas de integridade, ética e lei apresentados no estudo de caso? Que opções têm a companhia de refrigerantes e o governo da Índia, e o que eles deveriam fazer e por quê?

Orientações para o professor

Algumas das questões levantadas por este estudo de caso incluem: como surgiu a questão; como a companhia e o país se beneficiam, ou não se beneficiam, na posição atual; se a empresa e o país estão agindo de forma ética, íntegra e consistente com a lei; o papel que consumidores na Índia e  em outros lugares desempenham neste estudo de caso; e as diferentes abordagens que a companhia poderia utilizar, em relação aos padrões de saúde, por exemplo, estabelecendo o seu próprio padrão a ser seguido, ainda que tal padrão exceda o que é exigido em determinado país.

 
Seguinte: Exemplo de estrutura de aula
Regressar ao início