Este módulo é um recurso para professores 

 

Exemplo de estrutura de aula

 

Esta secção contém recomendações para uma sequência de ensino e um calendário destinado a alcançar resultados de aprendizagem através de uma aula de três horas. O docente pode desejar ignorar ou encurtar alguns dos segmentos abaixo, a fim de dar mais tempo a outros elementos, incluindo à introdução, quebra-gelos, conclusão ou pausas curtas. A estrutura pode também ser adaptada para aulas mais curtas ou mais longas, dado que a duração das aulas varia de país para país.

  • Atividade pré-aula ou quebra-gelo (em aula) (10-15 minutos): Peça aos estudantes que vejam, em casa ou no início da aula, a entrevista com o Prof. Phil Williams. Pergunte aos estudantes sobre a relação entre a globalização e a criminalidade transnacional. Como é que a globalização afeta as organizações criminosas? Os fracassos do Estado dão causa à criminalidade organizada?

  • Faça uma breve apresentação sobre as causas possíveis e os fatores coadjuvantes da criminalidade organizada, baseado na narrativa deste Módulo e bibliografia recomendada (35-40 minutos).
  • Utilize algumas das questões para discussão (previstas no Módulo), para gerar debate sobre os tópicos que abordou na apresentação (20-25 minutos). 
  • Intervalo (10 minutos).
  • Realize e avalie o questionário 6 (45 minutos): conceda 15 minutos aos estudantes para fazerem o questionário 6 (alguns exemplos de questões constam na secção de avaliação deste Módulo). Os estudantes podem trabalhar em pares para avaliar o questionário. Eles trocam os questionários entre si e avaliam o do outro estudante. O professor pede aos  estudantes que leiam individualmente as questões e discutam possíveis respostas. Com esta atividade pretende-se ajudar os estudantes a analisar os erros e que aprendam através da interconexão entre si.
  • Atribua um dos trabalhos de investigação e estudo independente, como parte de trabalho para casa para a aula seguinte.
 
 Seguinte: Leitura essencial
 Regressar ao início